Início » Gilson Teles revela desarticulação de quadrilha de estelionatários na Paraíba. Veja o vídeo!

Gilson Teles revela desarticulação de quadrilha de estelionatários na Paraíba. Veja o vídeo!

por Editoria Delegados

 

 

O Delegado Regional da Polícia Civil, Gilson Teles, falou nessa terça-feira (11), sobre as investigações que terminou em cinco prisões em Sousa por prática de estelionato e golpes em aposentados da região. Segundo Gilson, as investigações foram iniciadas em Cajazeiras com o Grupo Especial Tático (GTE), após uma denúncia anônima.

 

De acordo com o delegado, os policiais montaram uma “campana” na cidade de Sousa, onde conseguiram prender Maria dos Remédios de Andrade, de 57 anos, de posse de vários documentos falsos. “Ela se passava por várias pessoas e depois de presa mencionou vários nomes envolvidos”.

 

Gilson informou que um dos integrantes, que não pode revelar o nome, embora esteja preso, tinha uma gráfica na sua residência, onde tinha os espelhos das carteiras de identidades, carteiras de habilitações e clonava os cartões de créditos.

 

“Com o recebimento de alguns benefícios por parte de alguns aposentados, ele passava a criar outras identidades falsas. Quando se tratava de mulheres, já existia uma outra mulher que se passava por essas vítimas e daí se fazia os empréstimos consignados nos bancos”. Revelou Gilson

 

O delegado disse que o dinheiro desses empréstimos era dividido com toda quadrilha. Ele informou também, que há uma outra pessoa envolvida, que ainda não foi presa, que se passava pelas vítimas do sexo masculino para contrair os empréstimos junto as financeiras.

 

Segundo Gilson, duas pessoas da quadrilha faziam uma mediação entre empresas da cidade para conseguir as xerox da documentação e os acusados.

 

“As empresas facilitavam as xerox dessas documentações. Existem pessoas que nem sabem que tem consignados nos seus nomes. Existe um esquema muito grande de fraudes com empréstimos consignados e clonagens de cartões”. Frisou a autoridade policial.

 

O delegado revelou ainda, que os envolvidos nas fraudes pertencem também a outros estados, inclusive, um dos acusados presos é de um estado vizinho a Paraíba.

 

Entenda o caso

 

O Grupo Tático Especial (GTE) da cidade de Sousa prendeu na tarde desta terça-feira (11), cinco pessoas acusadas de praticar estelionato no município.

 

De acordo com informações da polícia, o grupo fazia empréstimos consignados com documentação falsa. Uma mulher, identificada por Maria dos Remédios de Andrade, de 57 anos, foi presa em flagrante quando tentava realizar um empréstimo em um banco comercial da cidade, usando a documentação de Maria do Carmo Pereira Cabral.

 

Após a prisão da mulher, ela entregou um dos seus comparsas, Raimundo José Filho, que era responsável pela aquisição da documentação necessária para a transação financeira. Ele foi preso na cidade de Aparecida.

 

Ao ser pego, Raimundo entregou mais dois integrantes da quadrilha, Sebastião José da Silva e Manoel Antônio da Costa, conhecido por “Bel”.

 

Segundo a polícia, Sebastião tinha a senha de acesso aos sistemas bancários, onde escolhia as vítimas para os golpes. Já Bel era o mentor do grupo. Ele foi preso na rodovia que liga Catolé do Rocha a Bom Sucesso, na companhia de uma quinta pessoa, identificada por Dário Vitoriano de Carvalho.

 

Em poder do grupo, a polícia apreendeu: Formulário de empréstimo; Habilitação e identidades falsas; Cartões de bancos; Impressoras; Máquina de plastificação de documento; Maquinetas de cartões de créditos e um revólver calibre 38.

 

Veja o vídeo!

 

 

Diário do Sertão

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar