Após deflagrarem greve, delegados do PI tentam nova negociação com governo

PI: ”Eles haviam sinalizado como positivo o ajuste, mas em seguida recuaram”, diz delegada Andrea Policiais civis deixaram a sala de reunião enquanto que a mesma equipe de governo tentará um diálogo com os representantes do Sinpolpi. O sindicato alegam que alguns peritos de forma individual ingressaram no mesmo grupo dos policiais civis, sendo […]

Por Editoria Delegados

PI: ”Eles haviam sinalizado como positivo o ajuste, mas em seguida recuaram”, diz delegada Andrea

 

Policiais civis deixaram a sala de reunião enquanto que a mesma equipe de governo tentará um diálogo com os representantes do Sinpolpi. O sindicato alegam que alguns peritos de forma individual ingressaram no mesmo grupo dos policiais civis, sendo que a categoria tem um sindicato específico. Com isso, o movimento seria ilegal.

 

De acordo com o secretário estadual de Administração, Franzé Silva, a proposta é de que o reajuste e as promoções sejam feitas de forma parcelada, sendo 50% para este mês de maio e mais 50% em janeiro de 2016. “Apresentamos a proposta e a categoria entendeu a situação do estado. Ainda teremos outras conversas com os policiais militares e com os professores da Uespi”, disse.

 

A delegada Andrea Magalhães informou que vai apresentar a proposta a todas as categorias e que uma assembleia será convocada para discutirem como ficará a situação. O prazo para a realização da assembleia é de até 72h. Enquanto isso a greve segue por tempo indeterminado.

 

Um grupo do Sindicato dos Policiais Civis do Piaui (Sinpolpi) invadiu a sala de reunião e afirmou que os peritos não são categoria e sim classe. Antes de invadirem a sala e após uma reunião de apenas 20 minutos, o secretário Franzé Silva apresentou a nova proposta, que é parecida com a anterior, mas com algumas ressalvas, e o pedido foi acatado pelos representantes do Sindicato.

Para mediar à negociação estão presentes os secretários de segurança, Fábio Abreu, de administração Franzé Silva, o delegado geral Riedel Batista e o secretário de Governo, Merlong Solano.

 

“Estamos efetivando o pagamento dos 50% previsto para maio e os outros 50% para janeiro. Queremos manter o controle das finanças do Estado e não podemos ultrapassar a lei de responsabilidade fiscal. O governador tem feito um esforço para valorizar essas categorias, mas tudo dentro do limite do Estado”, afirma Merlong Solano.

 

Os delegados, peritos e legistas da Polícia Civil do Estado do Piauí, após deflagrarem greve geral por tempo indeterminado, estão reunidos na Secretaria Estadual de Administração (Sead), onde buscam uma negociação com o secretário estadual de Administração, Franzé Silva.

 

De acordo com a delegada Andrea Magalhães, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Piauí (Sindepol), a paralisação só foi deflagrada após o governo recuar na proposta que havia garantido ao sindicato.

 


Delegados e peritos cruzaram os braços em protesto ao não cumprimento dos acordos por parte do Governo do Estado (Foto: Manoel José/O Olho)

 

“Eles haviam sinalizado como positivo em relação ao ajuste que foi pedido, mas em seguida recuaram. A greve segue por tempo indeterminado até chegarmos a um acordo”, destaca.

 

Com os trabalhos paralisados, apenas casos de homicídios, estupros e latrocínios serão investigados.

 

“Nesse domingo o governo convocou a diretoria do Sindepol para uma reunião, mas não compareceu, e a proposta que antecederia a deflagração do movimento não foi apresentada”, destaca a delegada.

 

Portal O Olho

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

Veja mais

Anamelka Albuquerque segue, pela 10ª vez seguida, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Luccy Keiko segue, pela 5ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Tatiana Trigueiro entra para a Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Delegado de Polícia pode determinar uso de tornozeleira eletrônica

Decisões Jurídicas Policiais: Lei 15.383/2026 prevê monitoramento imediato em situações de risco, dispositivo de alerta às vítimas e punição maior pelo descumprimento de medidas protetivas

Delegada fingiu ser mãe de adolescente sequestrada para negociar com suspeitos

(ES) A estratégia ajudou a polícia a encontrar a adolescente em menos de 48 horas. Ela foi resgatada com vida e a família não precisou pagar o valor exigido

Fachin suspende decisões de Mendonça e Dino sobre direção da PF

Fachin suspende decisão de Mendonça que afastou Andrei Rodrigues da PF e decisão de Dino que reintegrou diretor

Salário de agente, escrivão e investigador não pode ficar vinculado ao de delegado, decide STF

Supremo invalida vinculação da remuneração de policiais civis à de delegados de Polícia Civil
Veja mais

Dino determina reintegração de diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

09SET26 -
Flávio Dino reverte afastamento de cúpula da PF, critica 'decisão em causa própria' e aponta risco a investigações do caso 'Dark Horse'

Fenadepol e ADPF divulgam notas de repúdio após afastamento de dirigentes da Polícia Federal

08SET26 -(4)
Entidades Federais defenderam a preservação das prerrogativas institucionais do órgão

11 Diretores da Polícia Federal apoiam Andrei Rodrigues e entregam cargos

08SET26 -(1)
O pedido de vista não derruba a liminar de André Mendonça, que continua valendo. Com o afastamento de Andrei, o diretor-executivo da PF, William Murad, deve ficar interinamente na chefia

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

08SET26 -
Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

02SET26 -
(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.