Adepol do Brasil solicita derrubada do veto 39 da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis

A Adepol do Brasil, através de seu presidente, Rodolfo Laterza, promoveu a formalização do pedido de derrubada do veto 39 da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis. Veja a mensagem: Aos nobres Senadores e Deputados Federais A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 inseriu as polícias civis dentre aquelas instituições responsáveis pela defesa […]

Por Editoria Delegados

A Adepol do Brasil, através de seu presidente, Rodolfo Laterza, promoveu a formalização do pedido de derrubada do veto 39 da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis. Veja a mensagem:

Aos nobres Senadores e Deputados Federais

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 inseriu as polícias civis dentre aquelas instituições responsáveis pela defesa do Estado de Direito Democrático. Depois de mais de trinta e cinco anos, no dia 23 de novembro de 2023, os policiais civis do país obtiveram uma conquista histórica, a partir da aprovação final da Lei n. 14.735, que contou com o apoio de V. Exª e dos demais parlamentares da legenda.

A Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis representa um marco para a segurança pública. Os dispositivos estabeleceram as normas de funcionamento, as diretrizes, as competências, os direitos e os deveres do órgão. Apresentou parâmetros imprescindíveis para que as polícias civis alcancem a almejada autonomia, necessária para investigação criminal e proteção de bens caros aos cidadãos, entre eles, a vida, a liberdade e a integridade. Permitirá, ainda, corrigir injustiças históricas com os servidores de seus quadros, assegurando direitos que lhe são próprios, de acordo com a Carta Magna.

No entanto, o Excelentíssimo Presidente da República, por meio da Mensagem n. 620, de 23 de novembro de 2023, vetou importantes dispositivos do texto, que foram construídos durante anos, por conseguinte, frustrou direitos, garantias e prerrogativas dos policiais civis brasileiros, muitos deles previstos desde a promulgação da Constituição Federal, mas que vem sendo reiteradamente ignorados por sucessivos governos estaduais, independente de viés ideológico.

Neste diapasão, de maneira exemplificativa, permita indicar alguns destes direitos, que – registre-se mais uma vez – seguem sonegados dos policiais civis, destacadamente, dos Delegados de Polícia e Policiais Civis de todo Brasil

Por exemplo , no item 39.23.025 do VETO 39 da Lei Orgânica da Polícia Civil, destaca-se o § 16 do art. 30, que garante a paridade e integralidade das aposentadorias e pensões dos policiais civis, que já é concedido hoje aos policiais militares. Atualmente, se o PM e policial civil saem juntos na mesma operação e morrem baleados, a família do PM tem direito a 100% dos proventos, mas a família do civil tem direito a somente 50% da pensão. A derrubada desse item é para garantir isonomia do direito à integralidade dos proventos entre as duas corporações irmãs da segurança pública.

A Associação dos Delegados de Polícia do Brasil – ADEPOL DO BRASIL confia em V. Exª como ferrenho defensor desta categoria e dos profissionais de segurança pública, pedindo-lhe o apoio e o voto para derrubada dos vetos aos dispositivos da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, reconhecendo os policiais civis brasileiros, tornando a carreira mais próspera e, sem qualquer margem de dúvida, refletindo positivamente no combate no enfrentamento da criminalidade e na pacificação social.

INFORME URGENTE DA ADEPOL DO BRASIL: ADIAMENTO DA APRECIAÇÃO DOS VETOS 39 E 41 DAS LEIS ORGÂNICAS DAS POLÍCIAS CIVIS E POLÍCIAS MILITARES/BOMBEIROS

O Presidente do Senado, Senador Rodrigo Pacheco, acaba de confirmar que os VETOS 39 e 41, respectivamente das Leis Orgânicas das As Polícias Civis e PMs/BMs, dentre outros, estão adiadas para a sessão a ser realizada no dia 28 de maio de 2024.

Importante frisar que nossa articulação com a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais – FENEME pelos Destaques dos respectivos vetos, através dos partidos PL, PP e PSB, foram estrategicamente decisivos para mostrar força política, considerando a orientação do Governo Federal pela manutenção de todos os vetos das Leis Orgânicas e o risco de não termos votos suficientes, principalmente no Senado.

Diante deste contexto, ressaltamos ser essencial que TODOS reforçarão nas próximas semanas o máximo de comprometimento junto aos deputados e senadores (especialmente) pelo apoio à derrubada dos vetos 39 e 41 das Leis Orgânicas das Polícias Civis e Militares.

Brasília, 09 de maio de 2024.

Rodolfo Queiroz Laterza

Presidente da Adepol do Brasil.

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

“Medida protetiva que realmente protege é a prisão”, afirma delegado-geral do PI

(PI) Mais de 3 mil ocorrências reforçam debate sobre proteção de mulheres vítimas de violência em Teresina

Candidato a deputado Guilherme Pallesi ofende delegada de SP que não quis dar entrevista

(SP) Sindpesp emite Nota de Repúdio contra o deputado Guilherme Pallesi

Delegada da Polícia Civil do Piauí, Vilma Alves, morre aos 79 anos

(PI) Primeira mulher a integrar os quadros da Polícia Civil do Piauí, primeira delegada negra do estado, primeira mulher corregedora e primeira delegada da mulher do PI

STF amplia Lei Maria da Penha e até vizinho responderá por violência doméstica

A Corte ainda reconheceu expressamente que a proteção alcança casos de violência política de gênero, de competência da Justiça Eleitoral, e admitiu a concessão de medidas protetivas por delegados ou

99 prisões e R$ 547 mil apreendidos: Operação Cerco Fechado investigou homicidas, estupradores e outros criminosos

(PI) Segundo o delegado-geral da PCPI, Luccy Keiko, a operação busca cumpriu 124 mandados de prisão e de busca e apreensão em todo o Piauí.

Pão de forma, enxaguante bucal, bombom de licor: novas regras, ‘álcool residual’ e a Lei Seca

Contran muda regras da Lei Seca e permite reteste do bafômetro e drogômetro

Delegado Tales Gomes é atacado por pitbull e esposa é assaltada em Teresina; dois bandidos são presos

(PI) Investigações resultaram na prisão de criminosos. Pitbull estava escondido atrás de uma porta do alvo do mandado
Veja mais

Marco da Inteligência expõe racha entre PF e Abin

17AGO26 -
Projeto pode violar direitos fundamentais e ter conflitos de competências entre os órgão

Eleições sob domínio? O crime organizado e os riscos à integridade eleitoral em 2026

17AGO26 -(3)
Por Murillo Ribeiro de Lima

Eduardo Quadrotti é aprovado, pela 2ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 Eduardo Quadrotti
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Leonardo Alves entra para a Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 LEONARDO ALVES
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Polícia Civil do Piauí prende condenado por tentativa de homicídio ocorrida em SP

13AGO26 -
(PI) A prisão decorre de uma sentença condenatória a 14 anos e 6 meses de reclusão pelo crime de tentativa de homicídio contra duas mulheres, praticado no ano de 2002,

Justiça do Piauí condena jornalista Silas Freire a indenizar delegado-geral Luccy Keiko

(Sentenciado) Jornalista Silas Freire
(PI) O condenado Silas Freire foi citado e intimado pessoalmente, mas, segundo a sentença, não apresentou contestação e não compareceu à audiência de conciliação, instrução e julgamento

Não existe rampa de acesso para autistas. Existem autistas

10AGO26 -(3)
Carta aberta aos novos colegas com TEA - Por Franco Perazzoni
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.