Início » Pai de Henry Borel inaugura associação com o nome do filho

Pai de Henry Borel inaugura associação com o nome do filho

por Editoria Delegados

RJ: A associação tem como objetivo proteger crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Inauguração da ONG Henry Borel — Foto: Reprodução

Leniel Borel inaugura, na manhã desta quarta-feira (19), a Associação Henry Borel, em homenagem ao filho. O menino foi morto em março do ano passado no Rio e a mãe, Monique Medeiros, e o padrasto, o ex-vereador Jairinho, são réus na justiça pelo homicídio.

O objetivo da associação é prestar apoio em prol da garantia dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Eles pretendem prestar orientação jurídica, psicológica e atividades socioeducativas, visando cidadania, não violência e autonomia.

Leniel Borel veste camisa com a foto do filho — Foto: Marcos Serra Lima/g1

Em maio deste ano, foi sancionada a lei Henry Borel, como ficou conhecida em referência à morte do menino de 4 anos. A lei torna crime hediondo o homicídio contra menor de 14 anos.

Um crime é considerado hediondo quando é praticado com crueldade e causa repulsa na sociedade. Neste tipo de infração, não cabe fiança, indulto ou anistia. Além disso, o acusado precisa cumprir o início da pena em regime fechado.

A pena prevista é de 12 a 30 anos. Mas ganha dois terços se for cometido por pai ou mãe, padrasto ou madrasta, tio, irmão, cônjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor (que orienta na educação da criança), empregador da vítima ou qualquer outra pessoa que exerça autoridade ou cuide dela.

A pena também aumenta se a criança tiver deficiência ou doença que a torne vulnerável.

Morte do menino de 4 anos

Henry Borel, de apenas 4 anos, teve morte violenta no dia 8 de março de 2021. As investigações apontam o ex- vereador Jairinho, que está preso, como principal suspeito. Monique Medeiros, a mãe, sabia de tudo, mas responde em liberdade.

A criança já chegou morta ao hospital, mas os suspeitos negam que ela tenha sido agredida. O laudo da morte aponta que Henry não resistiu a hemorragia interna e laceração hepática causada por uma ação contundente.

Delegada da Polícia Federal Paula Mary (imagem esquerda) também participou da inauguração!

Especialista no combate ao abuso sexual de jovens há 20 anos, a delegada da Polícia Federal Paula Mary será diretora de Assistência Social da ONG:

— Prestaremos auxílio a qualquer vítima infanto-juvenil para prevenir e enfrentar a violência doméstica e familiar. Precisamos superar a ideia romantizada de que famílias são locais de proteção absoluta. Muito embora a Constituição determine que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar os direitos das crianças, além de colocá-las a salvo de todas as formas de negligência, crueldade e opressão, constatamos que esse é apenas um mandamento que ainda não foi implementado e precisamos agir para ser diferente. 


A Associação Henry Borel fica no Shopping Bandeirantes, localizado na Avenida Salvador Allende, número 6.700. Para mais informações sobre a ONG, ligue: 21 97381-2766 ou acesse: www.henryborel.com.br.

 

g1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar