Policial militar reage a 6 assaltantes e mata um deles em Teresina

Suspeito de participar de assalto em que PM foi baleado e assaltante morreu se entrega à polícia Segundo o delegado Bruno Ursulino, o suspeito foi autuado e preso em flagrante. O homem é suspeito de ser o autor dos tiros que atingiram o policial. Entretanto, o rapaz negou. O crime foi registrado por uma câmera […]

Por Editoria Delegados

Suspeito de participar de assalto em que PM foi baleado e assaltante morreu se entrega à polícia
Segundo o delegado Bruno Ursulino, o suspeito foi autuado e preso em flagrante. O homem é suspeito de ser o autor dos tiros que atingiram o policial. Entretanto, o rapaz negou. O crime foi registrado por uma câmera de segurança.

João Pedro da Silva Santos, de 21 anos, se entregou no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) nesta segunda-feira (9) por participação na tentativa de assalto em que o sargento Jurandir Pereira de Oliveira, da Polícia Militar, foi baleado e um dos assaltantes morreu.

Segundo o delegado Bruno Ursulino, o suspeito foi autuado e preso em flagrante. O homem é suspeito de ser o autor dos tiros que atingiram o policial. Entretanto, o rapaz negou.

“Diante de toda essa busca que se efetuava, tanto a PM como a PC, ele não viu outra saída que não fosse vir até aqui”, comentou.



 


Conforme o delegado Francisco Costa, o Baretta, o estado de saúde do sargento Oliveira é grave. Os tiros atingiram a região do tórax da vitima e perfuraram alguns órgãos.

Seis pessoas participaram ativamente do assalto, mas outras pessoas podem ter participado também, dando suporte ao grupo. O delegado contou que são um grupo de criminosos que saem para assaltar pessoas a partir das 5h. A suspeita é de que não sabiam que a vítima se tratava de um policial militar, e que o abordaram para roubar seu carro.

Além dele, outro homem se apresentou no DHPP na tarde desta segunda-feira (9) por ser suspeito de cometer crimes na mesma região, para afirmar que não participou do crime. O delegado Bruno informou ainda que não há indícios da participação dele na tentativa de assalto. Entretanto, ele ficou preso porque, ao verificar o nome do homem, os policiais descobriram que havia uma ordem de prisão contra ele por roubo.

Um sargento da Polícia Militar do Piauí (PMPI) foi baleado e um criminoso foi morto na madrugada desta segunda-feira (9) em uma tentativa de assalto no bairro Alto da Ressurreição, Zona Sudeste de Teresina. O PM passa por cirurgia no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Para a Polícia Civil, policial agiu em legítima defesa.

Imagens de câmeras de segurança (assista acima) mostram o policial abrindo o porta-malas de um carro, em frente a uma padaria, e sendo abordado por dois criminosos em uma motocicleta. Um deles desce da moto e se aproxima do PM, entrando em luta corporal com ele.

Ao mesmo tempo, outros quatro criminosos chegam em um carro e três deles descem. O sargento se desvencilha do criminoso que o abordou e tenta se proteger dos tiros do outro assaltante ao se esconder na frente do veículo. O PM saca a arma e passa a atirar contra os bandidos, que fogem.

Durante a fuga, um dos assaltantes sobe na moto e dá a partida, mas é atingido por um dos tiros do policial e cai um pouco à frente, na calçada de outro estabelecimento. Ele morre no local.

Testemunhas relatam que o sargento foi socorrido e levado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em seguida, ele foi transferido ao HUT, onde está sendo submetido a um procedimento cirúrgico. Ainda não se sabe seu estado de saúde.

 

‘Tudo indica legítima defesa’, diz delegado

Para o delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), a investigação do caso muito provavelmente vai classificar a ação do sargento como uma reação de defesa aos criminosos.

“Tudo indica que vai ser um caso claro de legítima defesa. O sargento estava em uma situação em que foi surpreendido, graças a Deus conseguiu ter uma boa reação e afastar a injusta agressão sofrida por ele. Agora a gente quer que ele se recupere e possa nos ajudar a avançar na investigação”, afirmou o delegado.

A moto e o carro usados pelos assaltantes foram apreendidos e levados à sede do DHPP. O primeiro veículo está registrado no nome de um homem que já foi preso pelo departamento e atualmente está em liberdade.

Já o carro, que está com a parte frontal bastante danificada, foi roubado anteriormente pelos criminosos. O dono do veículo foi identificado pela polícia, que está em contato com ele. O DHPP também busca identificar os criminosos que fugiram do local.

