Por falta de efetivo, delegado responde por delegacias de 13 cidades no Paraná

PR: 21 comarcas e mais de 270 municípios do estado não têm um delegado exclusivo A falta de efetivo nas forças de segurança do Paraná provocou uma situação limite: um único delegado está nomeado para responder cumulativamente por delegacias de 13 municípios, em três comarcas diferentes do estado. Embora este seja o caso mais emblemático, […]

Por Editoria Delegados

PR: 21 comarcas e mais de 270 municípios do estado não têm um delegado exclusivo

A falta de efetivo nas forças de segurança do Paraná provocou uma situação limite: um único delegado está nomeado para responder cumulativamente por delegacias de 13 municípios, em três comarcas diferentes do estado. Embora este seja o caso mais emblemático, não se trata de uma exceção: 21 comarcas do Paraná estão sem delegados titulares e exclusivos. A falta de delegados atinge até unidades especializadas da Polícia Civil e distritos de grandes centros, como Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.

O delegado “recordista” em acumular delegacias é Fernando Gomes Carbelini. Até a metade do mês passado, ele respondia por Astorga e uma cidade vizinha. No dia 18 de maio, foi nomeado pelo delegado-geral Naylor Robert de Lima para acumular outros 11 municípios. O Departamento da Polícia Civil diz que se trata de uma “situação transitória”.

A defasagem, no entanto, é grande. A Polícia Civil do Paraná tem criados 780 cargos de delegado, dos quais apenas 392 estão preenchidos – segundo a Associação dos Delegados do Paraná (Adepol). Ou seja, quase a metade dos postos está vaga. Não há previsão de contratações, já que o último concurso público venceu em abril deste ano.

NA MIRA: Fanini liga mais nove empreiteiras ao pagamento de propina a campanhas

Ofício

A falta de efetivo fez com que os deputados estaduais Rubens Recalcatti (PSD) e Márcio Pacheco (PPL) enviassem um ofício à governadora Cida Borghetti (PP), alertando-a a respeito da defasagem.

Entre as justificativas, os parlamentares mencionam que cerca de 270 cidades do Paraná estão sem delegados e que o estado tem o menor número desses profissionais em relação à própria população. Os deputados pedem a abertura de um novo concurso público.

Por que Curitiba não consegue esvaziar carceragens de delegacias?

A diretora de comunicação da Adepol, delegada Lívia Pini, destaca que a escassez de efetivo gera uma “sobrecarga funcional cruel” e que aumenta o número de ocorrências urgentes a serem atendidas simultaneamente. Apesar disso, ela avalia que quem sofre o pior reflexo é a sociedade. “Resta impossível à autoridade policial dar atenção a todos os casos registrados nas várias cidades, o que implicará prejuízo à segurança pública local, com criminosos impunes”, disse Lívia.

Para o presidente do Sindicato dos Delegados (Sidepol), Cláudio Marques, o argumento comumente usado pelo governo – de que não há recursos financeiros para cobrir novas contratações – não condiz com a realidade. Ele menciona ‘penduricalhos’ aprovados pelo Paraná e pagos a outros poderes, como a juízes e promotores.

“É a farra da simetria. O governo legaliza uma ‘pouca vergonha’ a um dos poderes e logo vêm os outros [poderes] reivindicando o mesmo auxílio. Enquanto isso, temos delegacias abarrotadas de presos, operações e investigações paradas. Quem paga esta conta é a sociedade”, diz o delegado.

Além disso, os delegados que respondem por várias cidades precisam, cotidianamente, se deslocar para atender ocorrências urgentes e lavrar flagrantes. O vice-presidente do Sidepol, Ricardo Casanova, afirma que esses delegados vivem em “plantão permanente” e que arriscam a própria vida.

“Eu fui aprovado no concurso público de 2008. Teve dois delegados da minha turma que morreram justamente desta forma: em acidentes nas estradas, quando se deslocavam para atender ocorrências”, afirma Casanova.

Outro lado

O Departamento da Polícia Civil justificou, por meio de nota, que “o acúmulo de funções por parte do delegado Fernando Gomes Garbelini trata-se de uma situação transitória”. A instituição garante que o caso será resolvido com o término do curso de formação de 20 novos delegados que foram nomeados no fim de março.

