Início » Advogado de PM diz que delegado do caso Juan é “burro” e “imbecil”

Advogado de PM diz que delegado do caso Juan é “burro” e “imbecil”

por Editoria Delegados

 

 

 

O advogado Marco Antônio Gouvea de Faria, que defende o policial militar Rubens da Silva, um dos quatro réus acusados da morte do estudante Juan Moraes, 11, disse nesta quinta-feira (12) que a acusação contra o seu cliente se deve à “maldade de um delegado burro”, em referência ao ex-titular da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense, Ricardo Barbosa, ouvido na terça-feira (10) como testemunha de acusação.

 

Barbosa foi o condutor da investigação que concluiu que Silva e os também PMs Edilberto Barros do Nascimento, Isaías Souza do Carmo e Ubirani Soares assassinaram o menor. O crime ocorreu em junho de 2011.

 

“Isto aqui [julgamento] é um engodo. Uma farsa montada em cima de um inquérito de um delegado com cara de bom moço, mas que é incompetente e despreparado. (…) Um jovem e imbecil delegado de polícia. (…) Novo, burro e despreparado. Estamos aqui por causa da mente fértil desse delegado para trabalhar mal e induzir o Ministério Público ao erro”, disse Faria. (imagem ao lado).

Chamado à fase de debate que antecede à reunião dos jurados no Conselho de Sentença–, o advogado afirmou ainda que o inquérito de 66 folhas da DH da Baixada sobre o desaparecimento e morte de Juan “mais parece um conto policial”. As críticas pessoais e profissionais a Barbosa não cessaram. “Ele não tem competência para ser delegado nem em Tinguá [município do Rio], que tem 1.200 habitantes”.

 

“[O julgamento] é um absurdo. Uma patranha. O Rubens sequer foi naquele morro [do Danon, em Nova Iguaçu, onde Juan morava com a família]. Sequer subiu o morro. Ele só foi no morro quando acabou toda a ação. Uma ação legítima. O delegado despreparado disse que o Rubens ficou no asfalto sabendo qual era a intenção da operação, que os PMs já subiram o morro para matar”, completou.

Último dia

 

Nesta quinta-feira (12), o julgamento sobre a morte do menino Juan Moraes, 11, e de Igor de Sousa, 17, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na noite de 20 de junho de 2011, entra em seu último dia. A previsão é que a decisão saia na madrugada desta sexta-feira (13).

 

Além das mortes, ficaram feridos e sobreviveram Wesley Felipe Moraes da Silva, irmão de Juan, e Wanderson dos Santos de Assis. Quatro policiais militares respondem pelo crime de duplo homicídio qualificado e duas tentativas. Isaías Souza do Carmo e Edilberto Barros do Nascimento, atiraram contra os jovens, e Ubirani Soares e Rubens Silva, participaram do crime ao transportarem os policiais e o corpo de Igor, de acordo com a denúncia.

 

Ao todo, 13 testemunhas foram ouvidas de segunda (9) até quarta-feira (11), entre os sobreviventes, a mãe de Juan, Rosineia Maria Moraes, moradores da comunidade do Danon, onde aconteceu o crime, peritos, dois delegados e um comandante da PM. Em todos os dias de júri, o plenário da 4ª Vara Criminal de Nova Iguaçu estava lotado de colegas dos acusados e interessados no julgamento.

 

Nesta quinta, o promotor Sérgio Ricardo Fonseca, defendeu a tese de assassinato, de que os PMs atiraram sem que houvesse confronto. Já os advogados de defesa dos policiais argumentam que os policiais se defenderam do ataque e que os jovens podem ter sido baleados por traficantes da comunidade, que supostamente atacaram os policiais.

 

UOL

 

NOTA

 

O Portal Nacional dos Delegados repudia a conduta do causídico quando ofendeu moralmente o delegado e sua atividade funcional, mesmo no plenário do júri. Ato incompatível com o decoro que desrespeitou o serviço público promovido pela autoridade policial.

 

A matéria jornalística como está no portal identifica diretamente o advogado que em plenário teria feito referências ao ilustre delegado que presidiu o inquérito. Contudo, equivocadamente foi colocada a imagem do advogado Edison Ferreira de Lima, o qual estava na bancada de defesa. O advogado Edison tem um perfil profissional respeitoso e possui profunda consideração ao ilustre delegado que presidiu o feito. A Editoria do Portal Delegados pede aqui desculpas ao eminente advogado Edison Ferreira de Lima pelo equívoco aqui demonstrado, mas já sanado.

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar