Início » Lula sanciona lei sobre funcionamento 24h de delegacias da mulher a partir desta terça (4)

Lula sanciona lei sobre funcionamento 24h de delegacias da mulher a partir desta terça (4)

por Editoria Delegados

O presidente Lula (PT) sancionou hoje uma lei que prevê o funcionamento 24 horas de delegacias da mulher. A medida foi publicada no DOU de hoje.

O presidente Lula (PT) sancionou hoje uma lei que prevê o funcionamento 24 horas de delegacias da mulher. A medida foi publicada no DOU de hoje.

O que aconteceu:

A partir de hoje, as Deam (Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher) devem funcionar 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. A lei foi proposta em 2020 pelo senador Rodrigo Cunha (União-AL) e aprovada pelo Senado em março.

A lei prevê que as mulheres que procuram atendimento devem ser recebidas em salas privadas, de preferência por policiais do sexo feminino.

Em cidades onde não há uma delegacia para mulheres, o atendimento deverá ser feito em uma delegacia comum, de preferência por uma agente especializada.

Policiais devem ser treinados para acolhimento das vítimas “de maneira eficaz e humanitária”.

As delegacias especializadas também devem disponibilizar um número de telefone para acionamento imediato da polícia em casos de violência contra a mulher.

Lula também sancionou lei que institui um programa de combate ao assédio sexual em órgãos públicos. Alguns objetivos são:

 

  • Prevenir e enfrentar a prática do assédio sexual e demais crimes contra a dignidade sexual.
  • Capacitar os agentes públicos para o desenvolvimento e a implementação de ações destinadas à discussão, prevenção e orientação do problema.
  • Implementar e disseminar campanhas educativas sobre as condutas e os comportamentos que caracterizam o assédio sexual e demais crimes contra a dignidade sexual e qualquer forma de violência sexual.

UOL

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar