Conselho Nacional de Segurança Pública é instalado no Brasil 

Integrado por representantes de diferentes órgãos, colegiado terá caráter consultivo para a formulação e execução de políticas na área de segurança O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, instalaram nesta segunda-feira (17) o Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. O colegiado permanente formaliza a implantação do […]

Por Editoria Delegados

Integrado por representantes de diferentes órgãos, colegiado terá caráter consultivo para a formulação e execução de políticas na área de segurança

O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, instalaram nesta segunda-feira (17) o Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

O colegiado permanente formaliza a implantação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que prevê a atuação conjunta de diferentes órgãos de segurança federais, estaduais e municipais. Farão parte do sistema, por exemplo, a Polícia Federal e as polícias civis e militares.

O presidente Michel Temer (centro) durante solenidade de instalação do Conselho
Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, em Brasília — Foto: Cesar Itiberê

Na cerimônia, o ministro da Segurança anunciou que estabeleceu uma meta de reduzir em 3,5% os homicídios nos próximos dois anos.

“A partir dos objetivos de desenvolvimento sustentável que o governo brasileiro assumiu com a ONU em 2015, nós estamos estabelecendo uma meta de redução de 3,5% ao ano nos homicídios verificados no Brasil”, disse.

Ele ressalvou, porém, que a meta ainda precisará ser discutida com os estados, que são os entes da federação responsáveis pela segurança pública.

“Isso, evidentemente, terá que ser pactuado com os estados porque sobre eles é que recairá grande parte desse esforço”, afirmou.

Jungmann reconheceu que o fato de o governo Temer acabar em poucos meses poderá dificultar o cumprimento da meta, mas argumentou que a ideia é deixar “um legado”.

“Alguém poderá dizer: o governo que se conclui assume compromissos de um plano decenal, de dez anos para a frente? A nossa resposta é a seguinte: primeiro, nós não podemos esperar um dia sequer. Segundo, a lei, devidamente aprovada e sancionada, impõe a instalação desse conselho e de que tenhamos um plano. Os futuros que vierem, os que vierem que o refaçam, que o atualizem, que o desenvolvam”, afirmou.

Em um discurso feito de improviso, o presidente Michel Temer fez uma digressão sobre como se formou o conceito de federação no Brasil desde o sistema de capitanias hereditárias na época do Brasil-Colônia e citou como a questão era vista pelas diferentes Constituições brasileiras.

Segundo ele, o histórico do Brasil é de uma “espécie de federalismo meio capenga”.

“Vivemos numa federação de fachada, onde a união tem papel preponderante”, declarou.

Em razão disso, embora a questão da segurança pública esteja sob responsabilidade dos estados, ele afirmou que a União também deve atuar

Segundo o presidente, “não basta combater [o crime] com armas, é preciso combater com inteligência”.

Na cerimônia, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, afirmou que a violência hoje no Brasil “é uma epidemia” e que deve ser tratada de “maneira emergencial, envolvendo todas as áreas (…) para resolver esse problema, que não é insolúvel”. O ministro elogiou a criação da política por pensar a segurança de forma nacional e integrada.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também discursou e disse que considera ousada a meta de reduzir os homicídios em 3,5%, mas que é necessária.

“É uma meta ousada. Uma meta que exigirá um esforço extraordinário de todos nós para que trabalhemos coordenados com o objetivo de paz social. E, por isso, deve ser ousada”, afirmou.

O papel do conselho será consultivo e de acompanhamento das atividades na área de segurança pública.

Parte dos conselheiros foi apresentada durante a solenidade, que aconteceu no Salão Negro do Palácio da Justiça, em Brasília.

A previsão é que o conselho seja composto por, além dos representantes dos órgãos que fazem parte do Susp, por integrantes de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Poder Judiciário.

Com mandato de dois anos, os representantes serão eleitos por votação em suas respectivas entidades.

