Governo instala primeira delegacia na Rocinha, Zona Sul do Rio

    O governo do estado inaugurou na manhã deste sábado (21) a primeira delegacia na Rocinha, comunidade da Zona Sul do Rio. A 11ª DP, nos moldes da Delegacia Legal, terá 40 policiais e dois delegados para atender a 150 mil moradores. A delegacia terá ainda núcleo de atendimento mulher, que cuidará dos casos […]

Por Editoria Delegados

21dez13-rocinha-2

 

 

O governo do estado inaugurou na manhã deste sábado (21) a primeira delegacia na Rocinha, comunidade da Zona Sul do Rio. A 11ª DP, nos moldes da Delegacia Legal, terá 40 policiais e dois delegados para atender a 150 mil moradores. A delegacia terá ainda núcleo de atendimento mulher, que cuidará dos casos de violência doméstica. O delegado titular é Gabriel Ferrando.

 

“Para quem tinha dúvidas de que o projeto de pacificação não seguiria, esta é uma prova de que continua. Estamos aqui para ouvir a população, estou muito ansioso por isso”, disse o delegado.

 

Para a chefe de Polícia Civil do estado, delegada Martha Rocha, a delegacia foi um presente de Natal.

 

“O foco é o atendimento à população. A Polícia Civil participou da ocupação da Rocinha e vai promover ações de inteligência para ajudar no processo de pacificação”, disse a delegada Martha Rocha, chefe da Polícia Civil do estado.

 

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, disse que a delegacia é importante para a Rocinha porque “a comunidade tem o tamanho de uma cidade e reforça a presença da polícia aqui”.

 

“A comunidade da Rocinha merece a delegacia devido ao impacto que a UPP, inaugurada em setembro de 2012, causou na 14ª (Leblon) e na 15ª DP (Gávea). Nossa expectativa é ter aqui um polo de investigação policial”, disse.

 

O governador Sérgio Cabral, presente na cerimônia, anunciou que vai convocar os excedentes do último concurso da Polícia Civil.

 

Na próxima quinta-feira (26), às 10h, será inaugurada a 45ª Delegacia Legal do Complexo do Alemão. Para concluir o programa de instalação de 147 delegacias legais no Rio, ficará faltando apenas a 1ª DP da Praça Mauá e 4ª DP da Central do Brasil, informou o governo do estado.

 

O programa Delegacia Legal, iniciado em 1999, modernizou as unidades tanto na divisão do espaço físico, como na implantação de novas tecnologias e na alteração das rotinas internas das unidades policiais.

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Tatiana Trigueiro entra para a Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Delegado de Polícia pode determinar uso de tornozeleira eletrônica

Decisões Jurídicas Policiais: Lei 15.383/2026 prevê monitoramento imediato em situações de risco, dispositivo de alerta às vítimas e punição maior pelo descumprimento de medidas protetivas

Delegada fingiu ser mãe de adolescente sequestrada para negociar com suspeitos

(ES) A estratégia ajudou a polícia a encontrar a adolescente em menos de 48 horas. Ela foi resgatada com vida e a família não precisou pagar o valor exigido

Fachin suspende decisões de Mendonça e Dino sobre direção da PF

Fachin suspende decisão de Mendonça que afastou Andrei Rodrigues da PF e decisão de Dino que reintegrou diretor

Salário de agente, escrivão e investigador não pode ficar vinculado ao de delegado, decide STF

Supremo invalida vinculação da remuneração de policiais civis à de delegados de Polícia Civil

Dino determina reintegração de diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

Flávio Dino reverte afastamento de cúpula da PF, critica 'decisão em causa própria' e aponta risco a investigações do caso 'Dark Horse'

Fenadepol e ADPF divulgam notas de repúdio após afastamento de dirigentes da Polícia Federal

Entidades Federais defenderam a preservação das prerrogativas institucionais do órgão
Veja mais

11 Diretores da Polícia Federal apoiam Andrei Rodrigues e entregam cargos

08SET26 -(1)
O pedido de vista não derruba a liminar de André Mendonça, que continua valendo. Com o afastamento de Andrei, o diretor-executivo da PF, William Murad, deve ficar interinamente na chefia

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

08SET26 -
Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

02SET26 -
(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

01SET26 -
Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

Promotor Coaracy (direita) é um nome conhecido no estado porque foi procurador-Geral de Justiça de Alagoas
(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.