Piauí amplia sistema de videomonitoramento com instalação de totem inteligente na Capital

(PI) Equipamento reúne monitoramento inteligente, integração entre as forças de segurança e participação direta da população, consolidando uma política pública moderna, orientada pelo uso estratégico de dados

Por Editoria Delegados

O Governo do Piauí, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), inaugurou, na manhã desta quinta-feira (26), um totem inteligente integrado ao Sistema de Videomonitoramento por Inteligência Artificial (SPIA) no Complexo Turístico da Ponte Estaiada João Isidoro França, no bairro de Fátima, zona Leste de Teresina. O equipamento reforça a política estadual de modernização da segurança, ampliando a presença tecnológica em um dos principais atrativos turísticos do estado, e que registra grande circulação de pessoas.

Englobando o conjunto de 16 totens que serão implantados na capital e também em Parnaíba, no litoral do estado, o equipamento funciona como uma Estação de Alarme Urbano. A ferramenta permite que o cidadão acione diretamente o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) por meio de um botão de emergência. Ao ser acionado, o chamado é recebido em tempo real, possibilitando ao operador visualizar as imagens do entorno e direcionar viaturas de forma imediata, garantindo maior agilidade na resposta policial.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por MEIO NORTE (@meionorte)

O secretário da Segurança Pública, Antonio Luiz, destacou o investimento em tecnologia como ferramenta estratégica para reforçar a proteção da população e ampliar a presença do Estado em áreas de grande circulação. “Queremos garantir que as pessoas que realizam, aqui, seus passeios e atividades físicas se sintam cada vez mais seguras. Trata-se de um sistema moderno e eficiente, no qual o cidadão pode acionar o botão de pânico e receber atendimento imediato, com suporte em tempo real para assegurar uma resposta rápida e eficaz”, afirmou o gestor.

Modelo

O modelo instalado possui aproximadamente 2,20 metros de altura, conta com estrutura metálica reforçada e compartimento técnico interno com sistema de travamento, sendo projetado para maior resistência em ambiente urbano. O equipamento é preparado para integração com câmeras do tipo Speed Dome, possibilitando o monitoramento com visão 360° e zoom de longo alcance.

“O atendente do SPIA realiza todo o atendimento ao cidadão que se encontra nessa situação de emergência, bem como o monitoramento de todo o perímetro por meio de câmeras Speed Dome e também da câmera frontal, que possibilita a captura de imagens de rosto e de placas”, explicou o diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Yan Brayner.

Dessa forma, o equipamento reúne monitoramento inteligente, integração entre as forças de segurança e participação direta da população, consolidando uma política pública moderna, orientada pelo uso estratégico de dados.

Próximos passos

Além do totem inaugurado na Ponte Estaiada João Isidoro França, a Secretaria da Segurança Pública informa que já está em andamento a instalação de um novo equipamento no Terminal Rodoviário Lucídio Portella, no bairro Catarina, zona Sul de Teresina. A medida amplia a cobertura do sistema em uma área caracterizada por intenso fluxo de pessoas.

SPIA

O SPIA é um sistema moderno de videomonitoramento urbano que utiliza inteligência artificial para apoiar o trabalho das forças de segurança. Por meio de postes inteligentes equipados com câmeras de alta tecnologia, o sistema permite o monitoramento em tempo real, auxiliando na prevenção de crimes, na identificação de suspeitos e no apoio a investigações policiais.

Entre as principais funcionalidades estão o reconhecimento facial, a leitura automática de placas veiculares e o zoom de longo alcance, recursos que ampliam a capacidade de acompanhamento de ocorrências e tornam as ações policiais mais rápidas e eficientes.

Com a ampliação do SPIA, o Governo do Estado fortalece, ainda mais, as ações voltadas à proteção da vida, à redução da criminalidade e ao fortalecimento das estratégias integradas de segurança pública em todo o território piauiense, em consonância com as diretrizes do programa Pacto pela Ordem.

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Advogado de acusada de integrar o PCC é investigado por suposta ameaça de morte a juiz durante audiência

(SP) Marcos Cebola citou um delegado executado, disse temer que o magistrado não “adentrasse ao Elísio” e afirmou que todos morreriam; ele nega ter feito ameaça

Polícia prende suspeitos de roubo a residências e a depósito de gás em João Pessoa

(PB) De acordo com a Polícia Civil, dos três alvos de mandados de prisão, um já cumpria pena na Penitenciária Silvio Porto. Há ainda dois suspeitos considerados foragidos.

Mulher é detida após dar tapa no rosto de policial durante briga em Barretos

(SP) Confusão entre duas mulheres terminou com agressão a uma policial militar durante intervenção da PM no evento

Abordagem policial ao advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura e autuação

Adolescente “dá grau” e ainda bate em viatura policial de MG; ignorância audaciosa

(MG) Jovem de 17 anos foi flagrado empinando motocicleta e tentou fugir da abordagem; episódio foi registrado em Caraí (MG)

Murillo Ribeiro entra para a Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Thiago Costa é aprovado, pela 2ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos
Veja mais

Rivotril, Venvanse, Ritalina, Zolpidem, outras substâncias, drogômetro e prática de crimes de trânsito

24AGO26 -(2)
Resolução do Contran estabelece procedimentos para detectar substâncias psicoativas em motoristas; regra alcança substâncias que também podem estar presentes em tratamentos médicos e prevê resultado qualitativo positivo como forma de

“Medida protetiva que realmente protege é a prisão”, afirma delegado-geral do PI

Delegado-Geral do PI Luccy Keiko defende prisão em situações de maior risco; legislação prevê medidas protetivas e admite prisão preventiva quando preenchidos os requisitos legais
(PI) Mais de 3 mil ocorrências reforçam debate sobre proteção de mulheres vítimas de violência em Teresina

Ministério Público de Alagoas flagra inquéritos parados, falta de efetivo e até pragas em delegacia

Inspeção ao 22º Distrito Policial, em Maceió | Ascom MPAL
(AL) Fiscalização no 22º Distrito Policial revela inquéritos parados, apenas 7 policiais no efetivo e pátio tomado pelo mato com carros se deteriorando

Vilma Alves: a vida da primeira delegada negra do Piauí

(PI) Conheça a história de pioneirismo da policial que comandou Delegacia da Mulher e foi primeira corregedora-geral da PC; Vilma morreu no último dia 18, aos 79 anos

Polícia Civil da Paraíba prende Guarda Civil de Parnamirim responsável por disparos de arma de fogo em casa de show

26AGO26 -
(PB) Guarda civil de Parnamirim é preso em João Pessoa após ser apontado como autor de disparos e tentativa de homicídio contra dois seguranças em uma casa de shows.

Mãe de morto ao tentar roubar delegado diz que perdeu filho para ostentação

(SP) Suspeito de tentar roubar um delegado e uma agente da Polícia Civil, Peterson de Oliveira morreu após ser baleado por um PM de folga que flagrou a ação. O

Campanha nacional amplia coleta de DNA para encontrar desaparecidos

Quarta Mobilização Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas conta com 342 postos em todas as unidades da Federação.
Mobilização terá 342 postos de coleta em todo o país e busca cruzar material genético de familiares com perfis de pessoas encontradas sem identificação; saiba como participar
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.