Início » 52ª Reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia aprova 10 Resoluções

52ª Reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia aprova 10 Resoluções

por Editoria Delegados

Encontro aconteceu em Goiânia/GO


Nesta sexta-feira (23), no 2º dia da 52ª Reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC) em Goiânia, importantes Resoluções foram aprovadas sobre temas pertinentes às Polícias Civis. O delegado geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, esteve presente no encontro.

Com a aprovação da Resolução 17/2018, foi criado o Fórum Brasileiro de Investigação Criminal e Gestão de Polícia Judiciária, vinculado à estrutura do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia. O evento ocorrerá anualmente, considerando a importância do aperfeiçoamento institucional no que tange à investigação criminal e à gestão de Polícia Judiciária, através do debate qualificado e da pesquisa direcionados ao tema, além da relevância do intercâmbio de boas práticas.

A comissão organizadora do Fórum será responsável por organizar o encontro anual para o debate de assuntos pertinentes, pelo convite de palestrantes qualificados, pela organização de subcomissões temáticas para a discussão de temas pontuais durante o Fórum, além de fomentar a apresentação dos trabalhos científicos e publicar os anais do evento com os trabalhos, com critérios de publicação a serem regulamentados.

Durante a manhã ocorreu a explanação do Deputado João Campos, relator do Projeto de Lei Geral da Polícia Civil e da Reforma do Código de Processo Penal, quando várias questões pertinentes à segurança pública foram debatidas pelos conselheiros.

Outra Resolução aprovada foi a de número 14/2018, a qual instituiu o Grupo de Trabalho incumbido de divulgar os Jogos Mundiais Policiais, além de organizar a delegação e prospectar recursos para tal finalidade. O Projeto Jogos Mundiais foi apresentado aos conselheiros pela Escrivã de Polícia do RS, Aldrey Zago Menezes.

O Grupo será presidido pelo Delegado de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, Emerson Wendt, assessorado pelo Delegado de Polícia do Estado do Pará, Claudio Galeno, e composto por Delegados de Polícia representantes de cada Polícia Civil do estado e do Distrito Federal, indicados pelo respectivo dirigente máximo.

Também foram aprovadas as Resoluções 13/2018, que institui a contribuição mensal para os Chefes de Polícia a partir de dezembro deste ano, e a Resolução 15/2018, que institui o título de “Colaborador Emérito do CONCPC”, sendo entregue um certificado anual a partir do próximo ano, valorizando e homenageando Delegados de Polícia que colaboraram para o fortalecimento do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia.

Já a Resolução 16/2018 cria o Comitê Nacional dos Diretores Gerais das Academias de Polícia Civil – CONDAPC, vinculado à estrutura do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia, sendo órgão de assessoramento no planejamento de questões atinentes ao aperfeiçoamento do ensino em Polícia Judiciária. A aprovação ocorreu após a apresentação da Diretora da Academia de Polícia do Rio Grande do Sul, Delegada Elisangela Melo Reghelin.

A última Resolução do dia foi a de número 18/2018, a qual visa fortalecer a unidade nacional e a padronização de procedimentos Polícias Civil, através da criação do Comitê dos Corregedores-Gerais das Corregedorias de Polícia Civil- CONCGPC.

Os conselheiros, ainda no período da tarde, realizaram uma visita técnica à Academia de Polícia de Goiás.

O Presidente do CONCPC, Delegado Emerson Wendt, salientou a importância do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia e agradeceu a equipe da Polícia Civil de Goiânia pela organização do evento. “Estes dois dias em que o CONCPC esteve reunido foram muito produtivos e exitosos, pois 10 Resoluções foram discutidas e aprovadas nesse período. Dentre elas, destaco a aprovação da Resolução 17/2018, que cria o Fórum Brasileiro de Investigação Criminal e Gestão de Polícia Judiciária, no qual as Polícias Civis poderão aperfeiçoar a investigação criminal e a gestão de Polícia Judiciária através da troca de conhecimentos e informações por profissionais qualificados”, disse Wendt.

Da Redação

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

você pode gostar