Preso homem que ‘limpava’ nomes

  Aqueles que fugirem do sistema prisional em Bauru não contarão mais com os serviços de Antonio Carlos Bezerra, 45 anos, acusado de emitir documentos falsos. Toninho Barrigudo, como é conhecido, emitia RGs e CNHs falsificadas que acabavam viabilizando crimes como abertura de contas bancárias, habilitação de celulares, obtenção de crédito no comércio, cartões de […]

Por Editoria Delegados

16mar12-limpava-2

 

Aqueles que fugirem do sistema prisional em Bauru não contarão mais com os serviços de Antonio Carlos Bezerra, 45 anos, acusado de emitir documentos falsos. Toninho Barrigudo, como é conhecido, emitia RGs e CNHs falsificadas que acabavam viabilizando crimes como abertura de contas bancárias, habilitação de celulares, obtenção de crédito no comércio, cartões de crédito e cheques, além do também tráfico de drogas.

 

O delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) Cledson Luiz do Nascimento frisa que Bezerra fornecia documentos falsificados de ótima qualidade para pessoas envolvidas com o crime organizado. Com um mandado de busca e apreensão, a equipe da DIG apreendeu na residência do acusado 75 RGs e CNHs prontas para circulação no mercado de documentos falsos.

 

Também foram apreendidas as matrizes das cédulas. De acordo com o delegado da DIG, Bezerra disse que obtinha as matrizes e as fotos em um site de buscas. O acusado possuía quatro diferentes documentos com sua foto.

 

Cledson conta que a prisão de Bezerra foi um desmembramento de uma investigação sobre uma série de roubos. O acusado foi preso por volta das 10h de ontem pelos policiais da DIG em sua residência, na rua João Sotero de Castro, 15-06, na Vila Industrial.
 
Falso
 
Na casa dele foram apreendidos os documentos falsificados, uma CPU, aparelhos celulares e carregadores, modens, grande quantidade de xerox de documentos, um revólver Rossi calibre 38 e três projéteis intactos.
 
Bezerra foi preso em flagrante e o delegado Cledson solicitou à Justiça sua prisão preventiva. Ele é acusado por estelionato, falsificação de documento público, uso de documento falso e porte ilegal de arma. Bezerra foi encaminhado para a Cadeia Pública de Duartina, onde aguardará providências da Justiça.
 
 
RG de Edmundo
 
Após ser preso, Bezerra revelou ao delegado Cledson que produziu um RG com os dados do ex-jogador de futebol e atualmente comentarista esportivo Edmundo. Com o documento falso, Bezerra teria habilitado uma linha telefônica.
 
Conforme as investigações da DIG, as linhas de celular eram usadas para a prática de outros crimes, como o tráfico de entorpecentes. Segundo o delegado, dados de terceiros, como familiares, também eram utilizados para habilitar linhas de telefones celulares usados em práticas criminosas.
 
 
‘Talibã’ era seu freguês
 
Entre as carteiras de habilitação (CNH) apreendidas com Antonio Carlos Bezerra destacou-se a de Flexon Costa Soares da Silva, conhecido como Talibã, acusado por pelo menos uma dezena de roubos em Bauru e com ligações com a facção criminosa denominada Primeiro Comando da Capital (PCC).
 
Flexon não teve tempo de buscar esta CNH, pois foi preso no último dia 7 de fevereiro pela DIG. O documento falso preparado para ele estava com o nome de Valdecir Donizette Bispo. Na prisão de Flexon, os policiais verificaram que ele também utilizava o nome de Alexander de Paiva Júnior.
 
Flexon e um comparsa aterrorizaram Bauru com uma série de roubos no mês passado. Ele era o “cabeça” de uma quadrilha que praticava roubos diários.  Seu apelido, Talibã, faz jus ao modo de operação. Aos 33 anos, ele é especialista em assaltos à mão armada a estabelecimentos comerciais da cidade. Entre seus alvos estão depósitos de bebidas, açougues, marmorarias, entre outros. Até agora, ele já foi reconhecido em 11 crimes.
 
Flexon veio da Capital, onde cumpria pena. Autuado pela primeira vez em 1997 por roubo, carrega passagens por tráfico de drogas e também por sequestro-relâmpago.
 
