Criminoso elogia polícia enquanto apontava arma para refém em shopping: ‘trabalho bem executado’

SP: PM foi acionada por volta das 19h para atender assalto com refém em um shopping de Praia Grande, no litoral de SP. O crime só terminou às 21h com a prisão de dois bandidos. A negociação entre um criminoso armado e a Polícia Militar para a libertação de uma funcionária feita refém, e sob […]

Por Editoria Delegados

SP: PM foi acionada por volta das 19h para atender assalto com refém em um shopping de Praia Grande, no litoral de SP. O crime só terminou às 21h com a prisão de dois bandidos.

 
A negociação entre um criminoso armado e a Polícia Militar para a libertação de uma funcionária feita refém, e sob a mira de uma arma, após um assalto a uma loja de joias em um shopping de Praia Grande, no litoral de São Paulo, durou aproximadamente duas horas e, durante as conversas, o bandido chegou a elogiar o trabalho dos policiais, antes de admitir: “A casa caiu”.

“Eu só vim para poder fazer um dinheiro, mas infelizmente o trabalho da polícia hoje foi bem executado”, disse ele.

Em diversos momentos, o homem afirmou que não estava ali para matar ninguém. Ele garantiu que iria se render junto com a comparsa, e que liberaria a vítima. No entanto, para que chegasse a tal ponto exigiu a presença de emissoras de televisão, como uma garantia de que sairia do local com vida.

“Ladrão é ladrão, vacilão é vacilão. Ladrão sabe quando a casa caiu”, ressaltou o criminoso ao negociador.

Em determinado momento, porém, ao notar uma maior presença policial dentro da loja, o criminoso resolveu que largaria a arma e soltaria a refém. Ele informou a decisão aos policiais enquanto pedia que não o matassem. O negociador garantiu a segurança da dupla e o homem soltou o revólver.

Antes de se entregar aos policiais, o criminoso pediu para que os agentes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) deixassem o local. “Os snipers [atiradores de elite] estão mirando na [minha] cabeça. Me dá a garantia que ninguém aí vai atirar”. O negociador então respondeu: “A garantia da sua vida é a minha palavra”.

Na sequência, o homem soltou a arma, os PMs foram para cima da dupla e ampararam a vítima. Outros funcionários que haviam se trancado em uma sala foram soltos – não se sabe ainda o número de profissionais.

Criminosos armados fizeram uma funcionária da Vivara refém dentro da Pernambucanas em um shopping no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, três bandidos roubaram a joalheria e, após o alarme da loja soar, dois assaltantes correram para a loja de departamentos com a vítima, enquanto o terceiro teria fugido.

A reportagem foi informada que muitas lojas no Litoral Plaza Shopping colocaram os funcionários para dentro e fecharam as portas.

Em nota, a Pernambucanas confirmou a ocorrência e disse que está averiguando os detalhes do fato. A empresa afirmou, ainda, que segue à disposição das autoridades e contribuirá com as investigações.

 
A Vivara informou que a tentativa de roubo foi frustrada e não deixou nenhuma vítima e feridos, e que toda a negociação foi conduzida pelos órgãos competentes de forma segura e em conformidade com os protocolos necessários para garantir a integridade física das pessoas envolvidas.

A empresa lamentou, ainda, profundamente o que aconteceu e disse que prestou toda assistência aos seus colaboradores, além de estarem à disposição das autoridades policiais para apoiar nas investigações.

O Litoral Plaza Shopping confirmou por meio de nota, que houve uma tentativa de assalto à mão armada em uma joalheria. A incursão foi percebida pela gerente do estabelecimento que acionou o botão de pânico, um equipamento de segurança disponibilizado pelo empreendimento a todos os lojistas, e a equipe de segurança do shopping atendeu o chamado e comunicou à Polícia Militar.

“Felizmente, graças à eficiência do sistema e protocolos de segurança adotados pelo shopping e o trabalho em conjunto com as autoridades policiais, o plano de assalto foi frustrado, sem feridos, com a prisão dos três envolvidos”, informou o shopping.

A administração do Litoral Plaza Shopping disse ainda que lamenta profundamente o episódio e o transtorno causado pelos assaltantes aos clientes, lojistas e colaboradores e reforça seu comprometimento com a segurança dos frequentadores.

g1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

 

Veja mais

Cristiano Ritta é aprovado, mais uma vez, na lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil – Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Paulo Ênio segue, pela 2ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Flávio Craveiro está entre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Aneilton Castro segue, pela 2ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

A tragédia previsível da autodefesa improvisada com spray de pimenta

Por Raquel Gallinati

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindepol Amazonas

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adpesp

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindepol Piauí

BANNER-POST-SORTEIO-SINDEPOL-PIAUI
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para os sindicalizados do Sindepol Piauí! Sorteio dia 08 de novembro de 2025

Operação “Ouro Sujo” desarticula esquema de receptação de joias e resulta em prisões e bloqueio de bens no PI

(PI) A nova fase da ação é, voltada à repressão de crimes patrimoniais e à desarticulação de um grupo investigado por furtos qualificados, receptação e associação criminosa

Paulo Gondim segue, pela 2ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Adepol do Brasil questiona no STF proibição de delegados em chefia de forças ostensivas do RJ

Entidade afirma que a regra limita a autonomia dos delegados, prejudica a integração entre os órgãos de segurança

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para Associados da Adeppe!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para os Associados da Adeppe!

Delegado que teve perna amputada em megaoperação precisa de doações de sangue

(RJ) Delegado Bernardo Annes foi baleado durante megaoperação e precisou ter uma perna amputada

O brasileiro que flagra ladrões de celulares em Londres: ‘Mais eficaz que a polícia’

28OUT25-brasileiro-encontra-ladroes
Diego Galdino é um autoproclamado "caçador de batedores de carteira".
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.