Início » Segurança Pública da Paraíba é primeira do Norte/Nordeste e terceira do Brasil no ranking de competitividade

Segurança Pública da Paraíba é primeira do Norte/Nordeste e terceira do Brasil no ranking de competitividade

por Editoria Delegados

PB: No Brasil, acima da Paraíba, configuraram apenas o estado de Santa Catarina e o Distrito Federal.

Secretário de Segurança Pública da Paraíba Jean Nunes (esquerda)

A Paraíba é o primeiro lugar entre os 16 estados do Norte/Nordeste em Segurança Pública e está entre os três melhores do país no mesmo pilar. É o que aponta o ranking de competitividade dos estados 2023, divulgado pelo Centro de Liderança Pública – CLP na terça-feira (22). A Paraíba também figura entre as unidades da federação com mais indicadores acima da média nesse pilar, que considera itens como: violência sexual, mortes a esclarecer, segurança pessoal, patrimonial, entre outros.


No Brasil, acima da Paraíba, configuraram apenas o estado de Santa Catarina e o Distrito Federal.

A Paraíba destaca-se pelo crescimento notável em sua nota normalizada, que esse ano alcançou o patamar de 86 – em 2019 foi 78,5; em 2020 foi 82,3; em 2021 foi 69,4; em 2022 foi 73,1. No ranking Norte/Nordeste, o estado ocupa o 1º lugar há três anos consecutivos e em um cenário onde a competição entre os estados é uma realidade constante, a Paraíba demonstra que está comprometida em fortalecer sua posição, galgando colocações no ranking a nível nacional – de 6º para 3º.

O Estado também avançou em indicadores importantes para a Segurança Pública na comparação entre os anos de 2023 e 2022, a exemplo de Mortes a Esclarecer (de 4º pra 2º), Morbidade no Trânsito (de 20º para 18º) e Segurança Pessoal, em que houve melhoria significativa de sete posições no ranking (de 17º para 10º). De acordo com o estudo, este ponto representa o crime que gera os maiores danos à sociedade, por seus índices alarmantes e por dispor das medições mais confiáveis e portanto, o que possui a maior importância relativa.

Este ano, também foi a primeira vez em que o estudo trouxe o indicador Violência Sexual no pilar Segurança Pública, representado pelo total de vítimas de estupro e estupro de vulnerável consumados por 100 mil habitantes. A Paraíba figurou na melhor posição do país.

SSP PB

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar