Início » Somatório de crimes de menor potencial. TCO ou auto de prisão?

Somatório de crimes de menor potencial. TCO ou auto de prisão?

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
logo-assinante

JURÍDICO
Somatório de crimes. TCO ou Flagrante?

Jurisprudência selecionada

 

 

 

Situação corriqueira na primeira parte da persecução penal, em âmbito da polícia judiciária em crimes com concurso material ou formal. Não é momento para se aplicar os princípios da subsidiariedade ou consunção, pois a segunda parte da persecução penal, em nível processual, seria mais adequada a isso.

Por vezes ocorre o fato em que um sujeito, dentro de uma realidade fática e momento exposto, pratica vários crimes de menor potencial ofensivo, ou seja, com aplicação penal de inferior a dois anos. A problemática existe na somatória dessas penas se deve o delegado usar a subsidiariedade,  especialidade ou consunção.

É límpido o posicionamento do Superior Tribunal de Justiça ao afirmar são somadas afastadas do JECrim, fixando-se-a para a do Juízo Criminal.

Adicionadas e exacerbadas as sanções em abstrato para mais de dois anos, dos delitos em concurso (arts. 69, 70 e 71, do CP), deixariam de ter menor potencialidade ofensiva.

Veja:

STJ –  PENAL. RECURSO ESPECIAL. INCOMPETÊNCIA DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL.  CONCURSO DE CRIMES. SOMATÓRIO DAS PENAS COMINADAS IN ABSTRACTO SUPERIOR A DOIS ANOS.  Para solução do caso em questão, deve ser adotado como fundamento, pelas mesmas razões, o critério utilizado para solucionar a aplicabilidade ou não do benefício da suspensão do processo, quando há concurso de crimes, e o somatório das penas cominadas in abstracto for superior a dois anos.  Havendo concurso de crimes ou continuidade delitiva e o quantum do somatório das penas cominadas in abstracto for superior a dois anos, tais crimes, que isoladamente seriam considerados de menor potencial ofensivo, deixam de sê-lo, o que retira a competência do Juizado Especial Criminal.  Recurso conhecido e provido, para declarar a incompetência do Juizado Especial Criminal e determinar a remessa dos autos à C. 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. (STJ. REsp 575336. Relator: José Arnaldo da Fonseca. p. 208)

Vaticínio jurídico conforme análise dos artigos 61 e 62 da Lei 9.099/95, c/c artigo 2º da Lei 10.259/2001. Ainda que regra diversa, observou-se vínculo a exegese das Súmulas 243/STJ e 723/STF. Ainda em:  REsp 662298; HC 28184; REsp 637459; REsp 62549.

Também:

STJ – PROCESSO PENAL. HABEAS CORPUS . CRIMES CONTRA A HONRA. CONCURSO MATERIAL.  SOMATÓRIO DAS REPRIMENDAS MÁXIMAS. SUPERIOR A DOIS ANOS. COMPETÊNCIA. JUÍZO COMUM. CONSTRANGIMENTO ILEGAL. INOCORRÊNCIA. 1. Praticados delitos de menor  potencial ofensivo em concurso material, se o somatório das penas máximas abstratas revistas para os tipos penais ultrapassar 2 (dois) anos, afastada estará a competência do juizado especial, devendo o feito ser instruído e julgado por juízo comum. Precedentes. 2. Ordem denegada.RELATORA MINISTRA MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA. Nº 66.312 – RS  (2006/0200867-9) – STJ

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar