Delegado mineiro morre de parada cardíaca

MG: José França Tavares, que comandou o Dops e o Detran em Minas Morreu ontem, aos 84 anos, vítima de problemas cardíacos, o delegado José França Tavares, conhecido como Doutor França. Nomeado em junho de 1963, o policial passou por diversas delegacias do interior do estado antes de assumir o Detran-MG e, posteriormente, o Departamento […]

Por Editoria Delegados

MG: José França Tavares, que comandou o Dops e o Detran em Minas


Morreu ontem, aos 84 anos, vítima de problemas cardíacos, o delegado José França Tavares, conhecido como Doutor França. Nomeado em junho de 1963, o policial passou por diversas delegacias do interior do estado antes de assumir o Detran-MG e, posteriormente, o Departamento de Ordem Política e Social (Dops).

Entre passagens de sua carreira que se tornaram conhecidas está o episódio da prisão de um ladrão considerado muito perigoso em São Paulo, detido em Belo Horizonte pela equipe do delegado mineiro. Sabendo que o criminoso era procurado no estado vizinho, José França ligou para o delegado paulista responsável, Romeu Tuma, que não atendeu o colega. França decidiu então contatar o secretário de Segurança do governo paulista. Cinco minutos depois, Tuma retornou o chamado, mas, desta vez, quem não atendeu foi o policial mineiro. O preso só foi entregue à polícia paulista depois de uma negociação entre governadores.

França e Tuma se estranhariam uma segunda vez, quando a polícia mineira prendeu um ladrão de joias. José França e sua equipe descobriram que o criminoso já havia sido detido em São Paulo com as joias, mas conseguira escapar. O delegado mineiro tentou negociar a vinda do material roubado, mas Tuma se recusava a mandá-lo. França obteve mandado judicial e conseguiu reaver o produto do roubo, mas consta que não sem antes bater boca com Tuma.

Ficou notório também o episódio em que um soldado da Polícia Militar acusado de roubo foi levado para o Dops. A prisão quase terminou em enfrentamento entre as duas corporações, já que militares exigiam que o colega lhes fosse entregue, o que o delegado recusava. Após muita tensão, uma negociação colocou fim ao impasse e o suspeito foi mantido preso.

O corpo de José França Tavares está sendo velado no Cemitério Parque da Colina, onde será sepultado nesta quarta-feira, às 14h.

Estamos enlutados pelo falecimento do delegado José França Tavares. Rogamos a Deus por seu merecido repouso eterno em seu reino e conforte os familiares e amigos neste momento de dor. Prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames. Delegado Marcos Monteiro, CEO e Editor, em nome de toda equipe do Portal Nacional dos Delegados.

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Fachin suspende decisões de Mendonça e Dino sobre direção da PF

Fachin suspende decisão de Mendonça que afastou Andrei Rodrigues da PF e decisão de Dino que reintegrou diretor

Salário de agente, escrivão e investigador não pode ficar vinculado ao de delegado, decide STF

Supremo invalida vinculação da remuneração de policiais civis à de delegados de Polícia Civil

Dino determina reintegração de diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

Flávio Dino reverte afastamento de cúpula da PF, critica 'decisão em causa própria' e aponta risco a investigações do caso 'Dark Horse'

Fenadepol e ADPF divulgam notas de repúdio após afastamento de dirigentes da Polícia Federal

Entidades Federais defenderam a preservação das prerrogativas institucionais do órgão

11 Diretores da Polícia Federal apoiam Andrei Rodrigues e entregam cargos

O pedido de vista não derruba a liminar de André Mendonça, que continua valendo. Com o afastamento de Andrei, o diretor-executivo da PF, William Murad, deve ficar interinamente na chefia

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma
Veja mais

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

02SET26 -
(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

01SET26 -
Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

Promotor Coaracy (direita) é um nome conhecido no estado porque foi procurador-Geral de Justiça de Alagoas
(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.

Designer cria camisa capaz de ‘esconder’ pessoas de câmeras de vigilância com IA

Designer Simon Weckert criou camisa capaz de esconder pessoas de câmeras de vigilância com IA
'Camisa havaiana mais feia já vista no planeta' de Simon Weckert impede que tecnologia identifique o usuário como um 'ser humano padrão'

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

MP POST270826 -
(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.