Mato Grosso do Sul inicia formação de 54 policiais e 8 servidores para atuar como oficiais de Justiça

Iniciou nesta terça-feira (8), em Campo Grande (MS), o curso de capacitação de 54 policiais civis e militares e 8 servidores designados ad hoc para exercer, em caráter temporário, funções similares às de oficiais de justiça, com foco no cumprimento de medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). A […]

Por Editoria Delegados

Iniciou nesta terça-feira (8), em Campo Grande (MS), o curso de capacitação de 54 policiais civis e militares e 8 servidores designados ad hoc para exercer, em caráter temporário, funções similares às de oficiais de justiça, com foco no cumprimento de medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

A iniciativa decorre do Acordo de Cooperação Técnica nº 03.010/2025, celebrado entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Esta é a primeira vez que uma parceria dessa natureza é formalizada no Brasil, marcando um avanço significativo na integração entre o Poder Judiciário e as forças de segurança pública.

A formação é coordenada pela Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS) e contempla 42 policiais militares, 12 policiais civis e 8 servidores públicos que atuarão de forma pontual em situações específicas. A atuação desses profissionais ocorrerá prioritariamente em Campo Grande, onde há demanda crescente e carência de oficiais de justiça.

O convênio tem duração prevista de cinco anos e estabelece parâmetros técnicos para o desempenho das atividades, com prazos definidos, metas de execução e mecanismos de monitoramento. Um dos principais objetivos é assegurar maior celeridade na entrega de mandados judiciais, incluindo ordens de afastamento do agressor, intimações e mandados de prisão, que deverão ser cumpridos no prazo máximo de 48 horas.

A criação do programa também responde à necessidade de fortalecer a rede de proteção às vítimas de violência doméstica e familiar no estado.

Caso Vanessa Ricarte

A morte da jornalista Vanessa Ricarte, de 42 anos, ocorrida no dia 12 de fevereiro deste ano, após registrar boletim de ocorrência e obter medida protetiva contra o ex-companheiro, destacou fragilidades no processo de execução dessas ordens judiciais. Vanessa deixou a delegacia com o documento em mãos, mas o agressor, Caio do Nascimento Pereira, não foi notificado a tempo, o que impediu a ação preventiva das autoridades.

O caso teve ampla repercussão e foi decisivo para acelerar a busca por soluções práticas e eficazes para proteger mulheres em situação de vulnerabilidade, contribuindo diretamente para a formalização do acordo entre o TJMS e o Governo estadual.

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Advogada é presa em flagrante após criticar delegado nas redes sociais e chamá-lo de “doente mental”

(GO) Advogada Áricka Cunha foi detida após publicar despacho policial e questionar, nas redes, a decisão que encerrou ocorrência registrada por ela

Governador do Tocantins autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

(TO) Certame prevê cargos de delegado, oficial investigador e perito, com salários que chegam a R$ 21,9 mil

Delegado detalha atuação de cardiologista preso por estupro de vulnerável no RS

(RS) Investigação identifica 14 possíveis vítimas; médico é suspeito de dopar pacientes para praticar abusos sistemáticos durante consultas na Região Metropolitana

Polícia Civil do PI registra queda de 40% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026

(PI) As ações do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) fazem parte do Pacto Pela Ordem para reduzir a criminalidade na capital e no interior do estado.

O Elo Invisível: Como a Inteligência Preditiva pode Antecipar o Feminicídio no Piauí

O "Pulo do Gato" na Prevenção do Feminicídio: Por que o Piauí precisa da Teoria do Elo?

Sétimo Dia: Delegado Steferson Nogueira deixa história que transcende a segurança pública

(PB) Trajetória do delegado é lembrada por avanços históricos, diálogo institucional e compromisso com a segurança pública

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação
Veja mais

Brasil dá um passo decisivo no enfrentamento ao crime organizado com a nova Lei Antifacção

Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública participa de entrevista e trata da nova legislação

Senador com CNH vencida, dirige carro sem placa, usa giroflex, dá “carteirada” e foge de abordagem policial em São Paulo

Senador Alexandre Luiz Giordano (Podemos-SP)
(SP) Parlamentar dirigia carro de luxo sem placa e com giroflex ilegal; na fuga, Giordano subiu em calçada e quase atropelou policiais militares

Comoção e reconhecimento marcam despedida do delegado Steferson Nogueira, que deixa um legado na segurança pública

Steferson Nogueira, Delegado de Polícia Civil da Paraíba e presidente da ADEPDEL - Associação dos Delegados de Polícia da Paraíba
Um grande pai, esposo, delegado, companheiro e exemplo de liderança

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas

Delegados da PF aprovam paralisação “82 horas sem a Polícia Federal”

A categoria defende a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas com direcionamento de recursos apreendidos à PF

Operação Cerco Fechado prende 78 criminosos e apreende cocaína e ouro no Piauí

(PI) Os mandados cumpridos estão relacionados a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.