Hackers acusados de aplicar golpes são presos em operação do Greco

PI: Entenda como atuava quadrilha de hackers presa em operação do Greco O Grupo de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Civil do Piauí efetuou a prisão de 4 pessoas na manhã de hoje em um flat no bairro Cabral. Foram presos DEIVIDI RODRIGUES DE OLIVEIRA, FRANCIEL ARNAUD PINTO, NAYZA REGINA DOS SANTOS CÂMARA e […]

Por Editoria Delegados

PI: Entenda como atuava quadrilha de hackers presa em operação do Greco 

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Civil do Piauí efetuou a prisão de 4 pessoas na manhã de hoje em um flat no bairro Cabral. Foram presos DEIVIDI RODRIGUES DE OLIVEIRA, FRANCIEL ARNAUD PINTO, NAYZA REGINA DOS SANTOS CÂMARA e RODRIGO CUNHA DAS NEVES pelos crimes de organização criminosa, uso de documento falso e estelionato.

A ação criminosa consistia em obter os dados de correntistas, alterar documentos com os dados dos correntistas e efetuar os saques em agências bancárias do interior do estado. Os investigados estavam no Piauí há cerca de 2 meses e vinham sendo acompanhados pela nossa equipe de investigação o que nos fez representar por busca e apreensão junto à central de inquéritos.

A operação foi deflagrada hoje e resultou na apreensão de documentos falsos, dados de contas correntes e equipamentos de informática usados para falsificar os documentos. Os investigados após seus interrogatórios serão encaminhados ao sistema prisional.


O coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado – GRECO – delegado Tales Gomes (imagem), explicou como atuavam os quatros hackers presos em Teresina, suspeitos de aplicar golpes bancários no interior do Piauí.

Conforme o delegado, os suspeitos agiam inicialmente conseguindo dados de clientes correntistas, em seguida o grupo conseguia documentos das vítimas e com isso, os dados eram apagados e trocados por outros. Os acusados foram identificados como Deividi Rodrigues de Oliveira, Franciel Arnaud Pinto, Nayza Regina dos Santos Câmara e Rodrigo Cunha das Neves.

Ação dos hackers

“Nossa equipe de investigação levantou informações sobre a presença desse grupo aqui em Teresina e eles são hackers, que obtinham dados para fazer saques. Identificamos um dos locais onde eles estavam hospedados, cumprimos a busca e a apreensão, fizemos a vigilância e constatamos através destas vigilâncias, que o Deivid era o responsável por conseguir os dados dos correntistas; o Franciel, a partir desses dados, pegava documentos verdadeiros, apagava o conteúdo desses documentos, substituía os dados dos correntistas e colocava a foto da Nayza e do Rodrigo para que eles fossem até o interior do estado, em cidades de Campo Maior, Altos, Piripiri, José de Freitas, Floriano”, explicou.

Três crimes

Ainda conforme o delegado Tales Gomes, os suspeitos estavam no Piauí há cerca de dois meses e vão ser autuados pelos crimes de organização criminosa, uso de documentação falsa e estelionato.

“Eles compareciam as agências bancárias e efetuavam os saques, estavam aqui no Piauí há cerca de dois meses. Nos últimos 15 dias começamos as investigações. Eles vão ser autuados por organização criminosa, uso de documentação falsa e estelionato e após o interrogatório serão encaminhados para o sistema prisional”, ressaltou.

Dados de 5 mil pessoas

Os quatro suspeitos, são oriundos dos estados do Pará e Maranhão. Nos computadores deles, os investigadores do GRECO encontraram cerca de 5 mil dados de pessoas. “Eles são do Pará e do Maranhão, os três homens são do Pará, e a mulher do Maranhão. Dois deles, no caso o Deivid e o Rodrigo já respondem pelos mesmos crimes e já tem um grau de amizade de um bom tempo, são da mesma região. Conforme a narrativa da Nayza aqui, ela é garota de programa, talvez desse contexto tenha surgido uma aproximação do grupo. Nossas investigações chegaram a encontrar dados de 5 mil pessoas nos computadores deles, que estavam atuando aqui, mas já estiveram em outros estados”, finalizou.

 

Greco e GP1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para Adepto e Sindepol Tocantins

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

A quem pertence o dinheiro apreendido do crime?

Se a operação foi liderada pela PF, o recurso deve fortalecê-la. Se foi fruto de investigação da Polícia Civil ou de operação da PM, o recurso deve retornar a esses

Feminicídio no Tocantins: o que os últimos cinco anos insistem em nos dizer

Do reconhecimento nacional em 2024 à preocupação com o avanço dos casos em 2025, os dados revelam que o combate à violência contra a mulher ainda exige respostas diárias, firmes

Higgo Martins segue, pela 8ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Escolas Superiores e Academias das Polícias Civis ganham Assinaturas Premium Anuais do Portal Delegados

Cortesias de Assinaturas Premium Anual do Portal Delegados para diretores, vice-diretores, professores, instrutores, supervisores, coordenadores e agentes públicos vinculados às Escolas Superiores ou Academias de Polícias Civis

Samuel Silveira segue, pela segunda vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Formatura de 65 guardas municipais reforça integração das forças de segurança pública do Piauí e Maranhão

Além da capacitação, o Governo do Piauí vai apoiar os municípios com equipamentos e viaturas, reforçando ainda mais a atuação das guardas civis municipais.
Veja mais

Forçar cartão amarelo em jogo de futebol; procedimento jurídico-policial para apurar a conduta

05DEZ25- CARTAO AMARELO
Investigação Criminal sobre o comportamento do jogador que simula ato para "atrair" aplicação de cartão amarelo

Condução coercitiva da vítima; procedimento jurídico-policial

Legisladores de múltiplos ordenamentos, especialmente no Brasil, direcionam seus esforços à tutela da figura da vítima, reconhecendo-a como sujeito processual de destaque no cenário jurídico penal contemporâneo.

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Goiás

GO ADEPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Acre

AC ADEPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

3 de dezembro, Dia do Delegado de Polícia

Este dia simboliza a honra e o respeito ao longo caminho percorrido por esses profissionais na construção de um Brasil mais seguro e justo.

Teresina registra o menor número de homicídios para um mês dos últimos 20 anos

(PI) O resultado reflete a queda contínua dos índices de violência, impulsionada pelo monitoramento permanente e pela análise detalhada dos dados de criminalidade.

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindepominas

MG SINDEPOMINAS BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.