Veja como manter o ritmo de estudo para concursos durante a Copa

Candidatos podem perder um mês de preparação se não ficarem atentos Está difícil fugir da Copa. Até os candidatos mais empenhados ficam tentados a fazer uma pausa nos estudos para acompanhar os jogos. E não faltam justificativas para quem gosta de futebol ou das festas em torno da competição. O problema é que […]

Por Editoria Delegados

Candidatos podem perder um mês de preparação se não ficarem atentos

 

Está difícil fugir da Copa. Até os candidatos mais empenhados ficam tentados a fazer uma pausa nos estudos para acompanhar os jogos. E não faltam justificativas para quem gosta de futebol ou das festas em torno da competição.

 

O problema é que ninguém consegue parar somente na hora dos jogos. Para quem gosta mesmo, são muitos jogos. Isso significa organizar reuniões com amigos, beber, comemorar ou lamentar cada resultado. No dia seguinte, mesmo sem jogo, fica difícil entrar no clima dos livros outra vez.

 

Sem perceber, o candidato vai aos poucos se desligando dos estudos e ficando cada vez mais interessando nas tabelas da Copa. Como uma coisa puxa a outra, o resultado final será um mês parado.

 

Isso se o candidato conseguir retomar a programação logo após o fim da Copa, porque ainda há o risco de a interrupção causar danos mais prolongados.

O ano já vai pela metade e, num piscar de olhos, estaremos às voltas com eleições e, depois, com Natal e Ano Novo.

Enquanto isso, o mundo dos concursos não para. Concurso público não respeita religião, datas festivas, eventos esportivos ou cívicos. Já tivemos editais em cima do Natal, perto de Carnaval, além de outras datas comemorativas.

E não há regra. Em alguns casos, a autorização para a realização do concurso é concedida e o edital leva o tempo máximo para ser divulgado (seis meses, para a esfera federal). Em outros casos, como foi com a Receita Federal, a autorização sai num dia e o edital, duas semanas depois. Sem falar nos concursos que não dependem de autorização, e que podem surpreender a todos, com edital publicado sem aviso prévio.

 

No momento, é aguardada a autorização para o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de nível médio – foram pedidas 2 mil vagas que deverão ser distribuídas por diversas localidades. A Polícia Federal já tem autorização para 600 vagas de agente, com prazo para publicação de edital até setembro. Existe também a expectativa de diversos editais no Judiciário, em todo o país. Basta dar uma olhada nas portarias que estão relacionadas na página do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para saber os concursos do executivo federal autorizados e calcular a data limite para o edital (seis meses, a partir da autorização).

Por tudo isso, o candidato precisa ter foco e aproveitar muito bem e com equilíbrio o tempo de estudo. Durante a Copa, estamos falando de muito mais do que alguns minutos – são semanas que podem ser perdidas.

Para quem trabalha, é a oportunidade de conseguir algumas horas a mais, por conta dos feriados. Não dá para desperdiçar.

Então, mesmo correndo o risco de estar sendo estraga prazeres, sugiro que você siga no seu projeto, como se nada estivesse acontecendo. Cabe uma pausa na hora do jogo do Brasil, em casa, sem grandes festas, apenas para não se sentir em outro planeta. Depois, respire fundo, independentemente do resultado, e volte ao estudo. Lembre-se sempre: você está lutando para ganhar a vida. É o objetivo mais importante no momento.

 

E não se iluda: o edital pelo qual você está esperando pode sair até mesmo na manhã de um jogo do Brasil. Esteja preparado para isso!

 

Sobre o autor da matéria

Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

Veja mais

Rodolfo Laterza segue, pela 4ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Márcio Dominici é reconduzido à presidência da Adepol Maranhão para o período de 2026 a 2028

(MA) A contagem dos votos foi acompanhada presencialmente por ambos os candidatos e teve transmissão simultânea através do perfil oficial da associação no Instagram, ampliando a transparência do processo.

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindpesp São Paulo

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Sergipe

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Santa Catarina

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol do Distrito Federal

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Pará

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste segundo ranking nacional de Segurança Pessoal

Francisco Lucas (secretário de segurança pública do Piauí) e Rafael Fonteles (governador do Piauí)
(PI) Estado registrou 20,4 homicídios por 100 mil habitantes, índice que a coloca na décima primeira posição nacional.

Felipe Monteiro é o novo Delegado-Geral da Polícia Civil de Pernambuco

08NOV25-PE-NOVO-DG
(PE) Delegado Renato Márcio Rocha Leite deixou o cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Estado, após apresentar pedido de exoneração

Investigação de crimes contra a honra via TCO ou Inquérito Policial

08NOV25-TCO-IPL-REDESSOCIAIS
Análise Jurídico-Policial, Coleta de Provas , Arquivos, Documentos e Modelos de Peças referentes a tais casos.

Concurso público com 750 vagas para Polícia Civil da Bahia

09NOV25-BA CONCURSO POLICIA CIVIL
(BA) Além das vagas para delegado, o certame contemplará 750 oportunidades no total, distribuídas entre 500 vagas para investigador, 150 para escrivão e 100 para delegado, com o objetivo de

Delegados do Piauí, Pará, Goiás, Bahia e São Paulo concluem curso de Gerenciamento de Crises e reforçam estratégias de segurança pública no Brasil

07NOV25-DELEGADOS-CURSO-CRISE
O conhecimento adquirido pelos cinco delegados será disseminado em suas respectivas corporações, servindo de base para novos programas de capacitação interna e projetos de integração entre estados, voltados à prevenção

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindelpol Rio de Janeiro

RJ SINDELPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Paraná

PR ADEPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.