Na ocasião da nomeação dos novos delegados, o secretário de Estado da Segurança Pública, Júlio Reis, estacou que 159 novos delegados já foram contratados na “atual gestão”. “Na Polícia Civil, mais de 44% do nosso efetivo atual foi contratado nesta gestão”, disse, em matéria publicada pela Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do Paraná.

A informação é contestada, no entanto, pelas entidades que representam os delegados. O Sidepol e a Adepol afirmam que as contratações ocorridas ao longo do período apenas repuseram o contingente de delegados que foram afastadas, exonerados ou que faleceram. “Na prática, não houve acréscimo de vagas”, resumiu Casanova.

Gazeta do Povo

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Vilma Alves: a vida da primeira delegada negra do Piauí

(PI) Conheça a história de pioneirismo da policial que comandou Delegacia da Mulher e foi primeira corregedora-geral da PC; Vilma morreu no último dia 18, aos 79 anos

Polícia Civil da Paraíba prende Guarda Civil de Parnamirim responsável por disparos de arma de fogo em casa de show

(PB) Guarda civil de Parnamirim é preso em João Pessoa após ser apontado como autor de disparos e tentativa de homicídio contra dois seguranças em uma casa de shows.

Mãe de morto ao tentar roubar delegado diz que perdeu filho para ostentação

(SP) Suspeito de tentar roubar um delegado e uma agente da Polícia Civil, Peterson de Oliveira morreu após ser baleado por um PM de folga que flagrou a ação. O

Campanha nacional amplia coleta de DNA para encontrar desaparecidos

Mobilização terá 342 postos de coleta em todo o país e busca cruzar material genético de familiares com perfis de pessoas encontradas sem identificação; saiba como participar

STF restringe porte de arma na Polícia Científica do Espírito Santo

A análise da matéria ocorreu no âmbito de uma ação apresentada pela Presidência da República e questionava o § 3º do artigo 126 da Constituição do Espírito Santo, incluído pela

Polícia Civil de Alagoas e Seplag convocam novos delegados para exame admissional

(AL) Candidatos nomeados devem comparecer à sede da Perícia Médica nesta terça-feira (25)

Segurança preso foi depor em delegacia pedalando bicicleta da vítima no Rio

"Abuso da audácia da sensação de impunidade"
Veja mais

Candidato a deputado Guilherme Pallesi ofende delegada de SP que não quis dar entrevista

24AGO26 -(1)
(SP) Sindpesp emite Nota de Repúdio contra o deputado Guilherme Pallesi

Delegada da Polícia Civil do Piauí, Vilma Alves, morre aos 79 anos

Vilma Alvas, Delegada da Polícia Civil do Piauí
(PI) Primeira mulher a integrar os quadros da Polícia Civil do Piauí, primeira delegada negra do estado, primeira mulher corregedora e primeira delegada da mulher do PI

STF amplia Lei Maria da Penha e até vizinho responderá por violência doméstica

20AGO26 -
A Corte ainda reconheceu expressamente que a proteção alcança casos de violência política de gênero, de competência da Justiça Eleitoral, e admitiu a concessão de medidas protetivas por delegados ou

99 prisões e R$ 547 mil apreendidos: Operação Cerco Fechado investigou homicidas, estupradores e outros criminosos

Luccy Keiko, Delegado-Geral da Polícia Civil do Piauí
(PI) Segundo o delegado-geral da PCPI, Luccy Keiko, a operação busca cumpriu 124 mandados de prisão e de busca e apreensão em todo o Piauí.

Pão de forma, enxaguante bucal, bombom de licor: novas regras, ‘álcool residual’ e a Lei Seca

18AGO26 -
Contran muda regras da Lei Seca e permite reteste do bafômetro e drogômetro

Delegado Tales Gomes é atacado por pitbull e esposa é assaltada em Teresina; dois bandidos são presos

Delegado dá detalhes sobre operação contra receptadores de fios de cobre furtados em Teresina — Foto: Arquivo pessoal / Polícia Civil
(PI) Investigações resultaram na prisão de criminosos. Pitbull estava escondido atrás de uma porta do alvo do mandado

Marco da Inteligência expõe racha entre PF e Abin

17AGO26 -
Projeto pode violar direitos fundamentais e ter conflitos de competências entre os órgão
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.