‘Batman’ é detido por PMs no Rio

    O protesto contra prisões em manifestações no Rio, na noite desta quarta-feira (25), no Centro, foi marcado por novas detenções e pelo diálogo com um promotor, que antecipou a ativistas o pedido do fim da Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo (Ceiv) — confirmado pelo Ministério Público (MP) à noite. Mais […]

Por Editoria Delegados

26set13-batman.2

 

 

O protesto contra prisões em manifestações no Rio, na noite desta quarta-feira (25), no Centro, foi marcado por novas detenções e pelo diálogo com um promotor, que antecipou a ativistas o pedido do fim da Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo (Ceiv) — confirmado pelo Ministério Público (MP) à noite. Mais de dez pessoas foram detidas por esconder o rosto. Dentre elas, Eron Moraes Melo, que estava fantasiado de Batman e foi levado à delegacia após se recusar a tirar o disfarce. Às 20h30, ele voltou à manifestação, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), sem a máscara, mas voltou a colocá-la, até a manifestação ser dispersada, por volta das 21h.

Eron Melo, o Batman, tira a máscara e depois a coloca novamente em protesto no Rio (Foto: Isabela Marinho/G1)Após ser detido, Eron Melo, voltou da delegacia sem a máscara de Batman, mas a colocou novamente (Foto: Isabela Marinho/G1)

 

“Eu sabia que poderia ser detido. Fiz isso conscientemente. Expliquei na delegacia que é um protesto contra essa lei abusiva que proíbe o uso das máscaras. Ela tem que ser derrubada”, declarou Eron ao G1.

 

Segundo ele, os policiais o levaram a delegacia, sem violência. Ele fez um registro de ocorrência e se comprometeu a voltar para prestar esclarecimentos. Antes, ao ser levado para o camburão da PM, ele havia dito não ser contra a instituição Polícia Militar, mas sim contra “um ditador chamado Sérgio Cabral”.

 

Marfan pede fim da Ceiv

Máscaras chegaram a ser distribuídas por ativistas durante o ato, que criticava também a lei que permite detenções de mascarados em protestos. Pouco antes da primeira detenção, o promotor de Justiça Paulo Wunder Alencar informou a manifestantes que o Ministério Público (MP-RJ) havia pedido a extinção da Ceiv, por considerar que o papel dela “já foi cumprido”. Por volta das 20h30, o MP enviou nota ao G1, informando que o procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, encaminhou ofício ao governador Sérgio Cabral propondo a revogação do Decreto nº 44.305, que instituiu a Ceiv.

 

No documento, Marfan destacou que, após dois meses de trabalho conjunto, a comissão alcançou bons resultados e cumpriu seus objetivos. O governo do Rio já comunicou ao MPRJ que concorda com a extinção da CEIV e revogará o decreto.

Conflito

Por volta de 19h, no entanto, policiais dispararam choques com a arma taser e provocaram a ira de manifestantes, que tiraram satisfações com os agentes. Em grupo, os ativistas vestiram máscaras e deixaram o clima tenso novamente. Pouco depois, os manifestantes queimaram a Constituição de 1988. “Essa constituição é queimadas todos os dias”, disse um deles enquanto ateava fogo.

 

Conversa com o MP

Os manifestantes haviam pedido, por volta de 18h, que o subprocurador de Direitos Humanos Ertulei Laureano Matos descesse do prédio para dialogar. Paulo Wunder desceu representando Ertulei. O grupo pediu que Wunder entregasse um documento assinado pelo MP se posicionando sobre três assuntos: presos nas manifestações, a extinção da Ceiv e a mudança na legislação que proíbe o uso das máscaras.

 

Após a detenção do ‘Batman’, uma mulher que integra o movimento falou as reivindicações do grupo em voz alta. As palavras foram repetidas pelos participantes do protesto. “Esta instituição [MP] é cúmplice e conivente com as violações das leis feitas pelo estado. Seus procuradores declaram publicamente sua visão tendenciosa sobre os fatos.”

Alunos também protestam

Mais cedo, por volta das 15h, alunos da Universidade da Gama Filho também fizeram um protesto no Centro. Com cartazes, o grupo questionava “MP, vai deixar a UFG acabar?”. A instituição, pertencente ao Grupo Galileo, está com as aulas suspensas desde agosto deste ano.

 

O ato teve início em frente ao prédio do Ministério Público, onde os alunos cantaram o Hino Nacional. Em seguida, os jovens pararam em frente ao antigo prédio do curso de Medicina da universidade, de onde seguiram pelas ruas do Centro do Rio, interditando vias e caminhando em direção ao Ministério Público Federal.

 

Alunos contestam problemas estruturais

O presidente do Centro Acadêmico, Edivaldo Guimarães Júnior afirmou que a causa do protesto são problemas estruturais da universidade, que vão além do atraso do pagamento do salário dos professores.

 

“A mensalidade aumentou, professores das nossas principais disciplinas práticas foram demitidos, e o convênio com a Santa Casa foi desfeito, sendo substituído por outro convênio que não atinge nossas necessidades e expectativas. Vale lembrar que a Gama Filho é a maior escola de medicina do Brasil, e não conseguimos, até agora, um posicionamento do MEC que nos defenda e resguarde”.

 

g1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.

Designer cria camisa capaz de ‘esconder’ pessoas de câmeras de vigilância com IA

'Camisa havaiana mais feia já vista no planeta' de Simon Weckert impede que tecnologia identifique o usuário como um 'ser humano padrão'
Veja mais

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

MP POST270826 -
(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação

Advogado de acusada de integrar o PCC é investigado por suposta ameaça de morte a juiz durante audiência

MP POST260826 - (3)
(SP) Marcos Cebola citou um delegado executado, disse temer que o magistrado não “adentrasse ao Elísio” e afirmou que todos morreriam; ele nega ter feito ameaça

Polícia prende suspeitos de roubo a residências e a depósito de gás em João Pessoa

MP POST260826 -
(PB) De acordo com a Polícia Civil, dos três alvos de mandados de prisão, um já cumpria pena na Penitenciária Silvio Porto. Há ainda dois suspeitos considerados foragidos.

Mulher é detida após dar tapa no rosto de policial durante briga em Barretos

Mulher dá tapa no rosto de Policial Militar(SP) em festa de Barretos e é detida
(SP) Confusão entre duas mulheres terminou com agressão a uma policial militar durante intervenção da PM no evento

Abordagem policial ao advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura e autuação

Adolescente “dá grau” e ainda bate em viatura policial de MG; ignorância audaciosa

MP POST250826 - (7)
(MG) Jovem de 17 anos foi flagrado empinando motocicleta e tentou fugir da abordagem; episódio foi registrado em Caraí (MG)
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.