Início » Prisão em flagrante de crime cometido há dois anos

Prisão em flagrante de crime cometido há dois anos

por Editoria Delegados

 

 

 

Tese do Ministério Público Federal sobre os crimes praticados durante a ditadura fundamenta interpretação jurídica que justificou a prisão em flagrante por ocultação de cadáver cometido há dois anos atrás.

 

O caso está sob a análise da Polícia de Peruíbe e se trata de fato provavelmente ocorrido há aproximados dois anos: uma mulher teria supostamente matado sua irmã, portadora de problemas mentais e necessidades especiais físicas, e ocultado seu cadáver sob uma fina camada de concreto de uma casa desabitada.

 

Recentemente demonstramos nossa concordância com a ação do Ministério Público Federal que pretendia acionar judicialmente responsáveis pelos crimes praticados durante a ditadura militar, sob o argumento de que se tratam de crimes permanentes e, portanto, não prescreveram. Leia mais em: Procuradores irão processar criminalmente os crimes da ditadura militar.

 

De acordo com o que foi noticiado pelo Conjur, o delegado justificou a conduta de ter prendido a acusada em flagrante no raciocínio acima mencionado. O Procurador da República Ivan Cláudio Marx teria assim se manifestado por ocasião da ação contra os crimes militares: “O raciocínio com o qual trabalhamos, aceito pela maior parte dos países que viveram situações semelhantes, é de que o crime de sequestro e ocultação de cadáver, agravado por maus-tratos, é um crime permanente. Isso significa que continua sendo perpetrado enquanto a pessoa não é localizada, enquanto não se esclarece o que aconteceu”.

 

A Polícia de Peruíbe teria recebido uma denúncia anônima e após diligências encontrou ossos humanos no local indicado, sendo que a acusada confessou que seriam restos mortais da sua irmã, negando, contudo, a autoria do homicídio.

 

O delegado prendeu a acusada em flagrante e deve pedir sua preventiva, já que é possível que ela tente frustrar as investigações.

 

“Ora, se tal fundamento jurídico do MPF foi válido para o ajuizamento de uma ação penal, ele é mais válido ainda para embasar a autuação dos acusados daqui de Peruíbe, ainda que o cadáver da vítima não exista mais, em virtude de ter atingido completo processo de esqueletização” – Del. Francisco Wenceslau, Conjur.

 

Sobre os autores

 

*LFG – Jurista e cientista criminal. Fundador da Rede de Ensino LFG. Diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Cultura Luiz Flávio Gomes e co-diretor da LivroeNet. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). Siga-me no facebook.com/professorLFG, no blogdolfg.com.br, no twitter: @professorLFG e no YouTube.com/professorLFG.

**Áurea Maria Ferraz de Sousa – Advogada pós graduada em Direito constitucional e em Direito penal e processual penal. Pesquisadora.

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar