Delegada condena descriminalizar o porte: “E os nossos filhos?”

MT: A ação, no entanto, foi retirada da pauta do plenário e não tem previsão para retornar. A análise foi iniciada há oito anos. A delegada Juliana Palhares (imagem), titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) de Mato Grosso, se posiciona contra a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. O tema voltou […]

Por Editoria Delegados

MT: A ação, no entanto, foi retirada da pauta do plenário e não tem previsão para retornar. A análise foi iniciada há oito anos.

A delegada Juliana Palhares (imagem), titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) de Mato Grosso, se posiciona contra a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. O tema voltou a tona após entrar em pauta na quarta-feira (24) no Supremo Tribunal Federal (STF).

A ação, no entanto, foi retirada da pauta do plenário e não tem previsão para retornar. A análise foi iniciada há oito anos.

Palhares afirmou que acompanhou a retomada do assunto com “preocupação”, posto que, para ela, a legislação atual sobre o porte de drogas para usuários já é branda. A possível mudança na legislação ainda levanta questionamentos, segundo a delegada.

“A atipicidade disso vai gerar uma situação que não haverá uma resposta penal por esse fato. Que resposta será dada? Esse material será apreendido? Será mantido com usuário? Esse usuário tem uma limitação de quantos gramas ele vai poder portar? São 25 gramas? E se ele tiver 26 gramas, qual será a resposta penal para isso?”, questionou.

“Isso vai ser bom para nós como sociedade? Isso vai ser interessante para nós, para os nossos filhos? De repente, numa praça pública, nossos filhos se depararem com pessoas consumindo drogas, será bom?”, completou.

Atualmente, o porte de drogas para consumo pessoal é uma infração penal de baixa gravidade que consta no artigo 28 da Lei das Drogas.

As penas previstas para quem for pego com pequena quantidade de droga são: advertência sobre os efeitos das drogas, serviços comunitários e medida educativa de comparecimento a programa ou curso sobre uso de drogas.

Questão social

Palhares ainda apontou que, com a descriminalização do porte de drogas ao usuário, a Saúde Pública pode ser afetada.

“Eu acho que isso é um fator muito grave. Não sei como que vai reverberar, mas não vejo com bons olhos. Não acho que isso é um fator positivo, mesmo porque é um crime contra a saúde pública. Como vai ficar o acolhimento dessas pessoas?”, disse.

“Essas pessoas serão encaminhadas para algum tipo de tratamento? Quem vai encaminhar? A Polícia não vai poder agir. Então não adianta mais ter uma ação policial em face dessas pessoas que são flagradas na posse”, completou.

Para a delegada, a questão deve ser debatida com a sociedade e ser tema tratado no Congresso Nacional.

“Eu entendo que se trata de uma legislação já em vigor, já está vigente há muito tempo e a autoridade para decidir se isso é crime ou não e quais são as respostas penais ou não para esses fatos são os nossos representantes do Poder Legislativo, sem dúvida alguma”, afirmou

A matéria

Por meio de nota, o STF apontou que a ministra Rosa Weber, presidente da Corte, analisa possível data para colocar o assunto em pauta.

Até o momento, três ministros votaram a favor de algum tipo de descriminalização da posse de drogas. São eles: Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Gilmar Mendes.

Mendes foi o único a votar pela descriminalização do porte de qualquer droga, sem especificar quantidade, em razão do direito à intimidade e à inviolabilidade da vida pessoal do usuário.

Fachin, por sua vez, sugeriu que seja descriminalizado apenas o porte de maconha. Barroso também votou nesse sentido, e sugeriu que o Supremo determine que não é crime andar com até 25 gramas de maconha ou cultivar até seis plantas para consumo pessoal.

MidiaNews

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Encontro Nacional dos Delegados de Polícia | 2025

Adepol do Brasil, Associações e Sindicatos de Delegados de Polícia de todo o país promovem o encontro entre os dias 11 e 13 de dezembro em Aracaju

Rodolfo Laterza segue, pela 4ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Márcio Dominici é reconduzido à presidência da Adepol Maranhão para o período de 2026 a 2028

(MA) A contagem dos votos foi acompanhada presencialmente por ambos os candidatos e teve transmissão simultânea através do perfil oficial da associação no Instagram, ampliando a transparência do processo.

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindpesp São Paulo

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Sergipe

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Santa Catarina

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol do Distrito Federal

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Pará

PA ADEPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste segundo ranking nacional de Segurança Pessoal

Francisco Lucas (secretário de segurança pública do Piauí) e Rafael Fonteles (governador do Piauí)
(PI) Estado registrou 20,4 homicídios por 100 mil habitantes, índice que a coloca na décima primeira posição nacional.

Felipe Monteiro é o novo Delegado-Geral da Polícia Civil de Pernambuco

08NOV25-PE-NOVO-DG
(PE) Delegado Renato Márcio Rocha Leite deixou o cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Estado, após apresentar pedido de exoneração

Investigação de crimes contra a honra via TCO ou Inquérito Policial

08NOV25-TCO-IPL-REDESSOCIAIS
Análise Jurídico-Policial, Coleta de Provas , Arquivos, Documentos e Modelos de Peças referentes a tais casos.

Concurso público com 750 vagas para Polícia Civil da Bahia

09NOV25-BA CONCURSO POLICIA CIVIL
(BA) Além das vagas para delegado, o certame contemplará 750 oportunidades no total, distribuídas entre 500 vagas para investigador, 150 para escrivão e 100 para delegado, com o objetivo de

Delegados do Piauí, Pará, Goiás, Bahia e São Paulo concluem curso de Gerenciamento de Crises e reforçam estratégias de segurança pública no Brasil

07NOV25-DELEGADOS-CURSO-CRISE
O conhecimento adquirido pelos cinco delegados será disseminado em suas respectivas corporações, servindo de base para novos programas de capacitação interna e projetos de integração entre estados, voltados à prevenção

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindelpol Rio de Janeiro

RJ SINDELPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.