‘Proibir carteirada em shows pode prejudicar investigações’, dizem policiais do DF

Ministério Público pede que policiais justifiquem necessidade de acesso gratuito a eventos. ‘Trabalho de policial é 24 horas’, afirma categoria O Sindicato de Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol) afirmou, nesta quinta-feira (14), que a recomendação do Ministério Público para que a categoria evite “carteiradas” em shows da capital, “pode atrapalhar as investigações”. Na quarta […]

Por Editoria Delegados

Ministério Público pede que policiais justifiquem necessidade de acesso gratuito a eventos. ‘Trabalho de policial é 24 horas’, afirma categoria

O Sindicato de Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol) afirmou, nesta quinta-feira (14), que a recomendação do Ministério Público para que a categoria evite “carteiradas” em shows da capital, “pode atrapalhar as investigações”.

Na quarta (13), promotores do Núcleo de Investigação e Controle da Atividade Policial (Ncap) enviaram uma documento à Polícia Civil recomendando que os agentes justifiquem à Corregedoria-Geral a necessidade ou a conveniência do acesso e da permanência deles nestes locais, de forma gratuita.

“A recomendação considera que é proibido ao servidor valer-se do cargo para lograr proveito pessoal, em detrimento da dignidade da função pública.”

Veja AQUI a íntegra do documento

O texto orienta ainda que a portaria que rege a conduta dos servidores proíba “expressamente” o consumo de bebida alcoólica pelos policiais quando precisarem entrar nesses locais “em razão do serviço”.

Em nota enviada à impressa, o Sinpol afirma que a corporação utiliza de técnicas de infiltração para a “elucidação de diversos crimes”. Por telefone, a representação da entidade disse, ainda, que o pedido do MP “desconsidera que o trabalho do policial é 24 horas”.

“Prisões em flagrante, capturas de condenados, fugitivos e pessoas com mandados de prisão são cumpridos em diversas oportunidades nesses locais”, diz o comunicado.

Questionada pelo G1, a direção do sindicato não foi clara ao explicar como a medida poderia atrapalhar o trabalho dos agentes, já que a recomendação se refere apenas aos policiais que não estão em serviço.

Uma lei federal proíbe a qualquer agente público obter, para si ou para terceiros, qualquer tipo de vantagem econômica.

Por isso, quando um servidor, mesmo fora do horário de trabalho, recebe vantagens por conta da função que ocupa, a prática pode configurar o crime de improbidade administrativa.

Por causa disso, antes mesmo da recomendação do MP, os produtores de eventos no DF já exigiam que o policial que entra de graça em eventos, assine um termo de responsabilidade.

G1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesas Social

 

 

Veja mais

A exigência do contraditório e da ampla defesa no inquérito policial

Por Rafael Francisco Marcondes de Moraes e Francisco Sannini

Delegado Michel Sampaio rebate acusação de perseguição e aponta retaliação de servidora

(MA) Michel Sampaio formalizou uma representação criminal junto à Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, apontando possíveis crimes de abandono de função, peculato-desvio e fraude processual

Lei Orgânica Nacional: ainda sobre a aglutinação de cargos. A questão da constitucionalidade

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Charles Pessoa lidera pesquisa para deputado federal no Piauí!

(PI) Delegado do Povo: Charles Pessoa conquista os corações dos piauienses nas ruas e nas redes

Delegados da PF cobram cúpula da Academia Nacional sobre exclusão de colega por ‘incompatibilidade de ideias’

ADPF oficia ANP para obter justificativas sobre exclusão de Delegado Federal da equipe docente

Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis: As Alterações dos Cargos Policiais

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

PL da Misoginia: quando o ódio às mulheres deixa de ser opinião e se torna crime

Por Francini Imene Dias Ibrahin (Sindpesp)*
Veja mais

Chico Lucas assume coordenação de escritórios nacionais de combate às facções

08JUL26 -
Secretário Nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, fortalece a atuação integrada entre as forças de segurança estaduais e federais no enfrentamento às organizações criminosas

Paulo Gondim segue, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 PAULO GONDIM
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Crescente popularidade das plataformas digitais baseadas em aplicativos

07JUL26 - (1)

O entretenimento digital evolui cada vez mais em torno dos aplicativos móveis, pois eles se ajustam melhor aos hábitos do público moderno. No Brasil, onde o smartphone se tornou o

Três são presos após sequestro de idosos e comemoração em hotel, na PB

04JUL26 -
(PB) Atuou na investigação o delegado Lucas Sá, da PCPB

Em João Pessoa, secretário do Governo Lula destaca integração entre estados e reforça combate às facções criminosas com ‘cooperação’

Francisco Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública
(PB) Representando o ministro da Justiça, Chico Lucas apresentou ações do programa Brasil Contra o Crime Organizado e defendeu cooperação entre forças de segurança de todo o país

Duelos, Desafios e Legítima Defesa

04JUL26 -
Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Entidades de Delegados de Polícia emitem nota de pesar pelo falecimento do delegado Michel Saliba

Delegado de Polícia Federal Michel Brasil Saliba
Michel Brasil Saliba foi atingido durante cumprimento de mandado de busca no apartamento da companheira do policial militar. Delegado foi levado ao hospital em estado grave, mas não resistiu
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.