“A gente entende é que às vezes [os criminosos estão] fugindo, não querem ser pegos e vão de qualquer jeito. Perderam o controle do veículo e causaram prejuízo ao proprietário”, completou Bruno Ursulino.

Policial Militar baleado retira parte do intestino

O sargento J. Oliveira, da Polícia Militar do Piauí, que foi vítima de uma tentativa de latrocínio nessa segunda-feira (09), no bairro Alto da Ressurreição, passou por uma cirurgia e teve parte do intestino grosso retirado em função do extenso ferimento causado pelos cinco disparos que o atingiram na região abdominal.

A esposa do sargento, que o acompanhou durante toda a segunda-feira, afirmou que ele está na UTI, em coma induzido, e seu estado de saúde é considerado grave. “O caso dele é muito delicado. O corte na barriga é muito grande, atingiu o fígado, o intestino grosso, a bala fez um estrago danado dentro dele e a cirurgia demorou muito, pois o médico teve que restaurar o que foi atingido”, disse a esposa.

g1

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Flagrante de conduzir veículo sem placa, com placa: tampada, amassada, levantada ou adulterada

Tipicidade, atipicidade, abordagem, apreensão, detenção, condução, prisão e autuação

STF tem maioria para declarar omissão de Minas Gerais em lei sobre remuneração de delegados

(MG) O dispositivo constitucional é impositivo e que, diante da ausência de lei estadual para regulamentar o assunto, estava configurada a omissão normativa

Praticar peculato mas não cometer crime: decisões jurídicas policiais

A Consultoria Jurídica do Portal Nacional dos Delegados apresenta exemplos de decisões que o delegado de polícia pode adotar sobre casos dessa natureza

Decisão de flagrante cumulado com representação por prisão preventiva, conforme a Lei nº 15.272

A Consultoria Jurídica do Portal Nacional dos Delegados elaborou todos os modelos necessários para o delegado de polícia. O assinante poderá usar cada modelo e apenas colocar referências ou incluir

Em reunião com o Consesp, ministro Wellington César afirma que segurança pública é dever de Estado

Reunião reforça a união entre o Governo Federal e os estados para alinhar estratégias de proteção ao cidadão

Justiça impõe profissionalismo à Polícia Civil e reforça segurança da sociedade maranhense

(MA) Mais do que um ato jurídico, a decisão representa um freio institucional ao amadorismo. É um chamado à responsabilidade para que a Polícia Civil atue como deve atuar: com

Encontro casual em local onde está vítima de violência doméstica e o descumprimento de medida protetiva: decisões jurídicas policiais

Quando o sujeito chega ao local, como bar, restaurante, shopping e a vítima já está lá? E quando o sujeito já está no local e a vítima aparece?
Veja mais

Juiz federal anula Operações Boygman e Integration, mesmo contra decisões do STJ, TJPE e MPF

Investigações que deram origem às operações Placement e Integration já haviam sido consideradas legais pelo TJPE, STJ, Ministério Público e Federal e órgãos de controle administrativo

Polícia Civil da Paraíba prende quadrilha do RS que aplicava o Golpe do Bilhete Premiado” em João Pessoa

(PB) As investigações apontam que o mesmo grupo criminoso já havia sido autuado em outros estados do Nordeste, como Bahia e Sergipe, praticando o mesmo tipo de golpe

Fã de delegado pede para tirar foto e acaba preso

(PI) O pedido foi atendido, mas, durante a identificação de rotina, os policiais descobriram que havia um mandado de prisão em aberto contra o indivíduo

Scheiwann Scheleiden e Jacks Galvão, os coronéis que se destacam na segurança pública do Meio-Norte do Brasil

Coronel Scheiwann Scheleiden e Coronel Jacks Galvão, da PMPI
Força da Disciplina: Ação e Liderança dos Coronéis Scheiwann Scheleiden e Jacks Galvão na Polícia Militar do Piauí

Chico Lucas é nomeado novo Secretário Nacional de Segurança Pública

À frente da segurança pública do Piauí, Chico Lucas liderou uma agenda voltada à modernização da gestão, integração das forças de segurança, uso estratégico de dados e fortalecimento de políticas

Abandonar cachorro ou gato: decisões jurídicas policiais

Conforme o art. 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/1998, e à luz do entendimento jurisprudencial consolidado, configura conduta criminosa de maus-tratos a cães e gatos na modalidade abandono

Censo 2026 abre inscrições para a escolha dos Melhores Policiais do Brasil

Candidatos aprovados receberão R$ 2.000, certificados e selos nacionais de reconhecimento. Iniciativa nacional que valoriza o mérito, reconhece trajetórias de excelência e fortalece a imagem institucional da polícia brasileira por
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.