A vinda dele a Bauru foi motivada por amor. Quando esteve preso pela última vez, em Pacaembu, começou a se corresponder com uma mulher. Logo que saiu da prisão, descobriu que ela trabalhava como garota de programa em Bauru e, em dezembro do ano passado, veio encontrá-la.
 
Quando foi preso, Flexon estava com a garota, que tinha parado de fazer programas para viver com ele. A prisão do acusado e de outros dois comparsas colocou fim a uma série de roubos, que inclusive já tinha próximas vítimas eleitas. Nas investigações, foram encontrados vários cartões de joalherias.

 

Principais clientes

 

De acordo com as investigações feitas pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Bauru, os principais clientes de Antonio Carlos Bezerra, preso ontem, eram reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), com três unidades em Bauru. Matéria do JC publicada no último dia 27 alertou que pelo menos cinco internos fugiram do CPP-3, antigo IPA. Em liberdade, o evadido necessita de documentação “limpa” – que era fornecida por Bezerra – para cometer novos crimes.
Somente em janeiro deste ano, o CPP-3 registrou 51 abandonos, de acordo com levantamento do Jornal da Cidade. Os números oficiais da Secretária da Administração Penitenciária (SAP) referentes a 2011 vão ao encontro desta realidade. No total, 251 reeducandos deixaram – seja por abandono ou após não retornar das saídas temporárias – o CPP-3 durante o ano, o que gera uma média de 20 por mês.
 
Em janeiro, houve uma fuga em massa de 16 detentos do antigo IPA. De acordo com levantamento extraoficial feito pela reportagem, somente em janeiro deste ano, 40 detentos deixaram o CPP-2 (antiga P2). Outros 11 abandonaram o CPP-1.

 

jcnet

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Marco da Inteligência expõe racha entre PF e Abin

Projeto pode violar direitos fundamentais e ter conflitos de competências entre os órgão

Eleições sob domínio? O crime organizado e os riscos à integridade eleitoral em 2026

Por Murillo Ribeiro de Lima

Eduardo Quadrotti é aprovado, pela 2ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Leonardo Alves entra para a Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Polícia Civil do Piauí prende condenado por tentativa de homicídio ocorrida em SP

(PI) A prisão decorre de uma sentença condenatória a 14 anos e 6 meses de reclusão pelo crime de tentativa de homicídio contra duas mulheres, praticado no ano de 2002,

Justiça do Piauí condena jornalista Silas Freire a indenizar delegado-geral Luccy Keiko

(PI) O condenado Silas Freire foi citado e intimado pessoalmente, mas, segundo a sentença, não apresentou contestação e não compareceu à audiência de conciliação, instrução e julgamento

Não existe rampa de acesso para autistas. Existem autistas

Carta aberta aos novos colegas com TEA - Por Franco Perazzoni
Veja mais

Comercialização, aquisição e posse de aerossóis para legítima defesa de mulheres contra agressões físicas e/ou sexuais – Lei 15.474

09AGO26 -
Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Jonas Tomazi é aprovado, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Promotora encontra delegacia com estrutura precária, equipe reduzida e investigações prejudicas em Maceió

07AGO26 -
(AL) “São condições que prejudicam os resultados que a sociedade espera da Polícia Judiciária, que é a investigação e solução de crimes”, destacou a promotora

Como uma peça de 500 kg fez o crime mirar os carros elétricos no Brasil

07AGO26 -
Baterias de alto valor impulsionam aumento de roubos e furtos de veículos eletrificados no Brasil

Ex-governador do MT e dois desembargadores são alvos da PF sobre esquema de R$ R$ 308 milhões em contrato com a OI

Ex-governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil),
(MT) A apuração tem como foco um acordo celebrado entre o Estado de Mato Grosso e a empresa de telefonia Oi, relacionado à restituição de valores decorrentes de uma disputa

Atividade jurídica e atividade policial no concurso para delegado da polícia

05AGO26 -
Quando e como ocorre a comprovação da atividade jurídica ou policial

Delegado lança livro sobre facções criminosas e governança criminal no Brasil

05AGO26 -
(MG) Delegado de Polícia Civil de Minas Gerais e pesquisador Murillo Ribeiro de Lima lançou a obra Facções Criminosas: Poder, Território e Governança Criminal no Brasil, publicada pela Editora Método/Grupo
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.