Início » Polícia Civil de Alagoas produz 1º inquérito virtual do País!

Polícia Civil de Alagoas produz 1º inquérito virtual do País!

por Editoria Delegados

 

 

Dentro do plano de gestão implantado pela Polícia Civil alagoana para a Modernização e Virtualização dos Procedimentos Policiais e Administrativos, foi remetido à Justiça, nesta quarta-feira (12), o primeiro inquérito policial totalmente virtual do País, por meio da certificação digital.

 

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, a virtualização dos inquéritos concretiza o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição. “Trabalhamos para inserir a Polícia Civil na era digital e esta é mais uma etapa no processo de desenvolvimento organizacional que estamos implementando, visando modernizar todos os procedimentos da polícia. Esta é a concretização de um trabalho que começou com a certificação digital dos delegados e escrivães”, esclareceu Paulo Cerqueira.

Segundo o diretor de Informática e Estatística, Medson Maia, esta é a primeira vez que um inquérito é concluído totalmente de forma digital no Brasil. “Na área civil já é uma prática trabalhar virtualmente, mas na área criminal, este é o 1º projeto, que começa a funcionar no Brasil”, esclareceu.

 

Medson Maia ressaltou ainda que, dentro dos inúmeros benefícios, está a economia de tempo, consumo de papel e também de combustível, uma vez que não é mais necessário descolar um policial para a entrega física dos inquéritos à Justiça alagoana.
O primeiro inquérito foi remetido eletronicamente para a 9ª Vara Criminal ao juiz Geraldo Amorim.

 

A delegada do 10º Distrito Policial (DP) da Capital, Luci Mônica, que conduziu as investigações e a confecção do procedimento de forma virtual, ressaltou a facilidade de usar os meios eletrônicos. “A ferramenta inovadora é muito rápida e simples. O procedimento oferece mais agilidade e maior economia de tempo e até financeira às atividades policiais”, afirmou.

 

De acordo com Luci Mônica, o caso investigado foi uma tentativa de homicídio ocorrido no último dia 3 deste mês, na localidade conhecida como “Boca do Inferno”, no Village Campestre, em Maceió, quando Maria do Carmo da Conceição tentou matar o marido, Severino Quaresma dos Santos Filho.

 

Segundo Medson Maia, até o final do ano, todas as delegacias do Estado estarão prontas para usar as novas ferramentas tecnológicas. A intenção é abolir o uso de papel na comunicação oficial em todos os trâmites da instituição. “Já começamos a trabalhar assim entre diretorias, delegacias e todas as unidades policiais e agora já iniciamos a remessa dos inquéritos da capital totalmente virtualizados”, informou.

 

Nas últimas semanas, técnicos da Diretoria de Informática e Estatística (Deinfo) participaram de treinamentos sobre os procedimentos de virtualização, digitalização de documentos e certificação eletrônica nas delegacias regionais de São Miguel dos Campos, Penedo, Arapiraca e Palmeira dos Índios para o uso da nova ferramenta tecnológica. O trabalho nas regionais prossegue até o mês de outubro.  

 

Agência Alagoas

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar