Início » PF faz operação contra quadrilha que aplicava golpe do “falso salário”

PF faz operação contra quadrilha que aplicava golpe do “falso salário”

por Editoria Delegados

Criminosos ofereciam falsa promessa de trabalho por meio de créditos em plataforma virtual; para sacar valor, vítima precisava fazer Pix


São Paulo – A Polícia Federal e o Ministério Público de São Paulo realizam, nesta terça-feira (31/10), uma operação contra uma organização criminosa voltada à prática de crimes patrimoniais, à lavagem de capitais e ao provável comércio ilegal de armas de fogo e munições.

São cumpridos oito mandados de busca e apreensão na capital e em São Bernardo do Campo, na região metropolitana. Durante a diligência, batizada de Operação Nian, foram apreendidos R$ 7 milhões em espécie nos endereços alvos.

A investigação teve início a partir de informações da Stone Pagamentos sobre movimentações atípicas em contas de correntistas. De acordo com a PF, a quadrilha usava as contas, em nomes de laranjas, para lavar dinheiro. Os titulares das contas eram recrutados pelos criminosos na região do Brás, no centro de São Paulo.

Ainda de acordo com a PF, entre outros golpes, os criminosos ofereciam uma falsa promessa de trabalho. A vítima atuava numa plataforma virtual e acumulava créditos, como se fosse um salário. No entanto, para sacar os valores, ela deveria fazer um Pix como contrapartida.

Estima-se que a organização criminosa tenha arrecadado, aproximadamente, R$ 4 milhões em apenas seis meses, vitimando pessoas em diversos Estados.

Segundo a PF, alguns dos investigados têm parentesco direto com um cidadão chinês que foi extraditado, do Brasil para a China, no ano de 2019, por vínculo com a máfia chinesa.

Metrópoles 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar