Justiça proíbe policiais civis de portarem armas em voos

Sindicato defende que Anac extrapolou poderes ao proibir porte de arma em aeronaves. Juiz seguiu entendimento da AGU, de ‘risco infundado’; cabe recurso A Justiça Federal no Distrito Federal confirmou, nesta semana, a validade de uma resolução da Agência Nacional de Avião Civil (Anac) que restringe o porte de armas em voos comerciais. Com a […]

Por Editoria Delegados

Sindicato defende que Anac extrapolou poderes ao proibir porte de arma em aeronaves. Juiz seguiu entendimento da AGU, de ‘risco infundado’; cabe recurso


A Justiça Federal no Distrito Federal confirmou, nesta semana, a validade de uma resolução da Agência Nacional de Avião Civil (Anac) que restringe o porte de armas em voos comerciais. Com a decisão, policiais fora de serviço não poderão embarcar armados em aeronaves de carreira.

O pedido de liminar foi apresentado pelo Sindicato dos Policiais Civis do DF. Segundo a entidade, a Anac extrapolou o poder regulatório ao emitir regras ligadas ao porte de armas. O argumento foi rejeitado pelo juiz federal Rolando Valcir, da 21ª Vara Federal do DF.

Na decisão, o magistrado acolheu os argumentos da Advocacia-Geral da União (AGU) e da própria Anac, que consideram o porte de armas para agentes de folga “desprovido de qualquer utilidade de prática”.

Os órgãos defendem, ainda, que a presença da arma a bordo geraria “um risco infundado e desproporcional para o transporte civil brasileiro”. A restrição às armas, segundo a AGU, está alinhada com a Convenção de Chicago – tratado internacional de aviação recepcionado pelo Brasil em 1946.

“O disparo acidental de arma de fogo a bordo de aeronave pode ter efeitos catastróficos, dentre eles, atingir alguma pessoa a bordo, perfurar o tanque de combustível, perfurar a janela ou a fuselagem, causando rompimento e despressurização explosiva”, enumeram os advogados da União.

O que dizem os policiais?

Na nota enviada à TV Globo, o Sindicato dos Policiais Civis do DF aponta “tratamento desigual entre as forças de segurança”, já que a restrição do porte de armas na folga não vale para policiais federais.

“Além disso, a Anac até hoje nunca conseguiu mostrar nenhum caso que envolvendo os policiais civis do DF que trouxesse insegurança ao voo”, diz o comunicado da entidade.

“Pelo contrário, o que temos registro é de casos de extravio de armas de fogo e demais equipamentos, como carregadores e munições, no processo de embarque e desembarque.”

As regras mais restritas para o porte de armas a bordo foram publicadas em janeiro, mas só entraram em vigor no meio do ano. Pelo regramento, o policial só pode embarcar armado se estiver em serviço e comprovar a necessidade do porte.

As situações que autorizam o embarque incluem:

– escolta de autoridade, testemunha ou de preso;

– participação em investigação policial que possa ser prejudicada caso o passageiro despache a arma.

A regra prevê o limite de transporte de duas armas de cano curto, que não podem estar carregadas. A munição poderá ser transportada separada. No caso de armas longas, além de descarregadas eles devem viajar desmontadas.

O passageiro que não se enquadrar nas condições previstas na norma para embarque, poderá transportar armas de fogo e munições como bagagem despachada. Para isso, o passageiro deve ir à Polícia Federal do aeroporto para obter a autorização de transporte. Esse documento deve ser apresentado no momento do despacho.

A nova resolução estabelece procedimentos mais rígidos para a companhia aérea durante o transporte da arma, garantindo maior segurança e rastreabilidade. Em caso de extravio, por exemplo, o passageiro deve ser indenizado.

G1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Socorro médico: ato de ofício ou ordem judicial

A queda de um preso, o traumatismo craniano e a ordem judicial – um conto de horror hipotético num país hipotético

Decisão do delegado de polícia pela não autuação em flagrante forjado

A Consultoria Jurídica do Portal Nacional dos Delegados elaborou todos os modelos de decisões para o delegado de polícia. O assinante poderá usar cada modelo e apenas colocar referências ou

Auto de Reconhecimento de Pessoa em 2026

Veja modelo atualizado de Reconhecimento de Pessoas, conforme doutrina, legislação e jurisprudência atuais. Modelo que blinda o auto contra nulidades, atende à jurisprudência do STJ/STF sobre reconhecimento pessoal e fotográfico,

Ministério da Justiça institui Protocolo Nacional para Reconhecimento de Pessoas

Veja modelo atualizado de Reconhecimento de Pessoas, conforme doutrina, legislação e jurisprudência atuais. Modelo que blinda o auto contra nulidades, atende à jurisprudência do STJ/STF sobre reconhecimento pessoal e fotográfico,

O menor e o maior valor de fiança que o delegado de polícia pode arbitrar em 2026!

O preceito primário do art. 322 do Código de Processo Penal elenca que o delegado de Polícia tem atribuição para arbitrar fiança nos delitos que a pena privativa de liberdade

Termo de Arbitramento de Fiança Policial em 2026. Sem prevaricação e sem abuso de autoridade

A Consultoria Jurídica do Portal Nacional dos Delegados elaborou um modelo próprio. O assinante poderá usar uma única vez o modelo em formato .doc (word), editáveis e atualizados diariamente.

Suspeito de espancar médica participou de corrida contra violência doméstica

(PI) Danny Oliveira foi preso no fim da tarde desta sexta (2) pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí
Veja mais

O Uso de Inteligência Artificial na Segurança Pública e o Equívoco do Desarmamento Digital

03JAN26 - DF THIAGO
Por Thiago Frederico de Souza Costa. Delegado de Polícia Civil do Distrito Federal. Secretário Executivo do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública - Consesp

Delegado surpreende investigadora com pedido de casamento durante evento de réveillon

02JAN26 - BA DELEGADO CASAMENTO
(BA) Domingos Terzini pediu Letícia Lacerda em casamento. Casal se conheceu no Carnaval de Salvador

Eduardo Cabette é aprovado, pela 9ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

“Música que aproxima a Polícia da sociedade” marca atuação da segurança pública da Paraíba

(PB) Apresentação cultural em evento histórico no interior transforma a música em instrumento de integração, afeto e fortalecimento dos laços entre a Polícia Civil e a comunidade

Piauí é novamente destaque nacional e reafirma liderança em segurança pública

30DEZ25 - PI REFERÊNCIA NACIONAL
(PI) Com redução histórica da criminalidade, investimentos recordes e integração das forças policiais, estado se firma entre os mais seguros do país e referência no Nordeste

Prefeitura de São Paulo investe 26% a mais em Segurança; Estado, 3,6%. Sindicato alerta: “Tarcísio segue sucateando a Polícia”

29DEZ25 - SP SINDPESP
(SP) Do total de recursos destinados à Segurança Pública do Estado, segundo Sindpesp, também chama atenção a redução de investimentos no combate ao crime organizado

Márcio Mendes é incluído, in memoriam, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025- MÁRCIO MENDES
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.

Fique entre os melhores e faça parte do Maior Portal Jurídico Policial do Brasil!

Acesse agora o conteúdo exclusivo, durante 7 dias, por apenas R$ 2,90!