CNJ emite formulário de identificação da Covid-19 para os delegados juntarem aos flagrantes

Para anexar aos APFs e aos AAAFAIs O Conselho Nacional de Justiça emitiu o formulário para que todos os delegados de polícia que atuam nos plantões de flagrantes possam anexar aos autos de prisão em flagrante delito e aos autos de apreensão em flagrante de ato infracional. Trata-se de uma medida de captação de […]

Por Editoria Delegados

Para anexar aos APFs e aos AAAFAIs

O Conselho Nacional de Justiça emitiu o formulário para que todos os delegados de polícia que atuam nos plantões de flagrantes possam anexar aos autos de prisão em flagrante delito e aos autos de apreensão em flagrante de ato infracional.

 

Trata-se de uma medida de captação de informações necessárias para realização de triagem dos suspeitos detidos e apreendidos. Assim, o Estado poderá identificar os presos que estejam com condições de saúde relacionadas aos sintomas do coronavírus.

 

O formulário apresenta orientações para identificação do Grupo de Risco para a COVID-19.

 

A partir do levantamento das informações, a pessoa custodiada poderá ser classificada como caso suspeito para coronavírus/COVID-19, conforme protocolo de manejo clínico do Ministério da Saúde de acordo com as situações a seguir:

 

Situação 1:  Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

 

Situação 2:  Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (2019-nCoV), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

 

Situação 3:  Febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E contato próximo de caso confirmado de coronavírus (2019-nCoV) em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

 

Providências imediatas

 

Caso o autuado apresente algum sintoma nas dependências da delegacia ou sede policial:

 

– O autuado deve receber máscara, ser isolado imediatamente em espaços apartados (ex. cela específica), assim como encaminhado a serviço de saúde que esteja recebendo os casos relativos à Covid-19.

– A autoridade policial deverá higienizar as mãos imediatamente. Igualmente deve ser avaliada a sua inclusão em regime de quarentena sanitária.

A providência recomendada pelo CNJ é louvável. Contudo, pode causar uma demanda de ações judiciais contra o Estado por falta de EPIs, os Equipamentos de Proteção Individuais. É notório que a maioria dos policiais não possuem EPIs fornecidos pelo Estados. E para os presos? Já se sabe que não existe a disponibilização desse material na maioria das delegacias de polícia e centrais de flagrantes.

 

Clique AQUI e baixe o modelo para anexar aos APFs e aos AAAFAIs

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

Veja mais

Ministério Público de SP pede condenação do influenciador Renato Cariani

(SP) Promotoria acusa o empresário fitness por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em alegações finais do processo

Aneilton Castro é aprovado, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Ferdinando Martins é aprovado, pela 5ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Agressor de mãe idosa é preso após dizer que ‘nem 50 viaturas’ o prenderiam no PI

(PI) O suspeito responde pelos crimes de lesão corporal no contexto de violência doméstica e descumprimento de medida protetiva de urgência.

Policial militar prende acusado de venda de voto no estado do Rio

(RJ) TRE registrou pelo menos cinco crimes eleitorais no estado

Mulher é conduzida à delegacia após publicar foto de urna eletrônica durante votação no PI

(PI) Celular da mulher foi apreendido, e informações sobre o caso serão encaminhadas à Polícia Federal, segundo delegado.

Onde Assistir WTA Madrid 2026 Transmissao ao Vivo

Saiba onde assistir ao WTA Madrid 2026, com informacoes sobre transmissoes e horarios dos jogos.
Veja mais

Infográfico dos principais crimes eleitorais com tipos de autuações para as Eleições de 2026

HOME-banner-infografico-portaldelegados-crimes-eleitorais-policiais-2026-2-2
O Portal Nacional dos Delegados disponibilizou o Infográfico dos Principais Crimes Eleitorais. Nele já consta os delitos eleitorais em espécie, com a incidência, tipo e quantum da pena, forma de

Delegada tem crise de riso após preso chamá-la de “minha linda” durante interrogatório no Paraná

(PR) A delegada Juliana Raupp comentou sobre os anos de preparação para assumir o cargo e a situação que enfrentou na delegacia

Edgar Santana é aprovado, pela 2ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 EDGAR SANTANA
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Operação da PF desarticula laboratório clandestino de medicamentos em Dourados

MP POST 22UT 26 - (5)
(MG) Ação contra o tráfico de substâncias proscritas resultou na descoberta de insumos e na prisão em flagrante de dois suspeitos

Diretora de presídio é presa em flagrante por desvio de alimentos no Rio de Janeiro

MP POST 22UT 26 - (6)
(RJ) Carnes, queijos, frutas e outros produtos estavam no porta-malas do veículo; servidora foi autuada por peculato e exonerada.

Anchiêta Nery segue, pela 6ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 ANCHIETA NERY
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Bandido diz onde mora, enche revólver de balas, chama delegado para trocar tiros, mas acaba preso

(PI) Audácia da Ousadia: Delegado Matheus Zanatta, Superintendente de Operações Integradas da SSP/PI detalha investigação sobre ameaças em Teresina
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.