Início » Comissão da Câmara aprova redução da maioridade penal para crimes violentos

Comissão da Câmara aprova redução da maioridade penal para crimes violentos

por Editoria Delegados

Pelo menos 308 deputados precisam ser a favor em duas votações para que proposta siga para o Senado

Uma comissão da Câmara dos Deputados aprovou a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes violentos. A proposta segue agora para votação em plenário, e o texto só passou depois de muita negociação.

O presidente da Câmara costurou esse acordo com vários partidos, incluindo o PSDB. O PT é contra. Pela proposta, a redução da maioridade valeria para crimes violentos, como estupro, roubo seguido de morte, violência contra crianças e idosos.

Os manifestantes ficaram no corredor, e vigiados por seguranças. Ainda assim levaram cartazes e gritaram. Mas teve barulho fora e dentro da comissão. A maioria dos deputados queria votar, mas os governistas não e pediram o adiamento. Mas não deu.

A presidente da UNE pôde ficar na sessão. Calada. Protestou com gestos e, como o governo, lamentou a derrota: de ver a redução da maioridade penal aprovada, depois de 22 anos na gaveta. Foram 21 votos a favor, só seis contra.

Os deputados decidiram que menores com mais de 16 anos vão para a cadeia se cometerem crimes considerados graves: machucarem alguém até matar, matarem de propósito, se fizerem roubo seguido de morte ou com violência contra idosos e crianças por exemplo. Também estão na lista tortura, estupro e tráfico internacional de drogas. Mas os jovens devem cumprir a pena separados dos outros presos. Os lugares devem ser providenciados pela União e pelos estados.

Os defensores dizem que a criminalidade vai diminuir. “São crimes bárbaros que acontecem hoje no país que não podem ficar impunes”, diz o deputado Laerte Bessa, relator da proposta.

Hoje a pena para o menor é a internação, de no máximo três anos. Os que são contra a redução da maioridade dizem que a prisão não vai acabar com a violência. “Daqui dois anos todos os deputados que estão votando, olhando para a urna e para a emoção do eleitor, vão ter que explicar ao eleitor que não deu certo”, diz o deputado Darcísio Perondi.

Deputados da chamada bancada da bala, que tem vários delegados e era maioria na comissão, cantaram no final, comemorando. O governo saiu de fininho e os jovens – barrados – barravam os deputados na saída.

Tudo resolvido na comissão, agora começa uma nova etapa no plenário. Pelo menos 308 deputados precisam ser a favor da redução da maioridade penal em duas votações, para que a proposta siga adiante, para o Senado, onde serão mais duas votações. É um longo caminho mesmo porque muda a Constituição.

O governo não quer a mudança e disse que vai buscar apoio da igreja e de entidades ligadas aos direitos humanos para manter a prisão para os maiores de 18 anos.

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

você pode gostar