Início » Sindicato dos Delegados de SP sugere ao Estado que escalas de policiais gestantes sejam revistas

Sindicato dos Delegados de SP sugere ao Estado que escalas de policiais gestantes sejam revistas

por Editoria Delegados

SP: Sindpesp protocolou na Delegacia Geral da Polícia paulista parecer técnico quanto ao tratamento que deve ser conferido às profissionais, a exemplo do que já acontece em outros estados brasileiros; objetivo é que grávidas e lactantes não trabalhem em operações, na transferência de presos e em período noturno, por exemplo.

Sindpesp protocolou na Delegacia Geral da Polícia paulista parecer técnico quanto ao tratamento que deve ser conferido às profissionais, a exemplo do que já acontece em outros estados brasileiros; objetivo é que grávidas e lactantes não trabalhem em operações, na transferência de presos e em período noturno, por exemplo.

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) protocolou um parecer na Delegacia Geral da Polícia Civil paulista defendendo a proteção e a segurança das mulheres que atuam na instituição, especialmente quanto à atribuição de atividades e de escalas durante a gestação. A ideia é que grávidas e lactantes não trabalhem em operações, na transferência de presos e em período noturno, por exemplo.

O parecer técnico foi elaborado pelo escritório Araújo Recchia Santos, parceiro do Sindpesp e especializado em Gênero, e entregue diretamente ao delegado-geral-adjunto da Polícia Civil, Gilson Cezar Pereira da Silva, nessa 2ª feira (27/3). O objetivo do Sindicato dos Delegados é conquistar a regulamentação da pauta de forma administrativa por parte da Secretaria de Estado de Segurança Pública, via Delegacia-Geral. Segundo Jacqueline, a medida é necessária, uma vez que algumas atividades da Polícia Judiciária e Investigativa podem colocar em risco a saúde das profissionais:

“Relatos que chegaram ao conhecimento do Sindpesp dão conta que policiais civis gestantes não estão tendo a escalada de trabalho readaptada para a realidade que pede uma gravidez, inclusive as investigadoras, que atuam em escolta de presos. Elas continuam acumulando trabalho em Delegacias, muitas vezes, a quilômetros de distância de casa, e à noite. Entendemos não ser razoável ficarem expostas a condições laborais que podem prejudicar a própria saúde ou o feto. O Sindpesp compartilhou esta preocupação com o Estado, que, por sua vez, acolheu a demanda com entusiasmo. Nossa expectativa é que o comando da Polícia Civil avalie o quanto antes o parecer e defira a regulamentação”, analisa a delegada.

Jacqueline explica que a aplicação do tratamento diferenciado às grávidas e lactantes no exercício da profissão tem amparo em tratados internacionais e na Constituição Brasileira, bem como em diversas leis que dispõem sobre a matéria.

São Paulo é um dos poucos estados do País que não regulamentou este direito. Minas Gerais, Distrito Federal e Piauí, por exemplo, instituíram leis que determinam o afastamento de atividades operacionais ou de trabalho em locais insalubres enquanto durar a gestação e a lactação das policiais:

“Queremos que em São Paulo, assim como já acontece em outros estados brasileiros, isso seja revisto e regulamentado. A intenção do Sindpesp é unir forças ao Estado e proporcionar melhores condições de trabalho às servidoras. A Constituição e outras normas nacionais e internacionais reiteram esse direito”, salienta Jacqueline.

A reunião com o delegado-geral-adjunto da Polícia Civil também contou com a presença de outros diretores do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo.

Assessoria de Imprensa
Fiamini – Sindpesp

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar