III Painel de Direito de Polícia Judiciária sobre “Crime Cibernético”

MS: Adepol divulga A atuação de criminosos virtuais está ficando mais aperfeiçoada a cada dia. Para qualificar os profissionais de segurança pública, a Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (Adepol-MS), realizará dia 6 de dezembro o III Painel de Direito de Polícia Judiciária, com a temática “Ferramentas de investigação nos crimes […]

Por Editoria Delegados

MS: Adepol divulga


A atuação de criminosos virtuais está ficando mais aperfeiçoada a cada dia. Para qualificar os profissionais de segurança pública, a Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (Adepol-MS), realizará dia 6 de dezembro o III Painel de Direito de Polícia Judiciária, com a temática “Ferramentas de investigação nos crimes cibernéticos”.

 

De acordo com o coordenador do evento, delegado Camilo Kettenhuber Cavalheiro, “esta iniciativa da Adepol promover o conhecimento técnico e estratégico para atuar no combate a esse tipo de crime é fundamental para nós. Os criminosos buscam conhecimento e investem em tecnologia para praticar o delito e nós, profissionais da segurança pública, temos que estar sempre a frente”, afirma.

Delegado Camilo Kettenhuber Cavalheiro é um dos coordenadores do evento

De acordo com o relatório da Norton Cyber Security, publicado no ano passado, o Brasil é o segundo país do mundo quando o assunto é crime cibernético. Cerca de 62 milhões de pessoas sofrem com essa prática criminosa que gera um prejuízo de US$ 22 bilhões, segundo o estudo. Ficamos atrás apenas da China.

A terceira edição do painel será realizada no auditório da Adepol-MS, em Campo Grande, e é destinada aos delegados de polícia civil e federal, promotores, juízes, investigadores e demais funções estratégicas que atuam no combate e punição aos criminosos cibernéticos. De acordo com a comissão de trabalho que atua na organização do evento, as inscrições são limitadas de acordo com a categoria.

 

Delegado Alesandro Gonçalves Barreto será o palestrante do evento

Para o evento, que será realizado no auditório da Adepol, a organização convidou Alesandro Gonçalves Barreto, que ministrará uma palestra e depois participará de um debate. Ele é formado em Direito, pós-graduado, já atuou como coordenador do Núcleo de Inteligência de Segurança Pública do Piauí. Ele é Delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí e coautor dos livros Inteligência Digital, Manual de Investigação Cibernética e Investigação Digital em Fontes Abertas, Deep Web, da Editora Brasport; Vingança Digital, Mallet Editora e Cybercards. Coordenador do Núcleo de Fontes Abertas da Secretaria Extraordinária para Segurança de Grandes Eventos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio.

“Com o currículo e conhecimento técnico do Dr. Alesandro Barreto, faremos um evento dinâmico e com muita informação técnica. Este é um dos compromissos da Adepol com todos, pois o profissional ganha conhecimento e a sociedade fica mais protegida”, afirma o delegado Camilo Cavalheiro.
 

Delegado Alesandro Gonçalves Barreto já participou de inúmeras operações, coletivas de imprensa e é autor de livros sobre crimes cibernéticos, e agora compartilhará seus conhecimentos com profissionais de MS

Como participar

As inscrições para a terceira edição do Painel de Polícia Judiciária podem ser feitas pelo site http://bit.ly/PainelPoliciaJudiciariaMS2019. O público-alvo, convidado de acordo com o planejamento do evento, precisa acessar o site com o cupom de acesso recebido e confirmar sua inscrição preenchendo um cadastro.

A edição deste ano não contemplará os acadêmicos, como nos anos anteriores. A Adepol-MS está estudando um outro evento para esse público.

Serviço

A programação do treinamento com o delegado Alesandro Gonçalves Barreto será dia 6 de dezembro, sexta-feira, de 7h30 às 17h10, com credenciamento, abertura oficial, palestra, temas práticos, perguntas do público e encerramento. Toda a programação será realizada no auditório da Adepol-MS, que fica na Rua Dr. Robison Benedito Maia, 321 Bairro Carandá Bosque, em Campo Grande (MS).

Para mais informações, fale com a equipe ADEPOL-MS, pelo fone (67) 3326-4334.

 

Portal da Adepol MS

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

Veja mais

A exigência do contraditório e da ampla defesa no inquérito policial

Por Rafael Francisco Marcondes de Moraes e Francisco Sannini

Delegado Michel Sampaio rebate acusação de perseguição e aponta retaliação de servidora

(MA) Michel Sampaio formalizou uma representação criminal junto à Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, apontando possíveis crimes de abandono de função, peculato-desvio e fraude processual

Lei Orgânica Nacional: ainda sobre a aglutinação de cargos. A questão da constitucionalidade

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Charles Pessoa lidera pesquisa para deputado federal no Piauí!

(PI) Delegado do Povo: Charles Pessoa conquista os corações dos piauienses nas ruas e nas redes

Delegados da PF cobram cúpula da Academia Nacional sobre exclusão de colega por ‘incompatibilidade de ideias’

ADPF oficia ANP para obter justificativas sobre exclusão de Delegado Federal da equipe docente

Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis: As Alterações dos Cargos Policiais

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

PL da Misoginia: quando o ódio às mulheres deixa de ser opinião e se torna crime

Por Francini Imene Dias Ibrahin (Sindpesp)*
Veja mais

Chico Lucas assume coordenação de escritórios nacionais de combate às facções

08JUL26 -
Secretário Nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, fortalece a atuação integrada entre as forças de segurança estaduais e federais no enfrentamento às organizações criminosas

Paulo Gondim segue, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 PAULO GONDIM
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Crescente popularidade das plataformas digitais baseadas em aplicativos

07JUL26 - (1)

O entretenimento digital evolui cada vez mais em torno dos aplicativos móveis, pois eles se ajustam melhor aos hábitos do público moderno. No Brasil, onde o smartphone se tornou o

Três são presos após sequestro de idosos e comemoração em hotel, na PB

04JUL26 -
(PB) Atuou na investigação o delegado Lucas Sá, da PCPB

Em João Pessoa, secretário do Governo Lula destaca integração entre estados e reforça combate às facções criminosas com ‘cooperação’

Francisco Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública
(PB) Representando o ministro da Justiça, Chico Lucas apresentou ações do programa Brasil Contra o Crime Organizado e defendeu cooperação entre forças de segurança de todo o país

Duelos, Desafios e Legítima Defesa

04JUL26 -
Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Entidades de Delegados de Polícia emitem nota de pesar pelo falecimento do delegado Michel Saliba

Delegado de Polícia Federal Michel Brasil Saliba
Michel Brasil Saliba foi atingido durante cumprimento de mandado de busca no apartamento da companheira do policial militar. Delegado foi levado ao hospital em estado grave, mas não resistiu
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.