Teresina (PI) — Uma ação coordenada e eficiente da Polícia Civil do Estado do Piauí, por intermédio da 6ª Seccional de Polícia – Divisão 1 (antigo 12º Distrito Policial), resultou no cumprimento de mandado de prisão preventiva contra Márcio Vieira Lima, de 44 anos, conhecido como felipão e gordinho da Brós, natural do município de Timon (MA). A prisão ocorreu na manhã desta quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, reforçando o trabalho investigativo e a resposta firme da instituição contra crimes patrimoniais.

Investigação qualificada e resposta rápida
O mandado judicial decorre de investigações conduzidas pelo 12º DP, com atuação do delegado Walter Cunha, (Censo dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil), que apuraram a prática de furto qualificado mediante arrombamento. Os crimes ocorreram na madrugada de 30 de dezembro de 2025, tendo como alvos um cartório público, localizado na Zona Leste de Teresina e uma clínica de saúde, também situada na mesma região.
Em ambas as ocorrências, houve subtração de valores em dinheiro, seguindo um padrão operacional recorrente, elemento que foi decisivo para o avanço das diligências.
Reiteração criminosa e modus operandi identificado
Além dos fatos que motivaram a prisão preventiva, o investigado é apontado como responsável por furtos em pelo menos outras três lojas comerciais na Zona Leste da capital, com destaque para estabelecimentos localizados na Avenida Elias João Tajra, no Bairro Jockey. As ações apresentaram o mesmo modus operandi, o que fortaleceu o conjunto probatório reunido pela unidade policial.

Veja vídeos das ações criminosas do criminoso
Histórico criminal e risco à ordem pública
Márcio Vieira Lima, conhecido como felipão e gordinho da Brós, responde a diversas ações penais por crimes da mesma natureza, inclusive com prisões anteriores. À época, encontrava-se em liberdade, condição que, segundo as investigações, não inibiu a continuidade delitiva, evidenciando reiteração criminosa e potencial risco à ordem pública — fundamentos que embasaram a decretação da prisão preventiva.
Atuação do 12º DP é referência
A operação reforça o papel estratégico do 12º Distrito Policial, vinculado à 6ª Seccional, no enfrentamento aos crimes contra o patrimônio na Zona Leste de Teresina. O trabalho técnico, pautado em análise de padrões, coleta de provas e integração entre equipes, tem produzido resultados concretos e respostas efetivas à sociedade.
Compromisso permanente com a segurança
A Polícia Civil do Piauí reafirma seu compromisso com o combate à criminalidade, atuando de forma contínua para reduzir a reincidência, proteger o patrimônio e garantir mais segurança à população piauiense.
A Polícia Civil do Piauí segue firme no combate à criminalidade, garantindo mais segurança para a população!
- Denuncie anonimamente: (86) 99473-1757
DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados