Suspeito de matar delegado achado carbonizado em carro morre em confronto com a polícia

Marco Torres era delegado de Polícia Civil em Barra da Estiva — Foto: Reprodução/ Facebook BA: Conhecido como ‘Babá’, homem era representado pelo ‘Oito de Paus’ do Baralho do Crime O homem suspeito de sequestrar e matar o delegado Marco Antônio Torres, no ano passado, na região da Chapada Diamantina, na Bahia, morreu em confronto […]

Por Editoria Delegados

Marco Torres era delegado de Polícia Civil em Barra da Estiva — Foto: Reprodução/ Facebook 

BA: Conhecido como ‘Babá’, homem era representado pelo ‘Oito de Paus’ do Baralho do Crime

O homem suspeito de sequestrar e matar o delegado Marco Antônio Torres, no ano passado, na região da Chapada Diamantina, na Bahia, morreu em confronto com a polícia na madrugada desta quinta-feira (21).

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Amauri Francisco de Sousa, conhecido como “Babá”, era representado pelo ‘Oito de Paus’ do Baralho do Crime, e foi localizado durante uma operação conjunta feita no município de Utinga, também na Chapada Diamantina.

Segundo a SSP, o suspeito estava com um comparsa, identificado como “Van do Cocau”, em uma região de mata, na zona rural da cidade. Ao perceber a aproximação dos policiais, a dupla atirou contra os policiais e foi ferida. Os dois chegaram a ser socorridos e levados para o Hospital Municipal de Utinga, mas não resistiram aos ferimentos, informou a Secretaria de Segurança Pública.

Com os suspeitos foram encontrados uma espingarda e uma escopeta, ambas de calibre 12, um revólver calibre 38, uma pistola calibre 9 milímetros, de uso restrito, e munição de diversos calibres, de acordo com informações divulgadas pela SSP.

“Babá” mantinha acampamento e cultivava uma roça de aproximadamente 12 mil pés de maconha no local, informou o órgão de segurança. No alojamento, que funcionava como esconderijo, a dupla tinha chuveiro elétrico, wifi e uma geladeira bem abastecida, segundo a SSP.

Ainda conforme a secretaria, além de sequestro, “Babá” tinha outros seis mandados de prisão em aberto por associação criminosa, homicídio qualificado, tráfico de drogas, extorsão mediante sequestro, roubo e porte ilegal de arma. Ele também era investigado por um triplo homicídio ocorrido na cidade de Souto Soares. Já “Van do Cocao” tinha um mandado de prisão preventiva em aberto.

Participaram da ação policial, unidades da Coordenação de Operações Especiais (Coe), 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Seabra), Comando de Policiamento da Região da Chapada, Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido e 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Comando Regional da Chapada).

Babá morreu em confronto com a polícia na cidade de Utinga, na Chapada Diamantina — Foto: SSP

O corpo do delegado Marco Antônio Torres foi encontrado dentro do carro dele, no dia 13 de abril de 2018. Ele havia desaparecido no dia anterior após sair para viajar. A identificação foi feita um dia após o corpo ser achado no veículo.

Marco era delegado titular da cidade de Barra da Estiva e substituto do município vizinho de Ibicoara. Ele sumiu logo depois que saiu de estiva para ir a Vitória da Conquista — a distância entre as duas cidades é de cerca de 190 km. Ele dirigia uma caminhonete e levava uma motocicleta na carroceria.

Marco Antônio iniciou a carreira de policial em Minas Gerais, onde atuou como investigador, e trabalhava na polícia baiana há quase 10 anos. À época do crime, a Polícia Civil da Bahia divulgou nota de pesar pela morte do delegado.

Marco Antônio Torres foi sepultado na cidade mineira de Governador Valadares, no dia 14 de abril.

Corpo do delegado foi encontrado carbonizado dentro de carro queimado na Bahia — Foto: Reprodução/ TV Sudoeste .

G1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesas Social

Veja mais

Maior São João do Mundo de 2026 também é o mais seguro! Paraíba se destaca na segurança pública!

(PB) Paraíba consolida o maior e mais seguro São João do Brasil com investimento superior a R$ 81 milhões e atuação integrada das forças de segurança

“Estado do Piauí jamais irá temer”, diz delegados Charles Pessoa após prisão de 7 bandidos que ameaçaram assassiná-lo

(PI) SSP-PI desarticulou plano para assassinar o delegado Charles Pessoa durante operação em Castelo do Piauí; sete criminosos foram presos e 14 mandados judiciais cumpridos

Lançamento do Livro “Violência contra a mulher: abordagens jurídicas e institucionais a partir da atuação de mulheres no sistema de justiça”

Uma obra escrita por 37 mulheres que atuam na linha de frente da proteção e defesa das mulheres vítimas de violência.

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Controles Inibitórios e Culpabilidade Penal

Por Eduardo Luiz Santos Cabette e Bianca Cristine Pires dos Santos Cabette

Gustavo Mesquita segue, pela 5ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Cleyson Brene segue, pela 9ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Governo do Piauí lança aplicativo “Motorista Seguro” para reforçar proteção de profissionais do transporte

(PI) Ferramenta permite acionamento imediato da polícia
Veja mais

“É mais seguro entregar celular nos Correios, pois não se sabe que tipo de delegado tem na delegacia”, afirma Lula

16JUN26 - (1)
Associações criticam fala de Lula sobre “medo” de delegacias em devolução de celulares

Solidariedade, Respeito e Reconhecimento: Portal Nacional dos Delegados apoia delegado Charles Pessoa

Delegado Charles Pessoa, PCPI (Censo dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil)
Portal Nacional dos Delegados enaltece a atuação firme da Polícia Civil do Piauí no enfrentamento à criminalidade e na proteção dos cidadãos. Informar a sociedade sobre operações policiais é um

“É direito da população saber”, diz delegado-geral do PI após MP questionar publicações policiais

Delegado-Geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko
(PI) A divulgação de prisões e operações fortalece a segurança pública, auxilia investigações e desestimula a prática criminosa

Lei 15.410 cria nova modalidade de tortura

04JUN26 -
Por Francisco Sannini e Eduardo Cabette

Jacqueline Valadares é aprovada, pela 2ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 JACQUELINE VALADARES
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Tania Prado é aprovada, pela 8ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 TANIA PRADO
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

A Terminologia “Operação Policial” no Âmbito das Polícias Judiciárias: Delimitação Conceitual a partir da Análise Normativa Comparada

26MAI26 -
Por Joaquim Leitão Júnior, Denize dos Santos Ortiz e Bárbara Lopes Gomes
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.