Daniel Rosa é escolhido para assumir delegacia que investiga caso Marielle no lugar de Giniton

Informação foi confirmada ao G1 por fontes da Polícia Civil. Rosa trabalhou como delegado assistente da DH e volta assumindo 2ª parte das investigações da execução da vereadora Delegado Daniel Rosa (direito) assume o caso Marielle A Polícia Civil já definiu que o delegado Giniton Lages não comandará mais as investigações das mortes da vereadora […]

Por Editoria Delegados

Informação foi confirmada ao G1 por fontes da Polícia Civil. Rosa trabalhou como delegado assistente da DH e volta assumindo 2ª parte das investigações da execução da vereadora

Delegado Daniel Rosa (direito) assume o caso Marielle

A Polícia Civil já definiu que o delegado Giniton Lages não comandará mais as investigações das mortes da vereadora Marielle Franco e Anderson Gomes, em março do ano passado. O delegado Daniel Rosa foi escolhido para o cargo na Divisão de Homicídios da Capital. A informação foi passada ao G1 por fontes da corporação.

A reunião que selou as mudanças aconteceu durante a tarde desta terça-feira (19). No encontro, foi comunicado o desligamento de Giniton e a entrada de Rosa como titular da delegacia da capital.

Daniel começou na Polícia Civil dentro da unidade, e foi durante anos um dos principais delegados assistentes de Rivaldo Barbosa e Fábio Cardoso na Divisão de Homicídios da Capital, juntamente com o próprio Giniton. Na especializada, participou de investigações como a da morte de um médium na Zona Oeste, em 2015.

Ele assumiu a Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense em março de 2018, durante as mudanças na corporação com a intervenção federal na área de segurança pública.

Mais recentemente, investigava a participação de Marcelo Fernando de Sá Costa , filho de Fernandinho Beira-Mar, na morte de três pessoas na Baixada Fluminense, e também uma chacina com nove mortos em Nova Iguaçu.

Como Fábio Cardoso e Giniton Lages antes dele, Daniel Rosa sai da DHBF para assumir a delegacia da capital. O substituto de Rosa será o delegado Moyses Santana, que estava na 28ª DP (Campinho).

Giniton Lages apareceu publicamente pela última vez durante a coletiva de imprensa no dia das prisões de Ronnie Lessa e Élcio Vieira de Queiroz, acusados de serem o atirador e motorista responsáveis pelo crime, segundo as investigações.

Ao G1, um dia depois, Giniton disse que havia sido convidado para fazer um “intercâmbio” na Itália pelo governador Wilson Witzel, mas que ainda não havia uma definição sobre o assunto. Nesta terça, ficou definido que Giniton entrará de férias e depois fará o intercâmbio.

O delegado Rosa assume agora a segunda parte das investigações do caso, após a prisão de Elcio e Lessa, que estavam no Cobalt prata que emparelhou com o veículo oficial da vereadora por volta de 21h10 do dia 14 de março de 2018. Na esquina entre as ruas João Paulo I e Joaquim Palhares, Lessa atirou 13 vezes utilizando uma submetralhadora MP-5; nove tiros atingiram a lataria, e quatro acertaram os vidros do veículo.

A Polícia Civil busca agora saber mais a respeito da movimentação financeira dos acusados, o destino dos 117 fuzis apreendidos na casa de um amigo de Lessa, e tentar encontrar possíveis mandantes para o assassinato de Marielle.

G1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Fachin suspende decisões de Mendonça e Dino sobre direção da PF

Fachin suspende decisão de Mendonça que afastou Andrei Rodrigues da PF e decisão de Dino que reintegrou diretor

Salário de agente, escrivão e investigador não pode ficar vinculado ao de delegado, decide STF

Supremo invalida vinculação da remuneração de policiais civis à de delegados de Polícia Civil

Dino determina reintegração de diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

Flávio Dino reverte afastamento de cúpula da PF, critica 'decisão em causa própria' e aponta risco a investigações do caso 'Dark Horse'

Fenadepol e ADPF divulgam notas de repúdio após afastamento de dirigentes da Polícia Federal

Entidades Federais defenderam a preservação das prerrogativas institucionais do órgão

11 Diretores da Polícia Federal apoiam Andrei Rodrigues e entregam cargos

O pedido de vista não derruba a liminar de André Mendonça, que continua valendo. Com o afastamento de Andrei, o diretor-executivo da PF, William Murad, deve ficar interinamente na chefia

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma
Veja mais

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

02SET26 -
(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

01SET26 -
Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

Promotor Coaracy (direita) é um nome conhecido no estado porque foi procurador-Geral de Justiça de Alagoas
(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.

Designer cria camisa capaz de ‘esconder’ pessoas de câmeras de vigilância com IA

Designer Simon Weckert criou camisa capaz de esconder pessoas de câmeras de vigilância com IA
'Camisa havaiana mais feia já vista no planeta' de Simon Weckert impede que tecnologia identifique o usuário como um 'ser humano padrão'

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

MP POST270826 -
(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.