Policial militar reage a 6 assaltantes e mata um deles em Teresina

Suspeito de participar de assalto em que PM foi baleado e assaltante morreu se entrega à polícia Segundo o delegado Bruno Ursulino, o suspeito foi autuado e preso em flagrante. O homem é suspeito de ser o autor dos tiros que atingiram o policial. Entretanto, o rapaz negou. O crime foi registrado por uma câmera […]

Por Editoria Delegados

Suspeito de participar de assalto em que PM foi baleado e assaltante morreu se entrega à polícia
Segundo o delegado Bruno Ursulino, o suspeito foi autuado e preso em flagrante. O homem é suspeito de ser o autor dos tiros que atingiram o policial. Entretanto, o rapaz negou. O crime foi registrado por uma câmera de segurança.

João Pedro da Silva Santos, de 21 anos, se entregou no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) nesta segunda-feira (9) por participação na tentativa de assalto em que o sargento Jurandir Pereira de Oliveira, da Polícia Militar, foi baleado e um dos assaltantes morreu.

Segundo o delegado Bruno Ursulino, o suspeito foi autuado e preso em flagrante. O homem é suspeito de ser o autor dos tiros que atingiram o policial. Entretanto, o rapaz negou.

“Diante de toda essa busca que se efetuava, tanto a PM como a PC, ele não viu outra saída que não fosse vir até aqui”, comentou.



 


Conforme o delegado Francisco Costa, o Baretta, o estado de saúde do sargento Oliveira é grave. Os tiros atingiram a região do tórax da vitima e perfuraram alguns órgãos.

Seis pessoas participaram ativamente do assalto, mas outras pessoas podem ter participado também, dando suporte ao grupo. O delegado contou que são um grupo de criminosos que saem para assaltar pessoas a partir das 5h. A suspeita é de que não sabiam que a vítima se tratava de um policial militar, e que o abordaram para roubar seu carro.

Além dele, outro homem se apresentou no DHPP na tarde desta segunda-feira (9) por ser suspeito de cometer crimes na mesma região, para afirmar que não participou do crime. O delegado Bruno informou ainda que não há indícios da participação dele na tentativa de assalto. Entretanto, ele ficou preso porque, ao verificar o nome do homem, os policiais descobriram que havia uma ordem de prisão contra ele por roubo.

Um sargento da Polícia Militar do Piauí (PMPI) foi baleado e um criminoso foi morto na madrugada desta segunda-feira (9) em uma tentativa de assalto no bairro Alto da Ressurreição, Zona Sudeste de Teresina. O PM passa por cirurgia no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Para a Polícia Civil, policial agiu em legítima defesa.

Imagens de câmeras de segurança (assista acima) mostram o policial abrindo o porta-malas de um carro, em frente a uma padaria, e sendo abordado por dois criminosos em uma motocicleta. Um deles desce da moto e se aproxima do PM, entrando em luta corporal com ele.

Ao mesmo tempo, outros quatro criminosos chegam em um carro e três deles descem. O sargento se desvencilha do criminoso que o abordou e tenta se proteger dos tiros do outro assaltante ao se esconder na frente do veículo. O PM saca a arma e passa a atirar contra os bandidos, que fogem.

Durante a fuga, um dos assaltantes sobe na moto e dá a partida, mas é atingido por um dos tiros do policial e cai um pouco à frente, na calçada de outro estabelecimento. Ele morre no local.

Testemunhas relatam que o sargento foi socorrido e levado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em seguida, ele foi transferido ao HUT, onde está sendo submetido a um procedimento cirúrgico. Ainda não se sabe seu estado de saúde.

 

‘Tudo indica legítima defesa’, diz delegado

Para o delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), a investigação do caso muito provavelmente vai classificar a ação do sargento como uma reação de defesa aos criminosos.

“Tudo indica que vai ser um caso claro de legítima defesa. O sargento estava em uma situação em que foi surpreendido, graças a Deus conseguiu ter uma boa reação e afastar a injusta agressão sofrida por ele. Agora a gente quer que ele se recupere e possa nos ajudar a avançar na investigação”, afirmou o delegado.

A moto e o carro usados pelos assaltantes foram apreendidos e levados à sede do DHPP. O primeiro veículo está registrado no nome de um homem que já foi preso pelo departamento e atualmente está em liberdade.

Já o carro, que está com a parte frontal bastante danificada, foi roubado anteriormente pelos criminosos. O dono do veículo foi identificado pela polícia, que está em contato com ele. O DHPP também busca identificar os criminosos que fugiram do local.

