Início » Nomeações de delegados não reduz déficit de delegados em Mato Grosso

Nomeações de delegados não reduz déficit de delegados em Mato Grosso

por Editoria Delegados

            

Mesmo assim, delegacias ainda ficarão sem delegados titulares. O cenário pode ser pior porque o sindicato da categoria tem uma lista de 50 delegados prontos para se aposentar. Portanto, mesmo com essa leva, a Polícia Civil corre o risco de continuar no atual estágio – inquéritos à espera de delegados para serem concluídos. Por enquanto, só falta vontade para se aposentar, mas isso pode ocorrer a qualquer momento.

Segundo o diretor geral da Polícia Civil, delegado Anderson Garcia, a corporação já trabalha com a possibilidade de uma redução de quadro e conta com a disposição do governador Silval Barbosa de chamar mais 52 aprovados no último concurso.

“Hoje temos o maior quadro de todos os tempos, mas tem a possibilidade de um grande número de aposentarias. Mato Grosso está crescendo diariamente. E daí, a necessidade de novos concursos. Estamos com o problema solucionado apenas momentaneamente”, destacou.

Os atuais 68 delegados, só vão poder sentar-se na mesa para trabalhar após quatro meses de um curso realizado pela Academia da Polícia Civil. Enquanto isso, os atuais se viram como podem. A previsão é de que os novos comecem a trabalhar em novembro. Diante da situação, o diretor geral quer diminuir esse prazo.

“Vamos tentar acelerar esse prazo com mais horas-aulas diárias e em três meses já pretendemos contar com os novos delegados. A situação exige isso”, frisou. Todos vão atuar no interior, mas 20 que estão por lá serão transferidos para a Grande Cuiabá, que tem 18 das 166 Delegacias e a maioria, com poucos ou somente um delegado.

“No interior ainda vamos ter delegados respondendo por mais de uma unidade. Ainda não é desta vez que vamos ter um delegado por delegacia”, assinalou.

Garcia pretende priorizar algumas Delegacias como a Derf de Várzea Grande, que tem quase o mesmo número de inquéritos de furtos e roubos de Cuiabá e conta somente com um delegado. A Derf da Capital tem seis delegados.

Como boa notícia, ele anunciou a construção da Delegacia do Turista, que será um complexo que vai integrar também o Plantão Metropolitano, e da Delegacia de Defesa do Consumidor. “Esse prédio já está licitado pela Secopa”.

 

cenário mt

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar