Justiça determina nomeação imediata de policiais civis no Estado do Piauí

PI: Nomeação dos 101 aprovados deve acontecer até a próxima semana Em liminar expedida ontem (3), o desembargador José James Gomes determinou que o governo do Estado do Piauí realize, em no máximo 15 dias, a nomeação e posse dos candidatos aprovados remanescentes dos concursos públicos referentes aos editais 01/2012 e 01/2014, para a Polícia […]

Por Editoria Delegados

PI: Nomeação dos 101 aprovados deve acontecer até a próxima semana

Em liminar expedida ontem (3), o desembargador José James Gomes determinou que o governo do Estado do Piauí realize, em no máximo 15 dias, a nomeação e posse dos candidatos aprovados remanescentes dos concursos públicos referentes aos editais 01/2012 e 01/2014, para a Polícia Civil do Piauí. Segundo o secretária de Segurança Pública, Fábio Abreu, a solenidade de nomeação dos 101 aprovados deve acontecer até a próxima semana.

Abreu disse que, a partir de agora, a questão será apenas burocrática, relacionada ao recebimento da liminar, publicação da nomeação e deu o prazo de uma semana para que os novos delegados, agentes e escrivães estejam nas ruas.

 

“Os concursados que já foram treinados na Academia de Polícia Civil estão prontos para serem nomeados para ir para as ruas, tanto da capital quanto do interior. Diante de tanta insistência do governador, do secretário de administração, e nossa, que temos interesse de ter esses policiais trabalhando, recebemos uma determinação judicial do desembargador James para fazer a nomeação”, falou o secretário.

 

A determinação diz respeito a acordo firmado durante ação de dissídio coletivo de greve no ano passado.

 

Na decisão, o desembargador recordou que no acordo entre o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Piauí (Sinpolpi) e o governo do Estado, firmado em 2015, o secretário de segurança pública, Fábio Abreu, concordou com a “nomeação escalonada nos cargos de agente de polícia civil de Terceira Classe e escrivães, dos alunos aprovados no concurso público, com publicação no Diário Oficial do Estado, conjuntamente com a proposta de nomeação dos delegados de polícia civil”, disse.

 

Em virtude do descumprimento do acordo, o Sindicato ajuizou pedido de execução de cláusula. O magistrado considerou o pedido procedente e destacou que, homologado e transitado em julgado, “viabiliza, mais ainda, a execução do acordo firmado”.

 

José James disse ainda que, em caso de descumprimento, está fixada multa diária de R$ 1 mil, com limite de R$ 50 mil, sem prejuízo das demais sanções legais cabíveis, em decorrência do não cumprimento do acordo.

  

Fábio Abreu comentou ainda que os novos policiais, inicialmente, integrarão um modelo semelhante ao da Força Integrada de Segurança, em que as polícias civil e militar atuaram em parceria na resolução de crimes na capital e municípios circunvizinhos. Ao todo, 101 policiais serão nomeados.

 

 

 

“Vamos desenvolver estratégias para utilizar esses policiais, reeditando aquele modelo de Força Tarefa usado para a outra turma, além da capital, para que saiam para os interiores com a experiência das unidades em que há maior movimentação do trabalho, nas delegacias distritais, especializadas. Será como estágio, mas sairão capacitados para exercer as funções normalmente. Os delegados terão suas funções, assim como agentes e escrivães. Teremos um reforço considerável e muito bom para que nossos distritos tenham melhor resolusão de levantamentos, investigações e de ocorrências”, explicou.

 

Maria Romero – Cidade Verde Jornal

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

Veja mais

Fachin suspende decisões de Mendonça e Dino sobre direção da PF

Fachin suspende decisão de Mendonça que afastou Andrei Rodrigues da PF e decisão de Dino que reintegrou diretor

Salário de agente, escrivão e investigador não pode ficar vinculado ao de delegado, decide STF

Supremo invalida vinculação da remuneração de policiais civis à de delegados de Polícia Civil

Dino determina reintegração de diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

Flávio Dino reverte afastamento de cúpula da PF, critica 'decisão em causa própria' e aponta risco a investigações do caso 'Dark Horse'

Fenadepol e ADPF divulgam notas de repúdio após afastamento de dirigentes da Polícia Federal

Entidades Federais defenderam a preservação das prerrogativas institucionais do órgão

11 Diretores da Polícia Federal apoiam Andrei Rodrigues e entregam cargos

O pedido de vista não derruba a liminar de André Mendonça, que continua valendo. Com o afastamento de Andrei, o diretor-executivo da PF, William Murad, deve ficar interinamente na chefia

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma
Veja mais

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

02SET26 -
(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

01SET26 -
Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

Promotor Coaracy (direita) é um nome conhecido no estado porque foi procurador-Geral de Justiça de Alagoas
(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.

Designer cria camisa capaz de ‘esconder’ pessoas de câmeras de vigilância com IA

Designer Simon Weckert criou camisa capaz de esconder pessoas de câmeras de vigilância com IA
'Camisa havaiana mais feia já vista no planeta' de Simon Weckert impede que tecnologia identifique o usuário como um 'ser humano padrão'

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

MP POST270826 -
(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.