Início » Falta de delegados é a maior em 20 anos no RS, diz associação

Falta de delegados é a maior em 20 anos no RS, diz associação

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
14abr10-rs-delegados-20

RIO GRANDE DO SUL
Falta de delegados é a maior em 20 anos, diz associação

RIO GRANDE DO SUL

Pequenos municípios gaúchos sofrem com a falta de delegados e de investigadores da Polícia Civil. Em Ciríaco, por exemplo, uma estagiária fica no local quando o investigador precisa sair. No município de 5 mil habitantes, na Região Norte, há inquéritos parados há oito anos.

O Rio Grande do Sul tem 350 delegados, mas 214 delegacias não tem titular. É a maior falta de delegados dos últimos 20 anos, de acordo com a associação que representa a categoria.

O presidente da associação, Wilson Müller, acredita que nem o próximo concurso, que deve nomear 157 profissionais, vai terminar com a defasagem.

Cerca de 1,7 milhão de inquéritos em andamento lotam as delegacias gaúchas. Um mutirão da Polícia, Ministério Público e Judiciário pretende arquivar os casos sem violência, que dificilmente seriam resolvidos. Assim, a Polícia pretende se dedicar aos casos mais graves. O chefe de polícia, João Paulo Martins, está otimista com a iniciativa.

Na região de Erechim, por exemplo, nove delegados atendem 39 municípios. Já na região de Santa Maria, 21 cidades estão sem delegado.

RÁDIO GAÚCHA

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar