Início » Bandido debocha da prisão: “logo vou tá solto porque tenho dinheiro e quem tem dinheiro tem tudo”

Bandido debocha da prisão: “logo vou tá solto porque tenho dinheiro e quem tem dinheiro tem tudo”

por Editoria Delegados

PI: Conhecido no mundo do crime, acusado de roubo em Teresina diz que “logo estará solto”.

Conhecido no mundo do crime, acusado de roubo em Teresina diz que “logo estará solto”.

Um homem identificado como Francisco Wilson Emiliano Sousa, o Chagas Fubuia, de 23 anos, foi preso, no bairro Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina, e encaminhado para a Central de Flagrantes, na tarde desta terça-feira (14), pelos agentes da Polícia Civil do 22° Distrito Policial (DP), em cumprimento de mandado de prisão expedido por roubo.

Ao chegar na Central de Flagrantes, Chagas Fubuia disse que “logo estará solto porque tem dinheiro e quem tem dinheiro e tem tudo”.

O chefe de Investigação do 22° Distrito Policial (DP), Erlon Viana, disse que Chagas Fubuia vai fazer companhia a cinco irmãos e três primos que já estão presos porque praticaram atividades criminosas.

Impunidade no Brasil

O comportamento desse criminoso é um exemplo de como a impunidade no Brasil é uma epidemia social que afeta toda população vítima das ações criminosas.

Existem várias causas para a impunidade no Brasil, que contribuem para que muitos crimes fiquem sem solução e muitos criminosos fiquem soltos. Algumas das principais causas são:

  1. Corrupção: A corrupção é um problema generalizado no Brasil e afeta o sistema judicial, incluindo a polícia, o Ministério Público e o Judiciário. A corrupção pode influenciar a decisão de investigar ou processar um criminoso, além de permitir que criminosos sejam liberados em troca de subornos ou outros favores.

  2. Sistema Judicial sobrecarregado: O sistema judicial brasileiro está sobrecarregado, com um grande número de casos pendentes e uma infraestrutura limitada. Isso pode levar a atrasos nos processos e a casos prescrevendo, o que significa que os criminosos não são punidos pelos seus crimes.

  3. Falta de investimento: O governo brasileiro não investe o suficiente no sistema judicial, incluindo a polícia, promotores e juízes. A falta de investimento pode afetar a capacidade das autoridades em investigar e processar criminosos, bem como em manter criminosos na prisão.

  4. Leis antiquadas: Algumas leis brasileiras são antigas e desatualizadas, o que pode tornar difícil a condenação de criminosos e a aplicação de penas justas.

  5. Impunidade de crimes menores: A impunidade de crimes menores pode levar à sensação de que o crime não é punido no Brasil, o que pode incentivar criminosos a cometerem crimes mais graves.

  6. Violência generalizada: A violência generalizada no Brasil pode fazer com que a polícia e as autoridades judiciais sejam vistas como incapazes de proteger a população, o que pode levar à sensação de impunidade.

  7. Impunidade de crimes de colarinho branco: Os criminosos de colarinho branco muitas vezes não são punidos pelos seus crimes, o que pode levar à sensação de que o sistema judicial é corrupto e que apenas os pobres e marginalizados são punidos.

Essas são apenas algumas das principais causas da impunidade no Brasil, e para resolvê-las, é preciso um esforço conjunto de várias esferas da sociedade, incluindo o governo, a polícia, o Judiciário e a população em geral.

 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar