Promotor acusado de prender delegado em seu gabinete é processado pela Corregedoria

PI: Conselho Nacional determina que MP do Piauí investigue promotor por abuso

Por Editoria Delegados

Após uma batalha jurídica, a Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) determinou que a Corregedoria do Piauí investigue o promotor de Luis Correia, Galeno Aristóteles Coelho Sá.

O promotor foi denunciado por abuso de autoridade ao dá voz de prisão para o delegado Eduardo Ferreira, dentro da delegacia, durante operação terra Nullius, que ocorreu em maio.

O promotor acusou Eduardo Ferreira de vazamento de informação. O delegado nega. No meio da confusão, o promotor Galeno além de tentar prendê-lo, ele apreendeu a arma e o celular funcional de Eduardo Ferreira. O delegado denunciou que ficou cerca de 1hora e meia detido dentro de seu gabinete.

Havia uma Sindicância aberta para apurar a postura do promotor, mas estava parada aguardando uma posição do Conselho Nacional.

“O processo de reclamação disciplinar foi suspenso por 30 adias no Conselho Nacional e determinou que a Corregedoria do Ministério Público do Piauí investigue. A decisão será comunicada de hoje para amanhã ao MPE do Piauí”, disse a assessoria do CNMP.

O Sindicato dos Delegados da Polícia Civil ingressou com representação no Conselho Nacional do Ministério Público por abuso de autoridade contra o promotor de Luis Correia.

“O promotor invadiu o gabinete, sem mandado de justiça e deu voz de prisão para o delegado. Foi abuso de autoridade, uma extrema ilegalidade e o Conselho Nacional do Ministério Público já aceitou a denúncia”, disse o assessor jurídico do Sindicato dos Delegados, Hilton Júnior.

Sindicância estava parada

O corregedor geral de Justiça, Luis Francisco Ribeiro, informou ao Cidadeverde.com que a sindicância para apurar a conduta do promotor Galeno Aristóteles está parada. Houve um questionamento por parte do promotor e a Corregedoria aguarda uma posição do Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília.

“O promotor alegou que o fato investigado já é objeto no Conselho Nacional. Por prudência paralisei a sindicância até chegar uma ordem por escrito do Conselho Nacional de que deve prosseguir na investigação”, disse o corregedor.

A Sindicância já tinha sido paralisada anteriormente. O juiz de Parnaíba proibiu que a Corregedoria investigue o promotor. O Tribunal de Justiça derrubou a decisão e determinou que a Corregedoria investigue.

Essa semana, o MPE do Piauí receberá a decisão do Conselho e dará andamento a Sindicância.

“Aqui não se olha capa de processo, não fazemos diferença entre processo ‘A’ ou ‘B’, o que chegar é apurado imediatamente”, adverte o corregedor Luis Francisco.

O portal Cidadeverde.com tentou falar com o promotor, mas não conseguiu e deixa o espaço aberto para esclarecimentos.

Yala Sena, do Portal Cidade Verde

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Ministério Público de SP pede condenação do influenciador Renato Cariani

(SP) Promotoria acusa o empresário fitness por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em alegações finais do processo

Aneilton Castro é aprovado, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Ferdinando Martins é aprovado, pela 5ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Agressor de mãe idosa é preso após dizer que ‘nem 50 viaturas’ o prenderiam no PI

(PI) O suspeito responde pelos crimes de lesão corporal no contexto de violência doméstica e descumprimento de medida protetiva de urgência.

Policial militar prende acusado de venda de voto no estado do Rio

(RJ) TRE registrou pelo menos cinco crimes eleitorais no estado

Mulher é conduzida à delegacia após publicar foto de urna eletrônica durante votação no PI

(PI) Celular da mulher foi apreendido, e informações sobre o caso serão encaminhadas à Polícia Federal, segundo delegado.

Onde Assistir WTA Madrid 2026 Transmissao ao Vivo

Saiba onde assistir ao WTA Madrid 2026, com informacoes sobre transmissoes e horarios dos jogos.
Veja mais

Infográfico dos principais crimes eleitorais com tipos de autuações para as Eleições de 2026

HOME-banner-infografico-portaldelegados-crimes-eleitorais-policiais-2026-2-2
O Portal Nacional dos Delegados disponibilizou o Infográfico dos Principais Crimes Eleitorais. Nele já consta os delitos eleitorais em espécie, com a incidência, tipo e quantum da pena, forma de

Delegada tem crise de riso após preso chamá-la de “minha linda” durante interrogatório no Paraná

(PR) A delegada Juliana Raupp comentou sobre os anos de preparação para assumir o cargo e a situação que enfrentou na delegacia

Edgar Santana é aprovado, pela 2ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 EDGAR SANTANA
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Operação da PF desarticula laboratório clandestino de medicamentos em Dourados

MP POST 22UT 26 - (5)
(MG) Ação contra o tráfico de substâncias proscritas resultou na descoberta de insumos e na prisão em flagrante de dois suspeitos

Diretora de presídio é presa em flagrante por desvio de alimentos no Rio de Janeiro

MP POST 22UT 26 - (6)
(RJ) Carnes, queijos, frutas e outros produtos estavam no porta-malas do veículo; servidora foi autuada por peculato e exonerada.

Anchiêta Nery segue, pela 6ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 ANCHIETA NERY
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Bandido diz onde mora, enche revólver de balas, chama delegado para trocar tiros, mas acaba preso

(PI) Audácia da Ousadia: Delegado Matheus Zanatta, Superintendente de Operações Integradas da SSP/PI detalha investigação sobre ameaças em Teresina
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.