PI: Segundo o secretário de Segurança, atos de terrorismo e vandalismo não serão tolerados no estado do Piauí
O Secretário Estadual de Segurança do Estado do Piauí, Chico Lucas, afirmou nesta segunda-feira (09) que o Piauí irá cumprir a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou a desocupação de acampamentos realizados nas imediações de unidades militares que servem para prática de atos antidemocráticos. O ministro determinou que a desocupação será realizada pelas Polícias Militares, com apoio da Força Nacional e Polícia Federal, se necessário.
Segundo o secretário de Segurança, atos de terrorismo e vandalismo não serão tolerados no estado do Piauí.
“A gente já determinou ao comando da Polícia Militar que procurasse o comando do 25º Batalhão de Caçadores para dar todo apoio ao cumprimento da decisão exarada pelo ministro Alexandre de Moraes. A partir de hoje, todos os acampamentos que estão em áreas militares serão desmobilizados. Nenhum ato de terrorismo será tolerado no Piauí”, disse Chico Lucas.
O secretário ainda avaliou que os atos antidemocráticos não podem ser considerados pacíficos.
“Não podemos encarar como pacífico, porque eles pedem intervenção militar, pedem a violência, pedem o fim do estado democrático de direito. Pode ser que as pessoas não estejam agindo com violência no momento, mas as palavras deles são contra o estado brasileiro”, destacou.
Reforço
O governo do Piauí instituiu um gabinete de crise para tratar de ações contra atos antidemocráticos no estado. A ideia é que os atos de terrorismo registrados ontem na capital federal não se repitam no Piauí.
Entre as medidas adotadas, está o reforço no policiamento nas sedes dos poderes, como o Palácio de Karnak, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça. Além disso, pontos considerados sensíveis, como subestações de energia e o terminal de petróleo, também devem receber reforço na segurança.
A Secretaria de Segurança também irá disponibilizar um número de Whatsapp para que a população possa denunciar a ocorrência de atos ilegais.
“Vamos disponibiliza um número de Whatsapp onde a população poderá passar informações. É um modo facilitado. A inteligência vai fazer a análise se o fato é ou não criminoso”, disse Chico Lucas.
Número de WhatsApp para denúncia: (86) 99492-3705
Participação de piauienses
A Secretaria de Segurança também determinou a apuração da participação de piauienses nos atos de terrorismo registrados ontem em Brasília, bem como possíveis financiadores. Entre as ações, está o monitoramento de passageiros de ônibus e aviões que se deslocaram para o Distrito Federal nos últimos dias.
“Nós determinamos às inteligências da PM e da Polícia Civil que vão atrás de informações de quem se deslocou do Piauí para o Distrito Federal. Vamos saber quem financiou. Há informações que houve uma vaquinha coletiva, e, se alguém financiou, principalmente o transporte, vamos enviar essas informações para o Ministério da Justiça”, destacou Chico Lucas.
Da Redação e Cidade Verde
DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social