Autoridades durante lançamento do Conselho Nacional de Segurança Pública — Foto: Valdenio Vieira/Presidência da República 

Veja a composição do Conselho Nacional de Segurança Pública:

Pelo Ministério da Segurança Pública, farão parte:

o próprio ministro (Raul Jungmann) e os titulares da Secretaria Executiva (Luis Carlos Cazetta), Secretaria Nacional de Segurança Pública (João Tadeu Fiorentini), Polícia Federal (Rogério Galloro), Polícia Rodoviária Federal (Renato Dias) e Departamento Penitenciário Nacional (Tácio Muzzi).

As demais vagas serão ocupadas por representantes das seguintes instituições:

– Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional;
– Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça;
– Casa Civil da Presidência da República;
– Ministério da Defesa;
– Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão;
– Ministério dos Direitos Humanos;
– Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República;
– Poder Judiciário
– Ministério Público
– Defensoria Pública
– Ordem dos Advogados do Brasil
– polícias civis;
– polícias militares;
– corpos de bombeiros militares;
– secretarias de segurança pública ou de órgãos congêneres;
– institutos oficiais de criminalística, medicina legal e identificação;
– agentes penitenciários;
– agentes de trânsito;
– guardas municipais;
– Guarda Portuária;
– representantes de entidades de profissionais de segurança pública;
– representantes com notórios conhecimentos na área de políticas de segurança pública e defesa social e com reputação ilibada.

G1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

 

Veja mais

“Medida protetiva que realmente protege é a prisão”, afirma delegado-geral do PI

(PI) Mais de 3 mil ocorrências reforçam debate sobre proteção de mulheres vítimas de violência em Teresina

Candidato a deputado Guilherme Pallesi ofende delegada de SP que não quis dar entrevista

(SP) Sindpesp emite Nota de Repúdio contra o deputado Guilherme Pallesi

Delegada da Polícia Civil do Piauí, Vilma Alves, morre aos 79 anos

(PI) Primeira mulher a integrar os quadros da Polícia Civil do Piauí, primeira delegada negra do estado, primeira mulher corregedora e primeira delegada da mulher do PI

STF amplia Lei Maria da Penha e até vizinho responderá por violência doméstica

A Corte ainda reconheceu expressamente que a proteção alcança casos de violência política de gênero, de competência da Justiça Eleitoral, e admitiu a concessão de medidas protetivas por delegados ou

99 prisões e R$ 547 mil apreendidos: Operação Cerco Fechado investigou homicidas, estupradores e outros criminosos

(PI) Segundo o delegado-geral da PCPI, Luccy Keiko, a operação busca cumpriu 124 mandados de prisão e de busca e apreensão em todo o Piauí.

Pão de forma, enxaguante bucal, bombom de licor: novas regras, ‘álcool residual’ e a Lei Seca

Contran muda regras da Lei Seca e permite reteste do bafômetro e drogômetro

Delegado Tales Gomes é atacado por pitbull e esposa é assaltada em Teresina; dois bandidos são presos

(PI) Investigações resultaram na prisão de criminosos. Pitbull estava escondido atrás de uma porta do alvo do mandado
Veja mais

Marco da Inteligência expõe racha entre PF e Abin

17AGO26 -
Projeto pode violar direitos fundamentais e ter conflitos de competências entre os órgão

Eleições sob domínio? O crime organizado e os riscos à integridade eleitoral em 2026

17AGO26 -(3)
Por Murillo Ribeiro de Lima

Eduardo Quadrotti é aprovado, pela 2ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 Eduardo Quadrotti
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Leonardo Alves entra para a Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 LEONARDO ALVES
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Polícia Civil do Piauí prende condenado por tentativa de homicídio ocorrida em SP

13AGO26 -
(PI) A prisão decorre de uma sentença condenatória a 14 anos e 6 meses de reclusão pelo crime de tentativa de homicídio contra duas mulheres, praticado no ano de 2002,

Justiça do Piauí condena jornalista Silas Freire a indenizar delegado-geral Luccy Keiko

(Sentenciado) Jornalista Silas Freire
(PI) O condenado Silas Freire foi citado e intimado pessoalmente, mas, segundo a sentença, não apresentou contestação e não compareceu à audiência de conciliação, instrução e julgamento

Não existe rampa de acesso para autistas. Existem autistas

10AGO26 -(3)
Carta aberta aos novos colegas com TEA - Por Franco Perazzoni
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.