52ª Reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia aprova 10 Resoluções

Encontro aconteceu em Goiânia/GO Nesta sexta-feira (23), no 2º dia da 52ª Reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC) em Goiânia, importantes Resoluções foram aprovadas sobre temas pertinentes às Polícias Civis. O delegado geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, esteve presente no encontro. Com a aprovação da […]

Por Editoria Delegados

Encontro aconteceu em Goiânia/GO


Nesta sexta-feira (23), no 2º dia da 52ª Reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC) em Goiânia, importantes Resoluções foram aprovadas sobre temas pertinentes às Polícias Civis. O delegado geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, esteve presente no encontro.

Com a aprovação da Resolução 17/2018, foi criado o Fórum Brasileiro de Investigação Criminal e Gestão de Polícia Judiciária, vinculado à estrutura do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia. O evento ocorrerá anualmente, considerando a importância do aperfeiçoamento institucional no que tange à investigação criminal e à gestão de Polícia Judiciária, através do debate qualificado e da pesquisa direcionados ao tema, além da relevância do intercâmbio de boas práticas.

A comissão organizadora do Fórum será responsável por organizar o encontro anual para o debate de assuntos pertinentes, pelo convite de palestrantes qualificados, pela organização de subcomissões temáticas para a discussão de temas pontuais durante o Fórum, além de fomentar a apresentação dos trabalhos científicos e publicar os anais do evento com os trabalhos, com critérios de publicação a serem regulamentados.

Durante a manhã ocorreu a explanação do Deputado João Campos, relator do Projeto de Lei Geral da Polícia Civil e da Reforma do Código de Processo Penal, quando várias questões pertinentes à segurança pública foram debatidas pelos conselheiros.

Outra Resolução aprovada foi a de número 14/2018, a qual instituiu o Grupo de Trabalho incumbido de divulgar os Jogos Mundiais Policiais, além de organizar a delegação e prospectar recursos para tal finalidade. O Projeto Jogos Mundiais foi apresentado aos conselheiros pela Escrivã de Polícia do RS, Aldrey Zago Menezes.

O Grupo será presidido pelo Delegado de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, Emerson Wendt, assessorado pelo Delegado de Polícia do Estado do Pará, Claudio Galeno, e composto por Delegados de Polícia representantes de cada Polícia Civil do estado e do Distrito Federal, indicados pelo respectivo dirigente máximo.

Também foram aprovadas as Resoluções 13/2018, que institui a contribuição mensal para os Chefes de Polícia a partir de dezembro deste ano, e a Resolução 15/2018, que institui o título de “Colaborador Emérito do CONCPC”, sendo entregue um certificado anual a partir do próximo ano, valorizando e homenageando Delegados de Polícia que colaboraram para o fortalecimento do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia.

Já a Resolução 16/2018 cria o Comitê Nacional dos Diretores Gerais das Academias de Polícia Civil – CONDAPC, vinculado à estrutura do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia, sendo órgão de assessoramento no planejamento de questões atinentes ao aperfeiçoamento do ensino em Polícia Judiciária. A aprovação ocorreu após a apresentação da Diretora da Academia de Polícia do Rio Grande do Sul, Delegada Elisangela Melo Reghelin.

A última Resolução do dia foi a de número 18/2018, a qual visa fortalecer a unidade nacional e a padronização de procedimentos Polícias Civil, através da criação do Comitê dos Corregedores-Gerais das Corregedorias de Polícia Civil- CONCGPC.

Os conselheiros, ainda no período da tarde, realizaram uma visita técnica à Academia de Polícia de Goiás.

O Presidente do CONCPC, Delegado Emerson Wendt, salientou a importância do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia e agradeceu a equipe da Polícia Civil de Goiânia pela organização do evento. “Estes dois dias em que o CONCPC esteve reunido foram muito produtivos e exitosos, pois 10 Resoluções foram discutidas e aprovadas nesse período. Dentre elas, destaco a aprovação da Resolução 17/2018, que cria o Fórum Brasileiro de Investigação Criminal e Gestão de Polícia Judiciária, no qual as Polícias Civis poderão aperfeiçoar a investigação criminal e a gestão de Polícia Judiciária através da troca de conhecimentos e informações por profissionais qualificados”, disse Wendt.

Da Redação

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

11 Diretores da Polícia Federal apoiam Andrei Rodrigues e entregam cargos

O pedido de vista não derruba a liminar de André Mendonça, que continua valendo. Com o afastamento de Andrei, o diretor-executivo da PF, William Murad, deve ficar interinamente na chefia

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.
Veja mais

Designer cria camisa capaz de ‘esconder’ pessoas de câmeras de vigilância com IA

Designer Simon Weckert criou camisa capaz de esconder pessoas de câmeras de vigilância com IA
'Camisa havaiana mais feia já vista no planeta' de Simon Weckert impede que tecnologia identifique o usuário como um 'ser humano padrão'

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

MP POST270826 -
(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação

Advogado de acusada de integrar o PCC é investigado por suposta ameaça de morte a juiz durante audiência

MP POST260826 - (3)
(SP) Marcos Cebola citou um delegado executado, disse temer que o magistrado não “adentrasse ao Elísio” e afirmou que todos morreriam; ele nega ter feito ameaça

Polícia prende suspeitos de roubo a residências e a depósito de gás em João Pessoa

MP POST260826 -
(PB) De acordo com a Polícia Civil, dos três alvos de mandados de prisão, um já cumpria pena na Penitenciária Silvio Porto. Há ainda dois suspeitos considerados foragidos.

Mulher é detida após dar tapa no rosto de policial durante briga em Barretos

Mulher dá tapa no rosto de Policial Militar(SP) em festa de Barretos e é detida
(SP) Confusão entre duas mulheres terminou com agressão a uma policial militar durante intervenção da PM no evento

Abordagem policial ao advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura e autuação
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.