Início » Delegado é expulso da PF por ‘vazar’ informações

Delegado é expulso da PF por ‘vazar’ informações

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
27out09-ce-dpf-expulso-1

CEARÁ
Delegado é expulso da PF por ‘vazar’ informações

E por improbidade administrativa

 

CEARÁ

A Justiça Federal no Ceará condenou à perda do cargo o delegado da Polícia Federal, Paulo Cauby Batista Lima, acusado de “vazar” informações sigilosas sobre investigações de crimes como “lavagem” de dinheiro e remessa ilegal de dinheiro para o Exterior, além de tráfico de drogas e porte ilegal de armas.

A decisão foi tomada pelo juiz federal José Eduardo de Melo Vilar Filho, titular da Sexta Vara da Justiça Federal no Ceará. O ex-delegado vai responder também por improbidade administrativa.

Cauby está proibido de fazer qualquer tipo de contrato com o Poder Público, durante o prazo de três anos, ou de receber benefícios fiscais e creditícios, mesmo que seja por meio de pessoa jurídica. Além disso, teve suspensos seus direitos políticos por um prazo de cinco anos. A sentença determina também multa civil no valor de 100 vezes a remuneração que hoje recebe um ex-delegado da PF.

As investigações que culminaram na destituição do delegado federal começaram há cerca de seis anos. Em 2003, o delegado chegou a ter prisão preventiva decretada pela Justiça. Na casa dele, a Polícia apreendeu munição e armas de grosso calibre que seriam fruto das apreensões feitas no decorrer de investigações sobre o crime organizado.

O processo foi acompanhado pelo Ministério Público Federal (MPF), representado pelos procuradores da República, Alexandre Meireles Marques e Alessander Sales. No processo, os procuradores assinalam que, valendo-se do cargo que ocupava, chamado a colaborar com as investigações da Delegacia de Combate ao Crime Organizado e Inquéritos Especiais da PF, o delegado acabou “vazando” informações privilegiadas às pessoas investigadas, entre elas, o doleiro Alexander Diógenes Ferreira Gomes, atualmente foragido do País depois de ter a sua prisão preventiva decretada por vários crimes financeiros e formação de quadrilha.

“Óbvio, que o sigilo é inerente a determinadas medidas investigatórias, notadamente, às que antecedem uma busca e apreensão ou prisão, sob pena de aniquilar por completo suas funções”, cita o processo.

Vazamento

A rede criminosa montada por “Alex” Ferreira Gomes se estendeu pelo Brasil e outros países por onde o dinheiro sujo era “lavado” antes de retornar para a conta dos envolvidos.

“Alex” era o dono da “Acctur”, uma empresa que tinha a “fachada” de negócios ilegais, mas que foi descoberta como instrumento para os crimes de “lavagem” de dinheiro praticada pela quadrilha chefiada pelo doleiro foragido.

Diário do Nordeste
DELEGADOS.tv
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar

Deixe um comentário