“A gente entende é que às vezes [os criminosos estão] fugindo, não querem ser pegos e vão de qualquer jeito. Perderam o controle do veículo e causaram prejuízo ao proprietário”, completou Bruno Ursulino.

Policial Militar baleado retira parte do intestino

O sargento J. Oliveira, da Polícia Militar do Piauí, que foi vítima de uma tentativa de latrocínio nessa segunda-feira (09), no bairro Alto da Ressurreição, passou por uma cirurgia e teve parte do intestino grosso retirado em função do extenso ferimento causado pelos cinco disparos que o atingiram na região abdominal.

A esposa do sargento, que o acompanhou durante toda a segunda-feira, afirmou que ele está na UTI, em coma induzido, e seu estado de saúde é considerado grave. “O caso dele é muito delicado. O corte na barriga é muito grande, atingiu o fígado, o intestino grosso, a bala fez um estrago danado dentro dele e a cirurgia demorou muito, pois o médico teve que restaurar o que foi atingido”, disse a esposa.

g1

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Edital para 400 vagas será publicado ainda em agosto, confirma delegado-geral do PI

(PI) "Estamos nos últimos detalhes para o edital ser lançado. Estamos mesmo só nas finalizações, algumas matérias, aí acredito que no final de agosto deva ser lançado", afirmou Keiko

Direito Policial do Medo e o apagão das algemas

Por Murilo Acquaviva e Francisco Sannini Neto

Governador do PI lança videomonitoramento por IA e destaca tecnologia e integração contra a criminalidade

(PI) Para Rafael, a tecnologia, somada à integração das forças policiais, vai refletir positivamente na redução dos índices de criminalidade.

Preso se masturba enquanto advogada abre as pernas durante ‘atendimento’ em cadeia de SC

(SC) Polícia Penal interrompe ato sexual entre advogada e preso condenado por tráfico

Necessidade de padronização pelo CNJ da cadeia de custódia da prova digital

Por Placidina Pires (juíza de Direito) e Adriano Sousa Costa (delegado de Polícia Civil)

Projeto leva Polícia Civil às escolas para prevenir a violência juvenil no Piauí

(PI) Delegado-Geral Lucy Keiko enfatizou a relevância de inserir informação no ambiente escolar como estratégia para evitar o recrutamento de adolescentes por organizações criminosas e reduzir a exposição a diferentes

Furto, roubo, receptação e interrupção de serviços: Breves comentários à Lei 15.181/2025

Por Rogério Sanches Cunha e Adriano Sousa Costa
Veja mais

Homem coloca mão na frente de arma e tem dedos “explodidos” por tiro

12AGO25-TIRO-MAOS
Um morador da zona rural de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, sofreu lesões severas na mão após ser baleado na noite de domingo (11/8). O suspeito, detido em flagrante,

Secretários de Segurança da Paraíba e do DF apresentam propostas legislativas para fortalecer a segurança pública

Thiago Costa (SSP/DF), Hugo Motta e Jean Nunes (SSP/PB)
Propostas infraconstitucionais foram construídas a partir da experiência dos estados e priorizam a integração, o enfrentamento ao crime organizado e o fortalecimento do Pacto Federativo

É possível parar o ciclo da violência contra a mulher; denuncie

Campanha Salve Todas 2025 reforça importância da denúncia e mobiliza população para romper o ciclo de violência

Chefe de facção morre após atirar contra policiais do RN

11AGO25-RN-CHEFE-FACCAO
(RN) Polícia do RN dá exemplo de como tratar criminosos: cerco de 22 horas termina com 3 mil disparos e todos os faccionados mortos

Polícia Civil da Bahia homenageia delegada Patrícia Aires durante campanha Agosto Lilás

11AGO25-BA-IMAGEM-RETANGULAR
(BA) Delegada era referência no combate a violência doméstica. Tributo faz parte das ações da Campanha “Nenhuma a Menos”

Rafael Fonteles sanciona lei que cria Sistema de Inteligência de Segurança Pública no Piauí

Rafael Fonteles, governador do Piauí
(PI) A medida visa unificar as forças policiais do estado e aprimorar a eficácia no enfrentamento à criminalidade

Laércio Evangelista segue, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025-LAERCIO-EVANGELISTA

Laércio Ivando Evangelista Pires Ferreira graduou-se em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina em 2006.Especialista em Ciências Criminais pela Faculdade Anhanguera – Ano 2017. Especialista em Ciências Criminais

Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.