Início » Estudante é autuado por criar espécies exóticas

Estudante é autuado por criar espécies exóticas

por Editoria Delegados

 

 

Um estudante da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), localizada na cidade de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, foi autuado por posse ilegal de espécimes da fauna silvestre brasileira e exótica. O mais impressionante é que ele cursa Ciências Biológicas, curso que teoricamente ensina sobre a importância dos animais e o mal que o tráfico ilegal causa a eles.

 

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), responsável pela autuação, só chegou até a residência do estudante após uma denúncia. No local foram encontrados, no total, 21 espécies de répteis. Entre os animais apreendidos, apenas um espécime é da fauna silvestre brasileira, a cobra jararaca-pintada (Bothrops pubescens). Os outros répteis, entre eles uma cobra-rasteira, cinco lagarto-leopardo e 15 cobras–dos-milharais pertencem à fauna exótica. Ou seja, o habitat não fica no Brasil.

 

O estudante não apresentou nenhuma documentação que comprovasse a introdução oficial das espécies no País e usou como argumento que “gosta dos animais” e por isso criava-os.

 

O estudante de biologia foi autuado em duas infrações previstas na legislação ambiental vigente: uma, por manter em cativeiro espécime da fauna silvestre brasileira sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade ambiental competente, com multa no valor de R$ 500,00 por animal apreendido; e, a outra, por introduzir espécies de animais exóticos no País, fora de suas áreas de distribuição natural, sem parecer técnico favorável e sem licença expedida pela autoridade competente, com multa aplicada no valor de R$ 6 mil. Os animais foram transferidos para o Cetas do Núcleo de Fauna do Ibama, que fica em Porto Alegre.
 
terra

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar