Início » Delegado Karlesso questiona ação da Cobrapol junto ao STF

Delegado Karlesso questiona ação da Cobrapol junto ao STF

por Editoria Delegados
20mar13-delegado-karlesso.2

 

 

Karlesso Nespoli Rodrigues é delegado da Polícia Civil do Acre e  questionou ação promovida pela Cobrapol – Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, 1° Secretário da Adepol/AC e, preocupado com o futuro da Polícia Civil de seu Estado questionou uma Adin proposta pela Cobrapol, a qual poderá, segundo ele, prejudicar a estrutura administrativa da Polícia Civil.

 

Veja abaixo a carta enviada:

 

Bom dia, meu nome e KARLESSO NESPOLI RODRIGUES, sou Delegado de Polícia Civil no Acre, e 1° Secretário da Associação dos Delegados de Policia Civil do Estado. Vi, em consulta processual no sítio do STF que a COBRAPOL propôs a ADIN 4919, questionando a constitucionalidade do artigo 178 da constituição de Roraima, que prevê autonomia administrativa e orçamentária à Policia Civil, bem como status de Secretário de Estado ao Diretor Geral daquela instituição (representada por Delegado de Polícia Civil), por suposta violação ao artigo 144, paragrafo 6°, da Constituição Federal.

Desculpem-me, mas qual o motivo da COBRAPOL lutar pelo retrocesso? Uma das causas que faz com que o Ministério Público seja instituição forte  é justamente autonomia orçamentária (propor, por si mesmo, seu orçamento ao Poder Legislativo) e administrativa (Executar, sem ingerência externa, suas ações institucionais).

No Acre, atualmente, o Diretor Geral de Policia Civil tem status de Secretário, e, apesar da falta de investimentos por parte do Governo, melhoramos, MUITO, pois ele próprio administra os recursos, não dependendo mais do Secretário de Segurança Pública a ordenação de despesas, licitação, etc.

Infelizmente, acredito, com veemência, que a COBRAPOL está lutando por uma polícia cercada por ingerência, e não por uma policia civil mais livre na tomada de suas decisões, como assim o quer o Estado de Roraima.

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar