Início » Criminoso cortou dedo de dentista assassinado para sacar dinheiro

Criminoso cortou dedo de dentista assassinado para sacar dinheiro

por Editoria Delegados

SC: Polícia pede mais informações a banco sobre uso de dedo de dentista morto para saque

Rafael Caranhato, de 24 anos, era cirurgião-dentista em Fraiburgo, no Oeste catarinense. Denúncia do MP afirma que dedo cortado da vítima foi usado por criminoso para sacar dinheiro em agência bancária.

A Polícia Civil de Fraiburgo, no Oeste catarinense, vai pedir mais informações ao banco onde um criminoso sacou dinheiro do dentista Rafael Caranhato, assassinado na sexta-feira (16). O suspeito cortou o dedo da vítima e usou a parte do corpo em um caixa eletrônico, segundo denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

O corpo de Rafael foi achado por colegas de trabalho na casa em que morava na manhã de sexta. A denúncia foi recebida pela Justiça e o preso virou réu. Em nota, o Banco do Brasil afirmou que os terminais de atendimento “estão equipados com o que há de mais moderno em termos de biometria. Não é possível realizar transações com as características apresentadas” (veja íntegra da nota abaixo).

“Ele teria realizado o saque através do dedo, mas precisa de mais elementos”, afirmou o delegado responsável pelo caso, Wanderson Silveira. “Vamos solicitar uma cautelar, solicitar informações ao banco através do juízo”, completou.

Além disso, o delegado informou que ainda não recebeu imagens das câmeras de monitoramento da agência bancária, que poderiam confirmar como ocorreu o saque.

Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse que “A biometria foi concebida para só ocorrer em dedos vivos”.

O MPSC disse que o réu confessou informalmente todo o crime no momento da prisão, em Ibirama, no Vale do Itajaí, e que o dinheiro que ele levava no momento da prisão estava em um envelope do banco. O Ministério Público não divulgou mais informações devido ao sigilo do processo.

Além de mais informações sobre o saque, a Polícia Civil também quer esclarecer outras circunstâncias relacionadas ao crime, como se a vítima era familiarizada com o criminoso. “A colega de quarto não conhecia o suspeito. A vítima não tinha o hábito de sair, a rotina era trabalho e casa”, disse o delegado.

A polícia também aguarda o resultado de alguns laudos, como do local do crime e do celular do suspeito. “Através da perícia, teremos mais elementos para desvendar o tipo de relação que eles [vítima e acusado] tinham”.

No auto de prisão em flagrante do suspeito, ele foi indiciado por latrocínio, que é matar para roubar. Pela denúncia feita pelo MPSC, o homem também responde por transporte de droga para consumo pessoal.

Íntegra da nota do banco

O BB informa que seus terminais de autoatendimento estão equipados com o que há de mais moderno em termos de Biometria. Não é possível realizar transações com as características apresentadas. O BB colabora com os órgãos de investigações policiais e irá compartilhar todos os dados necessários para contribuir com a investigação, resguardando o sigilo e segurança pública.

Como complemento técnico, cabe ressaltar que Os leitores biométricos utilizam a tecnologia de LFD (Live Finger Detection). Além de capturarem a imagem para verificação, analisam vários outros aspectos, tais como temperatura, cor e carga eletrostática, que apenas um dedo de verdade possui. A tecnologia de biometria utilizada no BB é capaz de distinguir e identificar as impressões digitais de cada um dedos dos clientes e usuários, e detectar qualquer outra tentativa de fraudar uma impressão digital. A biometria só é reconhecida quando o dedo tem integridade física completa. Até a existência de pulsação é verificada, resguardando assim a segurança física dos usuários.

Segundo o Ministério Público, o assassinato ocorreu na madrugada de sexta no apartamento de Rafael. Ele jantou com o réu, foi deitar e foi atacado com um canivete. A vítima foi atingida no pescoço, rosto, tórax, abdômen, braço e mão.

Após atacar o dentista, o assassino roubou cartões bancários, dinheiro e outros bens dele. Depois, cortou o dedo da vítima.

Por volta das 7h30min, o réu saiu do apartamento de Rafael com o carro dele e os pertences roubados. Em seguida, passou em uma agência bancária e sacou mais R$ 2 mil usando as impressões digitais do dedo cortado.

A vítima foi encontrada depois que colegas sentiram a falta de Rafael no trabalho e chamaram a polícia, por volta das 10h de sexta.

No prédio onde ele morava, os amigos encontraram o apartamento fechado e a garagem vazia. O sargento da PM Izaías Lemos contou que os colegas entraram no apartamento e encontraram o corpo do jovem embaixo de cobertas.

“Ele nunca faltava ao serviço. O pessoal do serviço deu falta dele, foram na residência e estava chaveada, e o carro dele não estava na garagem. Entraram em contato com o síndico, e, quando entraram no apartamento, ele [vítima] estava coberto com umas cobertas”, relatou o sargento.

Jovem dentista é encontrado morto e suspeito é flagrado com dedo indicador dele

Com a placa do veículo, a Polícia Militar e a Polícia Civil foram atrás do suspeito, que foi encontrado passando por Ibirama, no Vale do Itajaí. A cidade fica a cerca de 190 quilômetros de Fraiburgo.

O acusado foi preso em flagrante com os objetos roubados, dinheiro, o canivete usado no crime, um cigarro de maconha e o dedo da vítima enrolado em um guardanapo. Ele teve a prisão preventiva decretada na audiência de custódia e responderá ao processo preso.

Quem era Rafael Caranhoto

Nas redes sociais, Caranhoto, de 24 anos, se mostrava um jovem com muitos amigos e que gostava de exibir a voz e as habilidades no violão. Publicava vídeos de músicas, muitas delas requisitadas pelos seguidores. Uma de suas publicações chegou a alcançar 17 mil visualizações.

Rafael se formou em odontologia em janeiro de 2020, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, em Erechim, no estado gaúcho.

Ele também participava de reuniões da Liderança Juvenil da Paróquia São Sebastião, em Maximiliano de Almeida. A conta oficial da entidade nas redes sociais publicou momentos da participação do dentista no grupo. Nas imagens, Rafael possui um violão na mão. “O mano Rafa que deixava todos alegres por onde passava: nos encontros, na salinha, na igreja, na escola e em meio à comunidade. Ele sempre estava ali, cantando e tocando com todo o coração, vivendo e se entregando à cada momento!”, diz a legenda.

De acordo com a paróquia, o corpo de Rafael foi velado no sábado (17) na capela mortuária de Maximiliano de Almeida.

g1 SC

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar