Início » Pesquisa com policiais civis revela que 74% têm ansiedade e depressão

Pesquisa com policiais civis revela que 74% têm ansiedade e depressão

por Editoria Delegados

Apesar do alto índice de adoecimento, apenas 42,7% dos policiais civis do DF declararam ter buscado tratamento psicológico ou psiquiátrico

Uma pesquisa divulgada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), nesta quinta-feira (19/10), revelou que 74,4% dos entrevistados relataram já ter tido sintomas de ansiedade e depressão.

O levantamento feito com 328 policiais civis da ativa e aposentados aponta que, apesar do alto índice de adoecimento, apenas 42,7% declararam ter buscado tratamento psicológico ou psiquiátrico.

O psicólogo Roberto Vinuales, da Policlínica da PCDF, disse que, considerando a natureza da profissão policial, é vital cuidar da própria saúde mental. Segundo o profissional, descansar após os plantões e evitar tarefas adicionais são práticas essenciais que podem fazer uma diferença significativa na qualidade de vida.

O presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, disse que a sobrecarga “é um fato problemático que afeta a saúde mental dos policiais civis”.

“Exaustão é a palavra que melhor descreve a saúde dos policiais civis. Todos estão trabalhando incansavelmente para garantir a segurança da população, apesar do quadro de pessoal reduzido. Somos os investigadores que mais solucionam crimes violentos no país, mas estamos nos sacrificando para alcançar esse resultado”, declarou.

A Policlínica da PCDF oferece espaço de descompressão presencial e on-line, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Metrópoles

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar