Delegada Raquel Gallinati prende em flagrante homem que perseguia ex-companheira em academia de São Paulo

(SP) Raquel Gallinati, diretora da Adepol do Brasil, interveio ao presenciar vítima em desespero em uma unidade de CrossFit em Perdizes

Por Editoria Delegados

São Paulo (SP) – Uma situação de assédio e perseguição contra uma mulher foi interrompida nesta segunda-feira (25/8) graças à pronta intervenção da delegada Raquel Gallinati, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) e integrante da Polícia Civil de São Paulo e 7 vezes na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil. O caso ocorreu em uma academia localizada no bairro de Perdizes, zona oeste da capital, onde Gallinati realizava seus exercícios quando foi alertada sobre a presença de um homem que estaria intimidando a ex-companheira.

O episódio foi registrado e compartilhado pela própria delegada em suas redes sociais, onde ela detalha a atuação. Segundo Gallinati, inicialmente o comportamento do homem chamou atenção por observar de forma invasiva uma das alunas. “Pensei se tratar de um aluno inconveniente, esperando que ela terminasse o exercício”, relatou.

Relato da delegada Raquel Gallinati

“Naquele instante, eu não tinha superioridade física sobre o agressor. Estava desarmada, e ele parecia mais forte. Mas a força que me sustentou não era a dos músculos — era a da postura. Encarei-o nos olhos, me impus e não recuei. E foi nesse confronto que a verdadeira fraqueza dele se revelou diante da minha determinação em proteger uma vítima de um criminoso. É preciso dizer: muitas vezes, conter um agressor não é algo que se faz sozinha. Nem sempre pedir ajuda é simples. Muitos preferem se omitir. Mas quando alguém ergue a voz para defender uma mulher, quando chama outros para perto, algo poderoso acontece: a solidão da vítima se quebra. Alguns se aproximam por consciência, outros por vergonha de não agir. Pouco importa a motivação. O resultado é o mesmo: a vítima já não está desamparada. Uma mulher pode — e deve — ajudar outra mulher. E toda a sociedade precisa compreender: violência contra a mulher não é drama particular, é uma chaga coletiva. Desta vez, a impunidade não venceu. Com a ajuda de professores e alunos, mantive o agressor sob vigilância e acionei rapidamente a Polícia Militar, que efetuou a prisão em flagrante. Que essa lição se propague: quando uma comunidade decide proteger uma mulher, nenhum agressor é suficientemente forte para escapar.”

Momentos depois, funcionários da academia a procuraram em estado de preocupação, informando que a mulher havia se trancado no banheiro, tomada por uma crise de pânico e em prantos. Eles explicaram que o homem era o ex-companheiro da vítima, que, mesmo residindo em localidade distante, havia se inscrito no estabelecimento e frequentava diferentes turnos em tentativa de cruzar com a ex-companheira.

 

Diante da situação, Gallinati determinou que o suspeito deixasse imediatamente o local. Ele, no entanto, reagiu com desdém e fez comentários ofensivos sobre a Justiça, segundo ela. A própria vítima o advertiu de que sua conduta era criminosa, ao que ele respondeu de forma agressiva: “Não estou nem aí, foda-se”.

Para impedir a fuga do agressor, a delegada solicitou apoio de frequentadores e funcionários do local. “Disse: ‘Preciso de homens aqui, vocês vão permitir que esse covarde fuja?’”, recordou.

PM chegou rapidamente e efetuou prisão

A Polícia Militar foi acionada e chegou em poucos minutos, conduzindo o homem à delegacia. Conforme o relato da delegada, havia provas contundentes de perseguição, incluindo vigilância na residência da vítima, envio de presentes não solicitados e mensagens ameaçadoras.

“O comportamento dele deixava claro que a mulher estava presa em uma espiral de medo, sendo monitorada e assediada constantemente”, afirmou Gallinati, ressaltando o estado emocional extremamente fragilizado da vítima.

O suspeito foi preso em flagrante e permaneceu à disposição do Judiciário, respondendo por crime de perseguição e outros delitos correlatos. O caso reforça a importância do combate firme à violência psicológica e ao assédio contra mulheres, mesmo em espaços públicos.

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.

Designer cria camisa capaz de ‘esconder’ pessoas de câmeras de vigilância com IA

'Camisa havaiana mais feia já vista no planeta' de Simon Weckert impede que tecnologia identifique o usuário como um 'ser humano padrão'
Veja mais

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

MP POST270826 -
(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação

Advogado de acusada de integrar o PCC é investigado por suposta ameaça de morte a juiz durante audiência

MP POST260826 - (3)
(SP) Marcos Cebola citou um delegado executado, disse temer que o magistrado não “adentrasse ao Elísio” e afirmou que todos morreriam; ele nega ter feito ameaça

Polícia prende suspeitos de roubo a residências e a depósito de gás em João Pessoa

MP POST260826 -
(PB) De acordo com a Polícia Civil, dos três alvos de mandados de prisão, um já cumpria pena na Penitenciária Silvio Porto. Há ainda dois suspeitos considerados foragidos.

Mulher é detida após dar tapa no rosto de policial durante briga em Barretos

Mulher dá tapa no rosto de Policial Militar(SP) em festa de Barretos e é detida
(SP) Confusão entre duas mulheres terminou com agressão a uma policial militar durante intervenção da PM no evento

Abordagem policial ao advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura e autuação

Adolescente “dá grau” e ainda bate em viatura policial de MG; ignorância audaciosa

MP POST250826 - (7)
(MG) Jovem de 17 anos foi flagrado empinando motocicleta e tentou fugir da abordagem; episódio foi registrado em Caraí (MG)
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.