Durante a visita da primeira-dama Janja Lula da Silva a Teresina, nesta quinta-feira (30), o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, afirmando que a medida é essencial para ampliar o financiamento da segurança e fortalecer políticas de enfrentamento ao feminicídio.
As declarações ocorreram durante a agenda de Janja no estado, onde ela participou de atividades relacionadas ao Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio.
Governador associa PEC ao combate ao feminicídio
Ao comentar a atuação de Janja, Rafael Fonteles afirmou que a primeira-dama tem protagonizado uma mobilização nacional contra a violência de gênero e atribuiu parte da redução dos casos de feminicídio a esse trabalho. Segundo o governador, o Piauí registrou queda superior a 60% nos feminicídios no primeiro semestre de 2026, em comparação com o mesmo período de 2025.
“Olhando o caso do Piauí, reduziu mais de 60% dos feminicídios, comparando o primeiro semestre de 2026 com o primeiro semestre de 2025. E o Brasil inteiro também reduziu. Eu atribuo muito a essa luta dela, do presidente Lula e de todos os órgãos e entidades envolvidos”, afirmou.
Financiamento da segurança
Questionado sobre a necessidade de ampliar os recursos destinados às políticas públicas de segurança, Rafael defendeu que o Senado aprove a PEC da Segurança Pública, já aprovada pela Câmara dos Deputados. Segundo ele, a proposta permitirá uma atuação mais efetiva do governo federal no financiamento e na coordenação das ações dos estados.
“Precisamos de financiamento para toda a segurança pública, por isso que rezamos que o Senado aprove a PEC da Segurança Pública, que já foi aprovada na Câmara. Falta o Sistema Único de Segurança Pública, e certamente uma das verticais desse sistema será o enfrentamento à violência contra a mulher, especialmente o combate ao feminicídio”, declarou.
Lula no Piauí
Durante a entrevista, Rafael Fonteles também confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá cumprir agenda no Piauí durante o período eleitoral. Segundo o governador, a visita está sendo articulada e terá como objetivo defender o projeto político do grupo aliado no estado.
“O presidente Lula vai vir. O presidente Lula virá, ou nesse período de pré-campanha ou no período de campanha, para abraçar o povo do Piauí e defender o nosso campo político, a nossa pré-candidatura à reeleição, as pré-candidaturas ao Senado e o legado do governo”, afirmou.
Janja participou de agenda no Piauí
A visita de Janja Lula da Silva ao Piauí teve como principal objetivo apresentar o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, além de cumprir agendas voltadas à discussão de políticas públicas para a proteção das mulheres. Durante entrevista a primeira-dama também defendeu que esposas de presidentes tenham estrutura institucional para desenvolver projetos e ações.
Meio Norte
DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados