Ex-delegado-geral do MS, Milton Watanabe, morre durante caminhada

MS: Milton Watanabe tem longo currículo na Polícia de Mato Grosso do Sul Milton Watanabe tinha longa carreira na Polícia Civil de Mato Grosso do Sul – Divulgação O ex-delegado-geral de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Milton Watanabe Tocikazu, 72 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (24), em Campo Grande. Segundo informações, ele […]

Por Editoria Delegados

MS: Milton Watanabe tem longo currículo na Polícia de Mato Grosso do Sul

 Milton Watanabe tinha longa carreira na Polícia Civil de Mato Grosso do Sul – Divulgação

O ex-delegado-geral de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Milton Watanabe Tocikazu, 72 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (24), em Campo Grande.

Segundo informações, ele fazia caminhada no Parque das Nações Indígenas, quando teve um mal súbito e faleceu. Não há informações sobre a causa da morte até o momento.

Milton Watanabe nasceu no dia 10 de novembro de 1950, em Brazabrantes (GO).

Ele ingressou na carreira de delegado da Polícia Civil em 26 de julho de 1984 e atuou como diretor do então Departamento de Polícia Técnica, titular da 7ª, 1ª e 6ª Delegacias de Polícia Civil de Campo Grande.

Foi delegado-geral da Polícia Civil entre janeiro de 1999 e junho de 2004, e coordenador-geral de perícias de Mato Grosso do Sul.

Entre 2004 e 2008, foi superintendente de segurança pública da Sejusp, entre 2004 e 2008, tendo se aposentado após esse período.

Watanabe também foi diretor do então Distrito Policial, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e atuou como professor, instrutor de tiro e responsável pelo setor de Disciplina da Acadepol/MS.

Foi coordenador-Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul e Superintendente de Segurança Pública da Sejusp, entre 2004 e 2008, tendo se aposentado após esse período.

O delegado deixa a esposa, Masako Matsunaga Watanabe e dois filhos, Yudi e Kendi Watanabe.

Em nota, a Sejusp manifestou pesar pela morte do delegado aposentado e ressaltou a contribuição dele para a segurança pública do Estado.

“A equipe da Sejusp/MS se solidariza com os familiares, amigos e colegas de profissão do delegado Milton Watanabe e manifesta condolências pela partida do profissional exemplar, que muito contribuiu para a segurança pública do estado, empreendeu esforços no combate ao crime e na defesa e proteção da sociedade sul-mato-grossense”, diz a nota.

 

A Polícia Civil também prestou solidariedade em nota.

“Que sua memória seja perpetuada na história como um homem de serviço, um grande líder, dedicado a lutar pela verdade, justiça e pela Segurança Pública de Mato Grosso do Sul”, afirma a publicação.

Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do corpo do delegado.

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Melhores Delegados de Polícia do Brasil, Censo 2026

Produtividade, Proatividade, História, Legado, Valorização, Reconhecimento e Premiação

Governador do Tocantins autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

(TO) Certame prevê cargos de delegado, oficial investigador e perito, com salários que chegam a R$ 21,9 mil

Delegado detalha atuação de cardiologista preso por estupro de vulnerável no RS

(RS) Investigação identifica 14 possíveis vítimas; médico é suspeito de dopar pacientes para praticar abusos sistemáticos durante consultas na Região Metropolitana

Polícia Civil do PI registra queda de 40% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026

(PI) As ações do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) fazem parte do Pacto Pela Ordem para reduzir a criminalidade na capital e no interior do estado.

O Elo Invisível: Como a Inteligência Preditiva pode Antecipar o Feminicídio no Piauí

O "Pulo do Gato" na Prevenção do Feminicídio: Por que o Piauí precisa da Teoria do Elo?

Sétimo Dia: Delegado Steferson Nogueira deixa história que transcende a segurança pública

(PB) Trajetória do delegado é lembrada por avanços históricos, diálogo institucional e compromisso com a segurança pública

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação
Veja mais

Brasil dá um passo decisivo no enfrentamento ao crime organizado com a nova Lei Antifacção

Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública participa de entrevista e trata da nova legislação

Senador com CNH vencida, dirige carro sem placa, usa giroflex, dá “carteirada” e foge de abordagem policial em São Paulo

Senador Alexandre Luiz Giordano (Podemos-SP)
(SP) Parlamentar dirigia carro de luxo sem placa e com giroflex ilegal; na fuga, Giordano subiu em calçada e quase atropelou policiais militares

Comoção e reconhecimento marcam despedida do delegado Steferson Nogueira, que deixa um legado na segurança pública

Steferson Nogueira, Delegado de Polícia Civil da Paraíba e presidente da ADEPDEL - Associação dos Delegados de Polícia da Paraíba
Um grande pai, esposo, delegado, companheiro e exemplo de liderança

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas

Delegados da PF aprovam paralisação “82 horas sem a Polícia Federal”

A categoria defende a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas com direcionamento de recursos apreendidos à PF

Operação Cerco Fechado prende 78 criminosos e apreende cocaína e ouro no Piauí

(PI) Os mandados cumpridos estão relacionados a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.