‘Não haverá concurso para a Polícia Civil até 2018!’, anuncia governador do CE

CE: A meta é chamar todos os aprovados, declarou o governador Não haverá um novo concurso para Policial Civil no Ceará, pelo menos, até o ano de 2018. A afirmação foi feita pelo governador do Estado, Camilo Santana, nesta terça (12), durante a abertura do curso de formação profissional da Polícia Civil para os […]

Por Editoria Delegados

CE: A meta é chamar todos os aprovados, declarou o governador

 

Não haverá um novo concurso para Policial Civil no Ceará, pelo menos, até o ano de 2018. A afirmação foi feita pelo governador do Estado, Camilo Santana, nesta terça (12), durante a abertura do curso de formação profissional da Polícia Civil para os aprovados no concurso de 2015. A proposta do gestor é chamar, paulatinamente, os candidatos que foram classificados após o número de vagas inicialmente destinado e que ainda aguardam pelo sinal verde do governo para prestarem as etapas seguintes do certame.

Camilo chegava ao Centro de Eventos do Ceará (CEC) para participar da solenidade da aula magna quando foi interpelado por um grupo de candidatos do concurso de 2015. Eles reclamavam que a quantidade de pessoas chamada para o curso de formação era aquém do esperado. A alegação era que o triplo do número das vagas teve o nome publicado no Diário Oficial do Estado como aprovado, mas apenas um terço deles estaria iniciando as aulas.

“Apenas o número exato de vagas foi chamado pelo governador, mas o concurso aprova o triplo das vagas. Pedimos que seja vista essa situação, pois há muita gente cujo nome foi publicado no Diário Oficial mas não foi chamado. A Polícia Civil precisa de pessoal, está deficitária, então é mais que necessário haver essa atenção para chamar um número maior de aprovados”, relatou uma candidata ao cargo de escrivã dentre os remanescentes do certame.

 

Camilo, no entanto, garantiu que não haverá um novo concurso até o fim do mandato, prometendo que chamaria os demais aprovados à medida que as condições financeiras do Estado permitam ao governo investir e ampliar a Polícia Civil do Ceará.

 

“Não vai ter mais (concurso). Vamos chamar o cadastro (de reserva). Como vocês têm percebido, a gente tem um compromisso de olhar para a segurança pública, pois é um grande anseio da sociedade. Mas eu não esperava enfrentar um problema de crise hídrica. Investi muito dinheiro nisso. Se chover esse ano, resolve 50% dos meus problemas. E tem a crise da economia. Vamos esperar que as coisas melhorem”, disse aos populares, que levavam faixas e camisas cobrando mais vagas para policiais civis.

 

Lei de Responsabilidade Fiscal

 

À imprensa, o governador completou, concordando que percebe a necessidade de aumentar o efetivo para além das vagas até então ocupadas pelos participantes do curso de formação em andamento. “Agora que estamos chamando a primeira turma que passou. Sei que há necessidade de mais efetivo, mas tudo depende de como vai se comportar a economia do País e do Estado em 2016. Existe uma Lei de Responsabilidade Fiscal que limita os gastos com pessoal, com contratação. Cada passo que dermos tem que ser com muito cuidado, muito zelo, sempre preservando a situação, que hoje, ainda é satisfatória em relação a outros Estados”, explicou o gestor estadual.

 

Preocupação com a economia

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) endossou a percepção de necessidade de ampliação da Polícia Civil cearense, destacando que mesmo com o efetivo considerado pequeno, o órgão produz bons resultados.

“A Polícia Civil tem um efetivo reduzido e dou meu testemunho que, apesar disso, tem feito um bom trabalho, apresentado respostas para os grandes casos. Há uma preocupação grande com todo o efetivo da SSPDS. Temos hoje na academia, recentemente formados que deverão tomar posse logo, 127 novos servidores da Perícia Forense do Estado (Pefoce). Ainda no primeiro semestre, os oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Temos a formação para abril de 307 novos PMs. E o governador já determinou que fosse feito o edital para chamar de 4.000 a 4.500 novos PMs nos próximos três anos. Certamente, teremos que chamar nesse período, mais pessoal para a Polícia Civil, para o Corpo de Bombeiros. Está sendo com os pés no chão pois entendemos as dificuldades no País todo, e no Ceará não é diferente”.

 

Diário do Nordeste

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

Veja mais

Melhores Delegados de Polícia do Brasil, Censo 2026

Produtividade, Proatividade, História, Legado, Valorização, Reconhecimento e Premiação

Governador do Tocantins autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

(TO) Certame prevê cargos de delegado, oficial investigador e perito, com salários que chegam a R$ 21,9 mil

Delegado detalha atuação de cardiologista preso por estupro de vulnerável no RS

(RS) Investigação identifica 14 possíveis vítimas; médico é suspeito de dopar pacientes para praticar abusos sistemáticos durante consultas na Região Metropolitana

Polícia Civil do PI registra queda de 40% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026

(PI) As ações do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) fazem parte do Pacto Pela Ordem para reduzir a criminalidade na capital e no interior do estado.

O Elo Invisível: Como a Inteligência Preditiva pode Antecipar o Feminicídio no Piauí

O "Pulo do Gato" na Prevenção do Feminicídio: Por que o Piauí precisa da Teoria do Elo?

Sétimo Dia: Delegado Steferson Nogueira deixa história que transcende a segurança pública

(PB) Trajetória do delegado é lembrada por avanços históricos, diálogo institucional e compromisso com a segurança pública

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação
Veja mais

Brasil dá um passo decisivo no enfrentamento ao crime organizado com a nova Lei Antifacção

Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública participa de entrevista e trata da nova legislação

Senador com CNH vencida, dirige carro sem placa, usa giroflex, dá “carteirada” e foge de abordagem policial em São Paulo

Senador Alexandre Luiz Giordano (Podemos-SP)
(SP) Parlamentar dirigia carro de luxo sem placa e com giroflex ilegal; na fuga, Giordano subiu em calçada e quase atropelou policiais militares

Comoção e reconhecimento marcam despedida do delegado Steferson Nogueira, que deixa um legado na segurança pública

Steferson Nogueira, Delegado de Polícia Civil da Paraíba e presidente da ADEPDEL - Associação dos Delegados de Polícia da Paraíba
Um grande pai, esposo, delegado, companheiro e exemplo de liderança

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas

Delegados da PF aprovam paralisação “82 horas sem a Polícia Federal”

A categoria defende a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas com direcionamento de recursos apreendidos à PF

Operação Cerco Fechado prende 78 criminosos e apreende cocaína e ouro no Piauí

(PI) Os mandados cumpridos estão relacionados a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.